SMEEL realiza Fórum do Plano Decenal Municipal de Educação


ITUIUTABA – A equipe da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer – SMEEL, realizou no dia 14 de dezembro, na sede da Câmara Municipal de Vereadores de Ituiutaba, o 1º Fórum Municipal de Monitoramento e Avaliação do Plano Decenal Municipal de Educação – PDME.


O evento, que foi aberto a toda comunidade tijucana, foi realizado como previsão legal, para que os seus membros permanentes pudessem ter a oportunidade de discutir, decidir e encaminhar os trabalhos do Fórum.


 Na oportunidade, a secretária municipal de Educação, Esporte e Lazer de Ituiutaba, Lázara Maria Moraes, lembrou que este é mais um importante passo para a melhoria na qualidade da educação oferecida pelas redes Municipal, Estadual e particular de ensino.

“Nós estamos todos aqui reunidos para que as ações do PDME sejam apresentadas à comunidade, para que possamos ter uma Educação com ainda mais qualidade, englobando todas as redes de ensino de Ituiutaba”, disse a secretária.

Durante o evento, as responsáveis pela execução do PDME, Maria Teresa Baciotti e Abgail de Paula, fizeram a explanação de como foi todo o processo de organização do Plano, bem como explicaram como foi realizado o trabalho dos componentes das subcomissões e comissões durante a realização das assembleias e reuniões para a elaboração do PDME.

Participaram também do evento profissionais de diversos segmentos educacionais, entre eles, a diretora da Superintendência Regional de Ensino de Ituiutaba, Maria José da Silva Paula, a subsecretária de Educação da SMEEL, Maria de Faria Freitas, a coordenadora do CEMAP, Lucimar Silva de Andrade e outros.

O Plano Decenal Municipal de Educação, sancionado em 17 de julho de 2015, avaliará a atuação quanto a:I - erradicação do analfabetismo; II - universalização do atendimento escolar; III - superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação; IV - melhoria da qualidade da educação; V - formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade; VI - promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do País; VII - estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do Produto Interno Bruto - PIB, que assegure atendimento as necessidades de expansão, com padrão de qualidade e equidade; IX - valorização dos profissionais da educação; X - promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.

O PMDE de Ituiutaba está disponível para conhecimento e acompanhamento público no site www.pne.mec.gov.br, em situação dos planos de educação.

Para acessar as leis dos planos de educação clique no estado, ao abrir a janela, clique em PEE para o estado, ou identifique o município de interesse, para baixar.



Jânio Cláudio da Cunha
Assessoria de Comunicação – 19/12/2016
Prefeitura de Ituiutaba
(34) 3271-8121
www.ituiutaba.mg.gov.br

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas