Crescer dói? Especialistas afirmam que crianças podem sentir a “dor do crescimento”

A dor acomete mais crianças com idade entre três e 12 anos


Se o seu filho, com idade entre três e 12 anos, tem reclamado de dores na perna, principalmente na parte de trás, e se este incômodo não está acompanhado de outro sintoma, nem piora quando ele anda, então, seu filho pode estar sentindo a “dor do crescimento”.
 
Por não apresentar uma causa específica, especialistas atribuem esta dor à fadiga muscular, causada pelo excesso de atividade física e brincadeiras ou, ainda, pela má postura da criança ao longo do dia. "A dor do crescimento não está diretamente ligada ao crescimento dos ossos, pois eles crescem devagar, e mesmo na fase que as crianças crescem bastante não deveriam causa dor", explica o ortopedista pediátrico Dr. Celso Eduardo.
Normalmente, a dor do crescimento se apresenta em uma das pernas, na panturrilha ou próxima aos joelhos, podendo, raramente, acontecer nos braços. Além disso, não aumenta ou diminui com o movimento e acontece mais à noite, cessando pela manhã. "Nesses casos, o indicado é que os pais levem tranquilidade ao filho, dizendo que a dor logo vai passar. Pode fazer uma massagem com cremes ou óleo no local para aliviar a tensão ou, ainda, colocar uma compressa com água quente" explica o ortopedista.
 
Apesar de não ser considerada uma doença, Dr. Celso explica que a dor do crescimento pode ser confundida com outras doenças, como a Artrite Idiopática. Por isso, ele ressalta a importância de levar a criança a um ortopedista pediátrico para que tenha o diagnostico correto. "Se a criança começar a mancar demais, a dor ficar mais forte e não acabar durante a madrugada, e se vier acompanhada de inchaço e febre é importante que ele seja avaliado por um especialista", salienta.






Comentários

potagens mais vistas

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado