Dados confirmam mais uma vez Uberlândia fora da epidemia de dengue


A Prefeitura de Uberlândia incrementou desde outubro de 2015 as ações de conscientização e mobilização social no combate ao mosquito Aesdes aegypti e as medidas mostram resultado positivo no período do ano em que várias cidades brasileiras vivem índices alarmantes da doença de dengue. Uberlândia se mantém fora da epidemia em 2016.  
O último boletim epidemiológico mostra que até a Semana Epidemiológica 19 (de 08 a 14/05) foram registrados 6.520 casos prováveis de dengue, com uma incidência de 157,8 casos de dengue por 100 mil habitantes, o que é considerado incidência média. Para ser considerada uma epidemia, é preciso que a incidência seja de 300 casos por 100 mil habitantes.

Essa vitória se deve às atividades contínuas de conscientização e prevenção contra o vírus da dengue, chikungunya e zika, como o Dia “A” em março, que foi uma iniciativa conjunta das secretarias de Saúde e de Educação de trabalhar a partir das escolas para melhor entendimento e engajamento dos alunos na campanha, e que ainda está colhendo frutos. Em algumas escolas municipais ainda há gincana com os alunos assumindo o papel de agentes de saúde mirins.


Passeata no Morada Nova

Para combater o mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e da zika é preciso o comprometimento de toda a população, desde crianças até idosos. Na Escola Municipal Freitas Azevedo, no bairro Morada Nova, duas alunas, reconhecendo a importância da mobilização de todos, organizaram uma ação de conscientização dos moradores.
Com uma parceria com a Secretaria de Educação, por meio do CEMEPE – Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz, e da Secretaria de Saúde, por meio do Programa de Saúde Escolar e do Centro de Controle de Zoonoses, a Marcha contra o Aedes aegypti virou realidade nesta quarta-feira (25). Cerca de 80 alunos do 8º e 9º participaram.
Danyelle Cristina Rosa da Silva, do 8º ano, explicou sua motivação para os colegas da escola: “Se não tivermos a atitude para combater essa situação, não vamos conseguir acabar com a dengue. Por isso tive a idéia de marcharmos pelo bairro para conscientizar as pessoas contra o mosquito”. Pâmela Barbosa Rodrigues, do 9º ano, emendou o coro “Sabemos que o mosquito se reproduz em água parada. Precisamos que todos ajudem a combater o mosquito e não deixar a água para ele nascer”.
A supervisora da Escola Municipal Freitas Azevedo, Silvana Gonçalves de Lima, responsável pelo evento na escola e a marcha, não fez questão nenhuma de esconder o orgulho das alunas. “No dia que tivemos a mobilização do Dia A em todas as escolas, elas se sentiram tocadas para essa preocupação, para o perigo que é a dengue e nos procuraram”, conta.
A passeata com os alunos seguiu pela Avenida Aldo Borges Leão, após atividades na escola, em que agentes de controle de zoonoses demonstraram a evolução do ovo do mosquito até a fase adulta. Os sintomas das doenças também foram explicados, além dos trabalhos de controle biológico, em que predadores naturais são utilizados quando o depósito de água não pode receber o larvicida.
O coordenador do Programa Municipal de Controle da Dengue, Amaral Alves de Souza, e mais 15 agentes de controle de zoonoses, ofereceram suporte nas atividades, com distribuição de panfletos educativos e orientações em caso de dúvidas. Amaral reforçou o pedido para que os alunos continuem difundindo os cuidados contra o mosquito: “Vocês são multiplicadores do nosso trabalho. Falem com os pais e mães de vocês, olhem em volta das suas casas, vocês nos ajudam a cuidar da família e dos vizinhos”.


Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos