ALTO-PARANAIBA-Luís Eduardo Falcão "Quero poder resgatar o amor dos patenses pela nossa cidade"


"Quero poder resgatar o amor dos patenses pela nossa cidade", esse é um dos desejos que Luís Eduardo Falcão (Podemos) quer ter realizado ao fim do mandato de prefeito de Patos de Minas, em 2024.

Em uma série de reportagens com os eleitos das principais cidades da região do Triângulo e Alto Paranaíba, o G1 mostra quais são as expectativas dos chefes dos executivos para os próximos quatro anos. Confira.

De empresário a prefeito

Natural de Goiânia (GO), Luís Eduardo Falcão tem 36 anos, é casado, tem dois filhos e ensino superior completo. Antes das eleições, declarou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um patrimônio de pouco mais de R$ 800 mil.


Falcão conquistou a Prefeitura de Patos de Minas no dia 15 de novembro com 52,74% dos votos válidos. Afirmou que antes da eleição nunca trabalhou com política. No entanto já liderou entidades de classe e projetos de representação de minorias.


Planos para os 100 primeiros dias

Para os 100 primeiros dias de governo Falcão diz que vai defender a promoção de mais investimentosna população e menos na máquina pública. Uma das ações será iniciar nesses primeiros meses uma reforma administrativa com objetivo de desburocratizar alguns processos.

"Sabemos que a população espera esses primeiros três meses para avaliar a gestão do prefeito. Esse é o tempo que vamos ter para mostrar que teremos alterações na estrutura da Prefeitura. Vamos reduzir despesas desnecessárias e além disso, trabalhar essa reforma administrativa, visando tornar o serviço público mais eficiente e menos burocrático. A Prefeitura precisa de uma reforma pensando na modernidade e pensando em desburocratizar muitos processos", avaliou.

Saúde e pandemia

Como medida de enfrentamento à Covid-19ele garantiu rever semanalmente os dados referentes à doença, que neste momento vive um período de aumento de casos.

"Esse é o foco principal nesse início de gestão. Já ocupo o cargo preocupado principalmente com saúde pública. Temos as instalações para atender pessoas que vierem a precisar dessa vaga e já estamos desenvolvendo um trabalho preparativo, caso haja uma piora, mas confinado muito que vamos ter uma melhora. Vamos fazer nossa parte e aproveito para fazer um apelo para tomarmos cuidado consigo e com o próximo", disse.

O prefeito afirmou que um dos desejo da cidade é ter um Hospital Municipal em Patos de Minas e que o atual Hospital de Campanha por ser transformado em um após o fim da pandemia.


"O recurso que sustenta hoje esse hospital é específico para o combate à Covid-19, por isso, precisamos encontrar alternativas no ponto de vista financeiro para mantê-lo e quem sabe transformar essa unidade em um hospital municipal. É uma das opções, já que o Centro Universitário de Patos de Minas, detentora do imóvel, aceita ceder o espaço para implantarmos o hospital", disse Falcão que ainda ressaltou que a Prefeitura precisaria arcar com os custos do local.

"Não posso ser irresponsável de falar que vai dar certo, mas nós vamos trabalhar muito para estudar as possibilidades de criação e um Hospital Municipal do nosso governo", completou.

Obras e Infraestrutura

Sobre as obras e infraestrutura, Falcão afirma que no município há uma urgência a ser sanada em relação às estradas rurais. Patos de Minas é um município cuja economia gira em torno do agronegócio e portanto, a produção precisa escoar das áreas rurais. Nesse sentido, ele afirmou que as estradas precisam ter qualidade e ele vai buscar resolver essa demanda ao logo de sua gestão.


"Precisamos dar qualidade de tráfego para o produtor rural e valorizar esse produtor. Vamos melhorar as estradas rurais, que são indispensáveis para o tráfego da comunidade, além de garantir melhores meio de escoamento e acesso da produção rural. Vamos também agilizar a concessão de licenças ambientais aos produtores rurais, além de criar e divulgar programas de profissionalização e capacitação dos agricultores e fomentar e incentivar a produção de bens exportáveis", explicou.

O escoamento de água pluvial na área urbana também será um dos projetos trabalhados. O município sofre com as fortes chuvas, pois o Córrego do Monjolo constantemente transborda, segundo o prefeito, e causa muitos estragos em diversos pontos da cidade.


"Vamos trabalhar em projetos para estudar uma forma de solucionar esse problema que atinge vários pontos do município", disse.


Economia

Para Falcão, o avanço da economia em Patos de Minas está diretamente ligado à desburocratização dos processos, principalmente no que diz respeito a novos investimentos. Como uma das medidas para os 100 primeiros dias ele pretende fomentar a economia da cidade atraindo investidores mediante ao apoio do Executivo.


Ninguém vai querer investir em Patos só porque é uma cidade bonita, ou porque é uma cidade do agronegócio, as pessoas pensam na desburocratização dos processos e é isso que vamos fazer".


Além disso ele afirmou que vai valorizar o empresário e o produtor local.


"Acho que isso é fundamental. Antes de pensar em atrair novos investidores, temos antes de tudo que valorizar os nossos. Na minha gestão quero buscar essa valorização e ao final do meu mandado quero ter conseguido resgatar o amor dos patenses pela nossa cidade. As pessoas que vivem aqui têm orgulho da nossa cidade, mas isso se perdeu há alguns anos. Quero poder mesmo, resgatar o amor por Patos de Minas" finalizou.

Por Anna Lúcia Silva, G1 Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

Luís Eduardo Falcão, prefeito de Patos de Minas  — Foto: Assessoria/Divulgação

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia