Reprodução humana é alternativa segura para portadores de HIV

Quando a mulher ou homem forem portadores do vírus HIV, através de um tratamento adequado, eles serão capazes de ter filhos sem transmitir a doença.


Pessoas portadoras do vírus HIV podem agora ter uma gravidez de sucesso. Segundo estudos, a mulher que for soropositiva pode ficar grávida por meio de Reprodução Assistida (fertilização in vitro ou inseminação artificial). Durante a gestação, para evitar a transmissão vertical (que acontece da mãe soropositiva para o bebê), a mulher deverá continuar com o tratamento para que o bebê não seja contaminado por via placentária. Com o acompanhamento correto de um profissional, a mãe poderá dar a luz a uma criança saudável sem nenhum vestígio da doença. Para os homens, a opção mais indicada é a lavagem do sêmen, um método que pode descontaminar os espermatozoides, e possibilita que mulheres soronegativas tenham filhos de homens soropositivos, sem o vírus.


Para esta finalidade é indicada uma técnica conhecida como ICSI (Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoide). O método consiste em injetar o espermatozoide diretamente dentro do óvulo, em um procedimento feito em laboratório, por isso é um tratamento que ocorre com a Fertilização In Vitro. Após a purificação do sêmen, parte será examinada para verificar se o vírus foi realmente eliminado. Com a constatação de que o vírus foi eliminado e os espermatozoides de boa qualidade, será possível fazer uma inseminação artificial homóloga, com o sêmen congelado. “Caso a qualidade do espermatozoide não seja adequada, será possível utilizar a técnica ICSI, em que o risco de transmissão do vírus é praticamente nulo”, comenta Silvio Marques Pessoa, Médico Hematologista e Patologista Clínico, e Embriologista na Fecunda Reprodução Humana.

O especialista ressalta que, tanto o homem quanto a mulher soropositivos, que queiram se submeter a um tratamento de Reprodução Assistida, devem estar em dia com a administração dos antirretrovirais, ter os níveis de carga virais indetectáveis e ainda um acompanhamento médico responsável e rigoroso.



Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos