Ecomondo: Feira apresenta soluções para o aproveitamento de resíduos

 Comitiva de lideranças patenses voltou admirada com o que viram
 O presidente do Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil), José Carlos Borges dos Reis; a presidente do Sindivest (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário), Teresinha Martins e a coordenadora executiva do Sinduscon, Sindivest e Sindimetal (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico), Michele Donato tiveram o privilégio de participar da Feira Internacional Ecomondo, na Itália. Todos ficaram encantados com as soluções e as tecnologias que puderam conhecer para o processamento e reciclagem dos mais variados tipos de resíduos, durante a Feira e também, em visitas técnicas.



Segundo José Carlos, pode-se constatar a diferença cultural entre a população europeia e a brasileira. “A diferença está na conscientização da comunidade para a importância da coleta seletiva de lixo. O Aterro Sanitário que pudemos visitar é resultado de uma PPP – Parceria Público-Privada que dá certo. Além de uma quantidade pequena de lixo ser direcionada para o aterro, a empresa responsável consegue gerar energia para 6 mil pessoas, a partir do gás produzido no próprio aterro”, comentou.


Esse fato chamou também, a atenção da Teresinha. Ela observou que o apoio do governo, aliado ao incentivo às iniciativas privadas, traz grande benefício, não só para a comunidade pela economia gerada em energia, mas principalmente, pelo respeito ao meio ambiente. “A maior parte do lixo é reaproveitado em soluções muito interessantes. Vejo que existe um grande mercado a ser explorado no Brasil, pela destinação correta e melhor aproveitamento do que é descartado nas indústrias e em nossas casas, principalmente”, destacou.

Os dois presidentes foram unânimes em perceber que a destinação dos resíduos nas indústrias, seja da construção civil, do vestuário ou de qualquer outro segmento é um processo que precisa ser implementado de maneira mais eficaz. “Atualmente, parte dos resíduos da construção civil é encaminhada para uma empresa que faz o reaproveitamento, mas ainda há muito o que se fazer”, disse José Carlos.

Já no setor de vestuário, Teresinha observou que teve a oportunidade de verificar formas de aproveitamento de peças de algodão como fertilizantes. “O Brasil tem muitas destas tecnologias à disposição, no entanto, é preciso haver uma mudança de comportamento e incentivos para os investimentos”, acrescentou.

A Ecomondo é um dos principais eventos mundiais, onde foram apresentadas tecnologias avançadas e sustentáveis para o processamento e reciclagem de todos os tipos de resíduos; tratamento e recuperação de água, águas residuais e sítios marinhos poluídos; uso eficiente e transformação de materiais brutos e processados e a promoção de matérias-primas renováveis.



Mariângela Nogueira | Analista de Comunicação
FIEMG Regional Alto Paranaíba
Sistema FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais
Tel.: (34) 3823-3999
regional-ap@fiemg.com.br l www.fiemg.com.br

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas