CATALÃO RECEBE HOJE, PALESTRA SOBRE INOVAÇÕES NO MERCADO DA MODA

De abril a junho, oito municípios goianos irão receber o Circuito de palestras sobre inovação e tecnologia na moda promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto de Inovação e Parque Tecnológico Gyntec.
Catalão recebe hoje, palestra sobre o mercado da moda (Imagem: Divulgação)
As cidades que receberão o projeto “Moda e Inovação - Como potencializar suas vendas no atacado” são conhecidas por sua produção e potencial na área de confecção ou por já ser reconhecidas como Arranjos Produtivos Locais (APL) de moda. A série de palestras será aberta hoje, terça-feira, dia 16 de abril, às 19h00, no auditório da ACIC/CDL, localizada na avenida Raulina Fonseca Paschoal, n° 2.273, Centro, em Catalão.


Goiânia, Anápolis, Itapuranga, Itaberaí, Taquaral, Jaraguá e Pontalina receberão o circuito no decorrer nos meses de abril, maio e junho.

Tendo como público-alvo empresários confeccionistas e profissionais do ramo, o circuito tem como objetivo levar informações atualizadas sobre moda e confecção, incentivando o uso de soluções inovadoras que alavanquem o setor no interior do Estado. “Além de abrigar o 2º maior polo atacadista de confecção e distribuição de moda, a Região da 44 em Goiânia, Goiás possui um grande potencial em interior com cidades que são fortes produtoras de moda e confecção”, informa o consultor de moda Leandro Pires. O especialista explica que a capital, como um ponto de distribuição no atacado, fomenta a produção de centenas de industriais de confecção, de pequeno, médio e grande porte, espalhadas em mais de 20 cidades goianas, entre elas Catalão, Pontalina, Taquaral, Jaraguá, Trindade e outros.

O projeto “Moda e Inovação - como potencializar suas vendas no atacado” reunirá especialistas em moda e confecção, que trarão cases de sucesso em inovação e tecnologia nesta área, como por exemplo, o da República da Moda, loja multimarca atacadista que funcionará a partir de agosto no Shopping Estação da Moda, pioneiro da Região da 44 em Goiânia. Com um modelo disruptivo para as vendas no atacado da moda, o conceito da loja foi desenvolvido a partir de um processo de incubação corporativa realizado no Gyntec.

O modelo de negócio terá a tecnologia como uma grande aliada para proporcionar uma experiência de compra prática e confortável. Uma das novidades é que o revendedor não precisará empurrar um carrinho com suas peças escolhidas ou carregar um enorme fardo com roupas; ao invés disso, ele terá à disposição uma loja de 1,6 mil metros quadrados que servirá como um enorme showroom onde os itens estarão expostos e todas informações sobre numeração disponível, cores, estampas e marca poderão ser coletadas por meio de um QR Code nas peças, cuja a leitura poderá ser feita pelo smartphone do próprio comprador atacadista ou de um tablet operado por consultoras da loja.

Confeccionistas

Segundo Paolo Petrelli, sócio proprietário do PontoGET Inovação que prestou mentoria para o projeto da República da Moda, a ideia é facilitar tudo para a outra ponta desse mercado, os confeccionistas. “A meta é que essa loja âncora dentro do Estação da Moda, torne-se um canal de vendas dos confeccionistas parceiros, que terão controle em tempo real do seu estoque, das vendas e recebíveis por meio de um aplicativo. Eles não precisarão gastar energia para a gestão da venda, ações de marketing, atendimento e irão focar na criação e produção, que é o que eles dominam”, explica Petrelli.

Para o especialista em inovação a tendência do mercado da moda é a extinção gradativa de modelos tradicionais de lojas, como por exemplo estabelecimentos com vários vendedores disputando os clientes. “No circuito pretendemos trazer nas palestras soluções e propostas de estratégias de venda que são tendência no mercado mundial, como a que iremos adotar na República da Moda, em Goiânia”, lembra. Uma dessas tendências citadas por Petrelli é o conceito de marketplace online, um espaço virtual onde se comercializa produtos de vários fabricantes e fornecedores, e essa relação de compra e venda é totalmente intermediada pela tecnologia”, explica.

Catalão

Localizado no sudoeste goiano, Catalão é um dos municípios goianos que se destaca pela “produção no segmento de moda íntima, underwear e homewear”. Com mais de 106 mil habitantes, a cidade é destaque em número de confecções formais e informais e com produção de mais de 100 mil peças por mês. Desde 2016 o Sebrae de Catalão faz um trabalho mais intenso com os empresários do ramo da moda na cidade. Segundo a Analista Sany Rosa da Silva, além de prestar consultoria às empresas, tem-se trabalhado bastante em uma mudança de mentalidade dos confeccionistas da região. “Dizemos aos empresários daqui que eles têm potencial e que devem acreditar no seu trabalho”, destaca a analista. Ela diz que espera que o circuito de palestras amplie os horizontes dos empreendedores de moda na cidade.

Programação

O circuito conta com quatro palestrantes que vão tratar de assuntos como inovação e atacado disruptivo, avanço da tecnologia nas redes sociais e inovação e sustentabilidade. As inscrições para o workshop são gratuitas e estão abertas no site Sympla e deve ser feita com antecedência. Confira a programação prevista para Catalão:

19h00 – Café de boas vindas;

19h20 – Abertura oficial;

19h30 – O que é inovação disruptiva, com Paolo Petrelli;

19h45 – Atacado disruptivo com, Peterson Demes;

20h00 – O avanço da tecnologia nas redes sociais, com Thiago Duarte;

20h15 – Inovar com sustentabilidade, com Camila Storti;

20h30 – Bate-papo com convidados;

21h00 – Encerramento.

Link para inscrição: Inscrição Palestra Catalão

Texto: Assessoria de Comunicação

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