Tratamento de hérnia de disco, sem cirurgia,tem 87% de sucesso

Método desenvolvido no Brasil tem profissionais habilitados em Uberlândia
A hérnia de disco é uma doença que acomete mais de 5 milhões de brasileiros. Um estudo publicado na Revista da Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos mostrou que em 90% dos casos não é necessário realizar cirurgia na coluna, podendo tratar com procedimentos não-invasivos. No Ceará foi desenvolvido um método que alcançou êxito no tratamento de quase 7 mil pacientes e hoje está presente em 21 estados no país.


A patologia consiste no rompimento de estruturas internas na coluna vertebral, causando atrito entre as partes. Resultado disso são dores na lombar ou na coluna cervical, associada à irradiação para membros inferiores ou superiores respectivamente, diminuição de força muscular e formigamento.

Fisioterapeuta Renato Pupin
Há alguns anos o procedimento cirúrgico era o mais executado para o tratamento da hérnia de disco. Uma pesquisa recente pode comprovar que em apenas 10% dos casos esse método é indicado. “Qualquer tratamento deve-se levar em consideração as manifestações clínicas do paciente. Em todo caso, os métodos conservadores antes de uma intervenção cirúrgica é o mais indicado, pois já foi comprovado sua eficiência, além de evitar possíveis complicações no caso clínico decorrentes de um insucesso cirúrgico”, afirma o fisioterapeuta do ITC Vertebral, Renato Pupin.

O fisioterapeuta cearense Helder Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna e fundador do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC) desenvolveu a Reconstrução Músculo-Articular da Coluna Vertebral, conhecido como RMA. É um programa fisioterapêutico que utiliza técnicas de fisioterapia manual, mesa de tração eletrônica, mesa de descompressão dinâmica, estabilização vertebral e exercícios de musculação.

O RMA tem o objetivo de promover o alivio da dor, devolver a mobilidade articular e o fortalecimento da musculatura estabilizadora. No Brasil esta técnica é oferecida em mais de 50 clínicas. México, Inglaterra, Holanda, Argentina, Chile e Venezuela recentemente solicitaram ao Instituto palestras e cursos sobre este protocolo e estão em vias de instalar unidades do ITC Vertebral, assim como Portugal, que já inaugurou a sua primeira unidade.

O que chama a atenção dos fisioterapeutas é o aumento no número de queixas dos adolescentes com dores nas costas, o que há alguns anos, esses sintomas eram mais presentes em pessoas com idade acima de 45. Entre os fatores ocupacionais associados a um risco aumentado de dor lombar estão o trabalho físico pesado, postura de trabalho estática, inclinar e girar o tronco frequentemente, levantar de forma incorreta, empurrar ou puxar objetos, entre outros.



Lauriane Martins – (34) 9630-4008 / redacao@kompletacomunicacao.com.br

Kompleta Comunicação - (34) 3086-6161

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva