Reprodução humana é alternativa segura para portadores de HIV

Quando a mulher ou homem forem portadores do vírus HIV, através de um tratamento adequado, eles serão capazes de ter filhos sem transmitir a doença.


Pessoas portadoras do vírus HIV podem agora ter uma gravidez de sucesso. Segundo estudos, a mulher que for soropositiva pode ficar grávida por meio de Reprodução Assistida (fertilização in vitro ou inseminação artificial). Durante a gestação, para evitar a transmissão vertical (que acontece da mãe soropositiva para o bebê), a mulher deverá continuar com o tratamento para que o bebê não seja contaminado por via placentária. Com o acompanhamento correto de um profissional, a mãe poderá dar a luz a uma criança saudável sem nenhum vestígio da doença. Para os homens, a opção mais indicada é a lavagem do sêmen, um método que pode descontaminar os espermatozoides, e possibilita que mulheres soronegativas tenham filhos de homens soropositivos, sem o vírus.


Para esta finalidade é indicada uma técnica conhecida como ICSI (Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoide). O método consiste em injetar o espermatozoide diretamente dentro do óvulo, em um procedimento feito em laboratório, por isso é um tratamento que ocorre com a Fertilização In Vitro. Após a purificação do sêmen, parte será examinada para verificar se o vírus foi realmente eliminado. Com a constatação de que o vírus foi eliminado e os espermatozoides de boa qualidade, será possível fazer uma inseminação artificial homóloga, com o sêmen congelado. “Caso a qualidade do espermatozoide não seja adequada, será possível utilizar a técnica ICSI, em que o risco de transmissão do vírus é praticamente nulo”, comenta Silvio Marques Pessoa, Médico Hematologista e Patologista Clínico, e Embriologista na Fecunda Reprodução Humana.

O especialista ressalta que, tanto o homem quanto a mulher soropositivos, que queiram se submeter a um tratamento de Reprodução Assistida, devem estar em dia com a administração dos antirretrovirais, ter os níveis de carga virais indetectáveis e ainda um acompanhamento médico responsável e rigoroso.



Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Meu Café no Sistema FAEMG

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado