Equipe Paralímpica do Praia é campeã do Circuito Regional Centro-Leste
A Equipe Paralímpica de Natação do Praia sagrou-se campeã do Circuito Brasil Loterias Caixa - Fase Regional Centro/Leste, evento realizado no Complexo de Piscinas Semiaquecidas do Clube, nos dias 30 e 31 de março. Ao todo, o grupo comandado pelo técnico Alexandre Vieira conquistou 42 medalhas, sendo 33 de ouro e 09 de bronze, além da quebra de três recordes brasileiros da praiana Pamella Andrade.
O Circuito Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e é considerado o mais importante evento paralímpico nacional nas modalidades atletismo, halterofilismo e natação. O torneio realizado no fim de semana contou com a participação de 122 nadadores, de 19 clubes do país. Pisaram em solo praiano esportistas do Distrito Federal, Acre, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins.
Nadando em casa e diante da torcida, os paratletas praianos conquistaram mais um título de forma honrosa. “Mesmo competindo com menos da metade dos atletas da equipe, levamos o título de campeões da etapa. Grande parte dos praianos já têm acesso direto à fase nacional e, por esse motivo, participaram da competição apenas para efeito de ranking”, explicou o técnico Alexandre Vieira.
Os destaques da equipe preta-e-amarela foram os recém-ingressados Gabriel Oliveira e Pamella Andrade. A praiana conquistou nove medalhas douradas e três recordes brasileiros em sua categoria S7 Feminino: na prova de 50m Livre, marcou 36”98 no cronômetro; na de 100m Livre, assinalou 1’20’’21 no relógio; por fim, finalizou a prova de 200m Medley em 3’16’’87. Já o colega de equipe conquistou oito medalhas de ouro. Os dois tiveram 100% de aproveitamento no torneio.
Além do título por equipe, foram conquistados pelo Praia o prêmio de melhor atleta feminina para Ana Paula Fernandes, o melhor índice técnico feminino (com mais proximidade do recorde mundial) para a atleta Pamella Andrade e o 2º melhor treinador da competição para o técnico Alexandre Vieira.
Alexandre parabenizou a conquista do grupo e se diz muito satisfeito com o momento atual dos nadadores. “Estamos em um período de treino muito pesado visando o Open Internacional, que acontecerá no final de abril, e também a Etapa Nacional, que acontecerá no início de maio. As duas competições são seletivas para os Jogos Parapan Americanos Lima 2019 e o Campeonato Mundial da Malásia. Os resultados do fim de semana foram surpreendentes e serviram como uma ótima maneira de avaliar nossos atletas e administrar os ajustes necessários para essas competições que virão”, avaliou.
Este foi o terceiro estágio do Circuito 2019, cuja abertura aconteceu em São Paulo, nos dias 23 e 24 de fevereiro. A segunda fase ocorreu em João Pessoa, Paraíba, de 14 a 17 de março. Haverá ainda a fase regional Rio-Sul, em Curitiba (PR), de 12 a 14 de abril.
--
Tulio Calegari - Analista de Comunicação & Marketing
(34) 3256 3171 / (34) 9 9909 4075
Comentários