FIEMG e IEL apresentam PCIR Alto Paranaíba no Seminário de Suinocultura

 Programa de Competitividade Industrial Regional sugere ações para setor de carnes

O Sistema FIEMG e o IEL – Instituto Euvaldo Lodi – apresentaram no dia 24 de maio, pela manhã, o PCIR – Programa de Competitividade Industrial Regional, durante o Seminário de Suinocultura. O evento foi uma realização da ASTAP – Associação de Suinocultores do Triângulo e Alto Paranaíba e da SUINCO – Cooperativa de Suinocultores e contou com participação de representantes de entidades, produtores rurais, técnicos e industriais do setor.


 A apresentação foi feita pela analista de projetos do IEL, Lívia Ferraz. Ela informou que o PCIR teve início em 2013, com o propósito de identificar os setores dinamizadores do Estado de Minas Gerais. Foi desenvolvido em quatro etapas: Diagnóstico Setorial e Regional; Análise dos Setores Mais Dinâmicos; Elaboração da Estratégia Setorial e Entrega dos Planos Setoriais
.Para a área de abrangência da FIEMG Regional Alto Paranaíba, foram identificados como dinamizadores os segmentos: Adubos e Corretivos Agrícolas, Laticínios, Metalmecânico, Biotecnologia, Sucroenergético, Diamantes, Café, Confecção e Têxtil e Carnes. “Em cada segmento, além de apresentarmos os gargalos que impedem o crescimento econômico nos nossos municípios, o PCIR apresenta ações de curto, médio e longo prazos, bem como as instituições que já têm a missão de realizá-las, dentro do tema proposto”, acrescentou.




Ela destacou que as ações do PCIR foram construídas por meio de um debate articulado entre a indústria, formuladores e geradores de políticas públicas de interesse industrial, centros de pesquisa e tecnologia, demais entidades de apoio à indústria e academia. Ele contém iniciativas setoriais que potencializam as oportunidades identificadas, considerando os quatro temas trabalhados: Mão de Obra e Recursos Humanos; Tecnologia, Inovação e Modernização; Mercado e Produto e Exigências Regulatórias.



Segundo Lívia Ferraz, para cada setor dinamizador apontado no PCIR Alto Paranaíba, existem entre 20 a 30 ações propostas, que vão da capacitação à mão de obra, ao acesso ao crédito, projetos para melhoria de venda, ações nas áreas ambiental e tributária, adequação às NRs (normas regulamentadoras), entre outros. As informações sobre o PCIR podem ser obtidas pelo site: http://pcir.fiemg.com.br/regionais/detalhe/alto-paranaiba.

Mariângela Nogueira | Analista de Comunicação
FIEMG REGIONAL ALTO PARANAÍBA
Rua Dores do Indaiá, 17 - 5º Andar - Centro
CEP 38700-140 - Patos de Minas - MG - Brasil
Tel.: +55 34 3823-3999
regional-ap@fiemg.com.br | www.fiemg.com.br    

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023