Senar Patos de Minas capacita mais de 14 mil produtores rurais em 2016


A preocupação é comum entre produtores rurais em todo o país. O que sempre se fez no campo, parece não ser mais suficiente para garantir a sobrevivência das famílias. A verdade é que os avanços não param. O consumidor está cada vez mais exigente e o produtor rural, além de enfrentar inúmeras dificuldades, como as mudanças drásticas no clima, precisa aumentar a produção e a qualidade do que produz. Mas se tudo evolui, é natural que o produtor rural também precise se atualizar. Não há segredo. É preciso investir em tecnologia e qualificação de mão de obra. Investir, nesse caso, não está ligado diretamente a ter gastos.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) atua de forma gratuita para melhorar a qualidade de vida no campo. Em Minas Gerais, existe há 23 anos e oferece, aproximadamente, 300 tipos de eventos, são cursos, treinamentos, seminários, palestras, e programas especiais. Cerca de 140 mil pessoas são atendidas anualmente no estado. Para chegar até às propriedades e comunidades rurais mais distantes, o Senar Minas atua através de dez escritórios regionais.

O escritório de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, abrange 56 cidades nas regiões mineiras, do Alto Paranaíba, Alto São Francisco e Noroeste de Minas. Neste ano, ofereceu 1.147 ações/atividades a mais 14 mil pessoas ligadas a atividades rurais. Nosso trabalho tem como principal foco o atendimento às necessidades do Mercado de Trabalho Rural através da Formação Profissional Rural, as demandas mais atendidas foram direcionadas a treinamentos para Operação e Manutenção de Máquinas, Tecnologias de Aplicação de Agrotóxicos, e Segurança no Trabalho (NR31). O outro foco é Promoção Social, sendo as atividades mais demandadas no ano 2016, na área da Saúde, com cursos como Saúde Bucal e Prevenção de Acidentes, depois na área do Artesanato, com cursos de Pintura em Tecidos e Confecção de Vestuário Feminino e na sequência os cursos da área de Alimentação.

O trabalho do Senar Minas está disponível no estado de Minas Gerais através de parcerias com Entidades Cooperadas que tenham atuação junto ao setor rural. Na região de atendimento do escritório regional de Patos de Minas são 32 entidades cooperadas, destacando-se aí os Sindicatos de Produtores Rurais, Cooperativas, Agências de Desenvolvimento e Centrais de Associação Rural.

Neste momento gostaria de destacar o trabalho de nossos parceiros, o empenho dos dirigentes e mobilizadores de nossas entidades parceiras, bem como, dos nossos instrutores, parabenizando-os pela excelência no trabalho. “O esforço de todos tem produzido excelentes resultados”, destaca o gerente regional, Sérgio de Carvalho Coelho.

Interessados em conhecer os cursos oferecidos pelo Senar podem procurar o Sindicato Rural ou Entidade Cooperada do Senar mais próximos, ou ainda a sede Regional do Senar, na Rua José de Santana, 1.306, salas 706/709, no Centro de Patos de Minas (MG). Para mais informações, o telefone de contato é (34) 3821-8366 ou senarpatos@senarminas.org.br.




http://www.faemg.org.br/papeiscarta/senarnova.jpg  
Elcio Fonseca Chaves Júnior
Assessor de Comunicação / Regional de Patos de Minas - ER08
Tel.: 55 34 3821.8366 • Fax: 55 34 3821.8366
imprensa.patos@senarminas.org.br • www.sistemafaemg.org.br
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas