FIEMG e IEL apresentam PCIR Alto Paranaíba no Seminário de Suinocultura

 Programa de Competitividade Industrial Regional sugere ações para setor de carnes

O Sistema FIEMG e o IEL – Instituto Euvaldo Lodi – apresentaram no dia 24 de maio, pela manhã, o PCIR – Programa de Competitividade Industrial Regional, durante o Seminário de Suinocultura. O evento foi uma realização da ASTAP – Associação de Suinocultores do Triângulo e Alto Paranaíba e da SUINCO – Cooperativa de Suinocultores e contou com participação de representantes de entidades, produtores rurais, técnicos e industriais do setor.


 A apresentação foi feita pela analista de projetos do IEL, Lívia Ferraz. Ela informou que o PCIR teve início em 2013, com o propósito de identificar os setores dinamizadores do Estado de Minas Gerais. Foi desenvolvido em quatro etapas: Diagnóstico Setorial e Regional; Análise dos Setores Mais Dinâmicos; Elaboração da Estratégia Setorial e Entrega dos Planos Setoriais
.Para a área de abrangência da FIEMG Regional Alto Paranaíba, foram identificados como dinamizadores os segmentos: Adubos e Corretivos Agrícolas, Laticínios, Metalmecânico, Biotecnologia, Sucroenergético, Diamantes, Café, Confecção e Têxtil e Carnes. “Em cada segmento, além de apresentarmos os gargalos que impedem o crescimento econômico nos nossos municípios, o PCIR apresenta ações de curto, médio e longo prazos, bem como as instituições que já têm a missão de realizá-las, dentro do tema proposto”, acrescentou.




Ela destacou que as ações do PCIR foram construídas por meio de um debate articulado entre a indústria, formuladores e geradores de políticas públicas de interesse industrial, centros de pesquisa e tecnologia, demais entidades de apoio à indústria e academia. Ele contém iniciativas setoriais que potencializam as oportunidades identificadas, considerando os quatro temas trabalhados: Mão de Obra e Recursos Humanos; Tecnologia, Inovação e Modernização; Mercado e Produto e Exigências Regulatórias.



Segundo Lívia Ferraz, para cada setor dinamizador apontado no PCIR Alto Paranaíba, existem entre 20 a 30 ações propostas, que vão da capacitação à mão de obra, ao acesso ao crédito, projetos para melhoria de venda, ações nas áreas ambiental e tributária, adequação às NRs (normas regulamentadoras), entre outros. As informações sobre o PCIR podem ser obtidas pelo site: http://pcir.fiemg.com.br/regionais/detalhe/alto-paranaiba.

Mariângela Nogueira | Analista de Comunicação
FIEMG REGIONAL ALTO PARANAÍBA
Rua Dores do Indaiá, 17 - 5º Andar - Centro
CEP 38700-140 - Patos de Minas - MG - Brasil
Tel.: +55 34 3823-3999
regional-ap@fiemg.com.br | www.fiemg.com.br    

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado