ALTO-PARANAIBA-Luís Eduardo Falcão "Quero poder resgatar o amor dos patenses pela nossa cidade"
Em uma série de reportagens com os eleitos das principais cidades da região do Triângulo e Alto Paranaíba, o G1 mostra quais são as expectativas dos chefes dos executivos para os próximos quatro anos. Confira.
De empresário a prefeitoNatural de Goiânia (GO), Luís Eduardo Falcão tem 36 anos, é casado, tem dois filhos e ensino superior completo. Antes das eleições, declarou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um patrimônio de pouco mais de R$ 800 mil.
Falcão conquistou a Prefeitura de Patos de Minas no dia 15 de novembro com 52,74% dos votos válidos. Afirmou que antes da eleição nunca trabalhou com política. No entanto já liderou entidades de classe e projetos de representação de minorias.
Planos para os 100 primeiros dias
Para os 100 primeiros dias de governo Falcão diz que vai defender a promoção de mais investimentosna população e menos na máquina pública. Uma das ações será iniciar nesses primeiros meses uma reforma administrativa com objetivo de desburocratizar alguns processos.
"Sabemos que a população espera esses primeiros três meses para avaliar a gestão do prefeito. Esse é o tempo que vamos ter para mostrar que teremos alterações na estrutura da Prefeitura. Vamos reduzir despesas desnecessárias e além disso, trabalhar essa reforma administrativa, visando tornar o serviço público mais eficiente e menos burocrático. A Prefeitura precisa de uma reforma pensando na modernidade e pensando em desburocratizar muitos processos", avaliou.
Saúde e pandemia
Como medida de enfrentamento à Covid-19ele garantiu rever semanalmente os dados referentes à doença, que neste momento vive um período de aumento de casos.
"Esse é o foco principal nesse início de gestão. Já ocupo o cargo preocupado principalmente com saúde pública. Temos as instalações para atender pessoas que vierem a precisar dessa vaga e já estamos desenvolvendo um trabalho preparativo, caso haja uma piora, mas confinado muito que vamos ter uma melhora. Vamos fazer nossa parte e aproveito para fazer um apelo para tomarmos cuidado consigo e com o próximo", disse.
O prefeito afirmou que um dos desejo da cidade é ter um Hospital Municipal em Patos de Minas e que o atual Hospital de Campanha por ser transformado em um após o fim da pandemia.
"O recurso que sustenta hoje esse hospital é específico para o combate à Covid-19, por isso, precisamos encontrar alternativas no ponto de vista financeiro para mantê-lo e quem sabe transformar essa unidade em um hospital municipal. É uma das opções, já que o Centro Universitário de Patos de Minas, detentora do imóvel, aceita ceder o espaço para implantarmos o hospital", disse Falcão que ainda ressaltou que a Prefeitura precisaria arcar com os custos do local.
"Não posso ser irresponsável de falar que vai dar certo, mas nós vamos trabalhar muito para estudar as possibilidades de criação e um Hospital Municipal do nosso governo", completou.
Obras e Infraestrutura
Sobre as obras e infraestrutura, Falcão afirma que no município há uma urgência a ser sanada em relação às estradas rurais. Patos de Minas é um município cuja economia gira em torno do agronegócio e portanto, a produção precisa escoar das áreas rurais. Nesse sentido, ele afirmou que as estradas precisam ter qualidade e ele vai buscar resolver essa demanda ao logo de sua gestão.
"Precisamos dar qualidade de tráfego para o produtor rural e valorizar esse produtor. Vamos melhorar as estradas rurais, que são indispensáveis para o tráfego da comunidade, além de garantir melhores meio de escoamento e acesso da produção rural. Vamos também agilizar a concessão de licenças ambientais aos produtores rurais, além de criar e divulgar programas de profissionalização e capacitação dos agricultores e fomentar e incentivar a produção de bens exportáveis", explicou.
O escoamento de água pluvial na área urbana também será um dos projetos trabalhados. O município sofre com as fortes chuvas, pois o Córrego do Monjolo constantemente transborda, segundo o prefeito, e causa muitos estragos em diversos pontos da cidade.
"Vamos trabalhar em projetos para estudar uma forma de solucionar esse problema que atinge vários pontos do município", disse.
Economia
Para Falcão, o avanço da economia em Patos de Minas está diretamente ligado à desburocratização dos processos, principalmente no que diz respeito a novos investimentos. Como uma das medidas para os 100 primeiros dias ele pretende fomentar a economia da cidade atraindo investidores mediante ao apoio do Executivo.
Ninguém vai querer investir em Patos só porque é uma cidade bonita, ou porque é uma cidade do agronegócio, as pessoas pensam na desburocratização dos processos e é isso que vamos fazer".
Além disso ele afirmou que vai valorizar o empresário e o produtor local.
"Acho que isso é fundamental. Antes de pensar em atrair novos investidores, temos antes de tudo que valorizar os nossos. Na minha gestão quero buscar essa valorização e ao final do meu mandado quero ter conseguido resgatar o amor dos patenses pela nossa cidade. As pessoas que vivem aqui têm orgulho da nossa cidade, mas isso se perdeu há alguns anos. Quero poder mesmo, resgatar o amor por Patos de Minas" finalizou.
Por Anna Lúcia Silva, G1 Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba
Luís Eduardo Falcão, prefeito de Patos de Minas — Foto: Assessoria/Divulgação
Comentários