Paulo Brant recebe o ministro da Cidadania

Projetos e ações para revitalização e desenvolvimento social e econômico de Brumadinho foram discutidos no encontro

O governador em exercício, Paulo Brant, se reuniu com o ministro da Cidadania, Osmar Terra, na tarde desta quinta-feira (11/4) na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Durante o encontro, foram discutidos projetos e ações para a revitalização e desenvolvimento social e econômico da cidade de Brumadinho, na região metropolitana da capital, que foi atingida pelo rompimento da barragem da Vale, em janeiro deste ano.

Brant ressaltou a importância da união de esforços entre governos estadual, federal e municipal em prol do município e de toda a região afetada.

“São necessidades de assistência à população atingida. A gente está tentando criar maneiras de atenuar um pouco o drama daquelas pessoas. E, no segundo momento, criar alternativas, já que a mineração correspondia a 70% da atividade econômica do município. Temos que aproveitar esse evento para relançar  Brumadinho e fazer dessa tragédia lamentável um momento de desenvolvimento do município, de recriação de alternativas econômicas e de apoio às pessoas que foram atingidas. O apoio do ministro e do governo federal é fundamental para a gente fazer um bom trabalho”, afirmou o governador em exercício.

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, irá visitar Brumadinho nesta sexta-feira (12/4) para conhecer de perto a realidade e buscar maneiras de auxiliar a retomada do desenvolvimento local. Ele ressaltou o trabalho realizado pelo Estado em apoio às vítima.

“Viemos aqui para nos articularmos nas ações de Brumadinho. O protagonismo é do Estado de Minas Gerais, viemos para ajudar. Se os governos se unirem, e com a parceria da iniciativa privada também, vamos fazer uma revolução em Brumadinho. Nós vamos mudar os arranjos produtivos locais, viabilizar e incrementar a pequena propriedade rural, vamos ter novas possibilidades de indústrias lá, na área da educação, e principalmente na área do turismo”, afirmou o ministro.

O encontro desta quinta-feira ainda contou com a participação de diversos órgãos do governo federal. Estiveram presentes o secretário especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Lelo Coimbra; o secretário especial da Cultura, José Henrique Pires; o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Regional, Antônio Carlos Futuro; e demais secretários e representantes da União. Pelo Governo de Minas, participaram o secretário de Estado de Governo, Custódio Mattos, a secretária de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, e o coordenador estadual da Defesa Civil, Evandro Borges.

 _______________________________________________________________________
Crédito (foto): Gil Leonardi/Imprensa MG

Comentários

potagens mais vistas

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena