Uberlândia tem saldo de mais de 3 mil empregos em 2020

Mesmo com a pandemia, cidade conseguiu retomar o mercado de trabalho; indústria puxou bom desempenho

Foto: Secretaria Municipal de Governo e Comunicação 

O mercado de trabalho de Uberlândia encerrou o ano de 2020 com saldo de 3.053 postos de trabalho. Puxado pela indústria, responsável por mais da metade das vagas geradas, o desempenho consta do balanço do Cadastro Geral e Empregados e Desempregados, divulgado pelo Ministério da Economia nesta quinta-feira (28).

“Nosso trabalho sempre focou o fortalecimento da nossa cidade e de todos que estão aqui. Nos últimos quatro anos, particularmente, enfrentamos muitas adversidades, mas acreditamos que o caminho passa pela recuperação da confiança do investidor, além de fornecer uma maior capacitação à mão de obra da cidade. Os resultados mostram que estamos no caminho certo, trabalhando tanto na infraestrutura da cidade, como em melhorias sociais para nosso povo”, destacou.

Cidade fortalecida

Apesar das dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19, que impactou diretamente em um primeiro semestre difícil para o setor, a cidade conseguiu reverter o cenário, retomando a abertura de postos de trabalho a partir de junho. O saldo se manteve positivo nos meses seguintes e a cidade registrou em dezembro 530 empregos criados, entre 8.235 admissões e 7.705 desligamentos. Para esse mês, Uberlândia ficou em 1º lugar na geração de empregos entre as cidades do interior de Minas.

No balanço final do ano, houve 95.775 contratações e 92.722 demissões. Os dois setores que mais contrataram foram “Indústria” (+1.902) e “Serviços” (+1.030), seguidos por “Agropecuária” (+325) e “Construção” (+170).

Além dos investimentos em qualidade de vida (como obras de mobilidade urbana, educação, saúde, desenvolvimento social) e das mediações realizadas junto aos diversos segmentos da economia, a Prefeitura desenvolve políticas específicas para apoiar pequenas e médias empresas locais, como a consultoria Agente Local de Inovação (ALI) e a plataforma “Mais Negócio” - um recurso que leva capacitação e se tornou uma vitrine virtual gratuita para os empreendedores.

   Indústria no topo     

Alicerçada nos segmentos de transformação, bebidas e alimentos e fabricação de cigarros, a produção industrial uberlandense cresceu 43,52% em 2018 no comparativo com 2017, gerando mais de R$ 9 bilhões na economia, segundo levantamento sobre o Produto Interno Bruto (PIB) divulgado em dezembro do ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com a colaboração, em Minas Gerais, da Fundação João Pinheiro (FJP). Os investimentos anunciados neste período tiveram reflexos nos anos posteriores.

Apoio aos trabalhadores

Desde agosto do ano passado, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação passou a administrar a unidade do Sistema Nacional de Emprego (Sine), em uma ampla estrutura localizada na rua São Francisco de Assis, nº 1.070. Desde então, foi desenvolvido um modelo que aproxima os candidatos das vagas disponíveis na cidade, além de aprimorar a capacitação da comunidade por meio das dezenas de cursos disponíveis nos Centros Profissionalizantes.  


28/01/2021

Daniela Ayres

imprensa@uberlandia.mg.gov.br

Comentários

potagens mais vistas

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Meu Café no Sistema FAEMG

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos