SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LANÇA MAIS DOIS NOVOS MICROPOLOS TECNOLÓGICOS EM UBERLÂNDIA


CLAUDIO FERNANDES -SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
E TURISMO DE UBERLÂNDIA MG
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura de Uberlândia habilitou mais dois novos Micropolos de Tecnologia e Serviços na cidade. As novas estruturas são o Uberlândia Shopping e a Algar Tech. As áreas habilitadas como Micropolos Tecnológicos são destinadas para empresas e startups que atuam com tecnologia e inovação, que produzam serviços de ponta, em um espaço contínuo mínimo de 15 mil m2 com infraestrutura de energia contingenciada e geração alternativa, data center de primeiro nível, internet ultra rápida e incentivo à inovação, dentre outros. 

Serão oferecidos incentivos fiscais às áreas homologadas como redução da alíquota de 5% para 2% do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), isenção do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) no caso de aquisição de áreas, e isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) por até 10 anos. Como contrapartida para participar do programa, as empresas deverão contratar mão de obra local e comprovar o aumento de emprego gerado no âmbito de atuação, entre outros. Os Micropolos de Tecnologia e Serviços fazem parte do Programa Uberlândia Inovadora, instituído pela Lei Complementar nº 588, regulamentado pelo Decreto nº 15.398, gerido pela Agência Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Uberlândia (AMDES).

De acordo com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Uberlândia, o Ph.D em Administração e Negócios Cláudio de Almeida Fernandes, “o Programa Uberlândia Inovadora é destinado a incentivar à estruturação de  ambientes adequados ao desenvolvimento sustentável da competitividade na oferta dos serviços de tecnologia considerados de alto valor agregado nas áreas certificadas”.
Ainda segundo o Secretário Municipal Cláudio Fernandes, os Micropolos Tecnológicos apresentam diversas vantagens tanto para o poder público, quanto para as empresas incentivadas. “Para o poder público, as principais vantagens são a não necessidade do município de investir elevados volumes de recursos na aquisição ou desapropriação de áreas para abrigar as empresas incentivadas de base tecnológica, aproveitando o potencial privado instalado ora certificado, possibilidade de incremento de receita própria advinda da geração de impostos municipais, e a redução da dependência de repasses de recursos estaduais e federais. Para as empresas, além dos incentivos fiscais recebidos, é a possibilidade de desfrutar de uma área com toda a oferta de estrutura necessária para a geração de serviços ultramodernos em um só lugar, o que cria sinergia empresarial e reforça o potencial competitivo dos empreendimentos”.
Em seu discurso na solenidade de habilitação, o Secretário Cláudio Fernandes disse ainda que “qualquer empresa que queira fornecer infraestrutura de tecnologia pode montar um Micropolo Tecnológico na cidade, dentro da legislação, e que com essas novas áreas habilitadas juntas à existente, Uberlândia conta com três Micropolos”. 
“A estimativa é a atração de novas empresas para se instalar no município, o que ensejará na criação de novos empregos e renda a população, dentro desse programa, que é um dos mais modernos do país, e que transformará Uberlândia no maior Centro de Negócios de Serviços do Brasil muito em breve; e que sua missão a frente da Secretaria é trabalhar para o estabelecimento de um melhor ambiente de negócios” completou Cláudio Fernandes.

A REDAÇÃO

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado