MOSAIC FERTILIZANTES ACIONA PLANOS DE AÇÃO DE EMERGÊNCIA PARA BARRAGENS EM CATALÃO E MINAS GERAIS


Vista aérea da Mosaic localizada em tapira (MG) (Foto: Reprodução/Internet)






















Segundo a empresa, medida foi tomada porque as análises ainda não atestam a estabilidade das estruturas, mas as barragens não apresentam risco iminente de rompimento
     A empresa de fertilizantes Mosaic anunciou ontem, quinta-feira, dia 11, que acionou os Planos de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) em Nível 1 de emergência, para a barragem BR, localizada em Catalão e as barragens BL1 e BR, em Tapira (MG), sem a necessidade de evacuação das áreas.
Em nota, a Mosaic informou que os planos foram acionados porque os resultados obtidos nas análises por meio de estudos geotécnicos não permitiram confirmar a estabilidade das barragens, tendo em vista as novas normas da Agência Nacional de Mineração (ANM), publicadas no mês de fevereiro deste ano (após o rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho/MG).

Ainda na nota, a companhia informou que protocolizou requerimento para a extensão do prazo de apresentação das declarações, com a anuência da ANM. Segundo a Mosaic, o pedido de extensão foi necessário, para que estudos geotécnicos adicionais das empresas especializadas contratadas fossem finalizados, o que deverá ocorrer ainda no mês de abril.

A empresa informou ainda, que essas três barragens não apresentam risco iminente de rompimento e reiterou que vem mantendo um diálogo aberto e constante com as comunidades e regiões onde atua.

Confira a íntegra da nota da Mosaic Fertilizantes enviada à imprensa:

Comunicado Mosaic Fertilizantes

11 de abril de 2019 - A Mosaic Fertilizantes informa que, previamente à data limite de 31 de Março de 2019 para entrega das Declarações de Condição de Estabilidade (DCE) de suas barragens, a empresa, com a anuência técnica da Agência Nacional de Mineração (ANM), protocolou requerimento para a extensão do prazo de apresentação das Declarações para três de suas barragens.

O pedido de extensão desse prazo foi necessário para que estudos geotécnicos adicionais das empresas especializadas contratadas fossem finalizados, o que ocorrerá em abril. Entretanto, até a presente data, os resultados obtidos nas análises não permitiram confirmar a estabilidade das barragens face às novas normas da ANM, publicadas em fevereiro deste ano.

Por este motivo, a empresa acionou os Planos de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) para as barragens BL1 e BR, em Tapira (MG), e BR, em Catalão (GO), no nível 1 de emergência, sem a necessidade de evacuação da Zona de Autossalvamento.

A Mosaic Fertilizantes possui planos de ação estruturados para obtenção de resultados finais e não medirá esforços para obter as DCEs o mais rápido possível. Os trabalhos de investigação geotécnica, análises com consultores externos e ações de remediação continuarão até as barragens atingirem os novos critérios de segurança.

A empresa está comprometida em assegurar a continuidade das entregas a seus clientes e já possui um plano em curso para, durante esse período, alavancar sua posição de produtora global, importando produtos de suas operações dos Estados Unidos e do Peru, caso necessário.

A companhia reafirma que as barragens não apresentam risco iminente de rompimento e reitera seu compromisso com as comunidades e regiões onde atua, mantendo um diálogo aberto e constante.






Comentários

potagens mais vistas

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado