Pacto Global que aperfeiçoa as relações na compra e venda de imóveis é assinado

A iniciativa é um avanço histórico e marcante nas relações de consumo entre os consumidores e incorporadores



consejosmonetarios.inf

Com o objetivo de alinhar o entendimento de tribunais e órgãos de defesa do consumidor em âmbito nacional, na última semana, entidades da construção civil e do mercado imobiliário assinaram um acordo com órgãos de defesa do consumidor e do judiciário a fim de estabelecer normas para regular as relações de consumo associadas à compra e venda de imóveis em todo o Brasil.



Segundo o presidente Sinduscon-Tap, Efthymios Panayotes Emmanuel Tsatsakis, a iniciativa visa trazer maior estabilidade jurídica ao mercado imobiliário e equilíbrio econômico aos contratos. “Com esta medida, o número de ações judiciais no setor imobiliário deverá diminuir porque as relações contratuais estarão mais harmônicas e transparentes, reduzindo assim os conflitos entre as partes”, diz.

Para o presidente do TJRJ, Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, o Pacto Global é um avanço histórico e marcante nas relações de consumo entre os consumidores e incorporadores. “Com isso, se pretende buscar soluções para os problemas do setor sem a necessidade de acionar a Justiça. Esse acordo é resultado de vários meses de negociações com entidades representativas de todos os atores envolvidos. Há o empoderamento dos agentes econômicos para que as partes possam conversar e entrar em um consenso”, explicou Luiz.



Segundo o desembargador do TJRJ, Werson Rêgo, que liderou o grupo de trabalho, o acordo trará ganhos para o consumidor, segurança jurídica e equilíbrio econômico ao setor imobiliário. “Estamos propondo hoje, em relação ao passado, um pacto que serve como referência para que as partes em seus processos, autoras e réus, negociem em torno das discordâncias. É um referencial legal com o qual as partes podem decidir as suas divergências com conciliação”, afirmou.



Fonte: CBIC


Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos