Judicialização de políticas públicas e criminalização dos gestores políticos foi tema de palestra no Congresso da AMM‏


A busca pelo diálogo com o Ministério Público, órgãos judiciários e afins, além da constante capacitação dos gestores. Essa foi a conclusão que autoridades chegaram para diminuir os casos de "Judicialização de políticas públicas e criminalização dos gestores políticos". O assunto foi tema de uma palestra do 33° Congresso Mineiro dos Municípios, nesta quarta-feira (4/5), no Expominas, em Belo Horizonte.


O deputado estadual Arnaldo Silva (PR), um dos palestrantes, disse que a judicialização das políticas municipais está se transformando em algo recorrente em nosso país. “Infelizmente, nos dias de hoje, a boa-fé se comprova e a má-fé se presume. Muitos políticos honestos estão desistindo de concorrer a um cargo eletivo por causa da judicialização da gestão”, afirmou Arnaldo.

RESPONSABILIDADE -


A criminalização dos gestores políticos também foi outro assunto muito debatido. Pelos prefeitos serem os ordenadores de despesa, eles são responsabilizados por qualquer erro na administração pública do município, mesmo se o ato foi cometido por terceiros. Isso pode trazer consequências para o gestor, como a sua inelegilibilidade.

Para esses casos, o deputado Arnaldo Silva defende a individualização de conduta para que ela seja aplicada na responsabilidade administrativa do sujeito que tenha colaborado efetivamente em um ato administrativo público. Ou seja, se um servidor, capacitado para o cargo, comete um erro no cumprimento de suas funções, ele deve ser responsabilizado pelo fato, e não somente o prefeito. Arnaldo deixa claro que a proposta não exime de culpabilidade os gestores, mas que os casos devem ser analisados e os princípios e garantias respeitados.



PRESENÇAS – 

Também participaram do evento o presidente da Associação Mineira de Municípios, Antônio Júlio; o procurador de Justiça Jarbas Soares Júnior; o Subchefe de Assuntos Federativos do Governo Federal, Gilmar Dominicci; o presidente da Associação Brasileira de Municípios, Eduardo Tadeu; e o presidente da Federação Goiana de Municípios, Divino Alexandre.






Texto e foto: Janaina Massote - Assessora de Comunicação do dep. Arnaldo Silva (PR)

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022