Terminal Umuarama recebe o projeto “Leitura no Ponto”
![]() |
A Prefeitura de Uberlândia levou o “Leitura no Ponto” para o Terminal Umuarama. O novo espaço foi entregue à população nesta quinta-feira (9). Agora, quem passa pelo local tem à disposição diversos livros de literatura para ler enquanto espera o ônibus ou levar para casa. Tudo é gratuito e os leitores podem escolher entre obras de ficção, verídicas, romances, aventuras e outros.
O clássico “Vidas secas”, de Graciliano Ramos, foi à obra escolhida pela supervisora de vendas, Maristela Teixeira. “Estava esperando o ônibus e vim dar uma olhada nas opções. Já li livros deste autor e gostei. Vou ler este e acredito que vai me agradar”, disse.
O Leitura no Ponto foi implantado pela Prefeitura de Uberlândia em setembro de 2014 com a proposta de estimular a leitura. Enquanto os usuários do transporte coletivo aguardam os ônibus nos locais onde tem o projeto, é possível ler ou levar para casa uma obra literária ou revista. Ao término da leitura, os organizadores do projeto pedem que o livro seja devolvido em qualquer estação com as estantes para que mais pessoas possam utilizá-lo. As obras são doadas e o acervo conta com diversos títulos nacionais e estrangeiros.
“Quando lemos conhecemos outros mundos e passamos a entender melhor este onde vivemos. O projeto incentiva a leitura de uma forma democrática e acessível a todos”, disse a secretária de Educação, Gercina Novais.
O Leitura no Ponto está disponível nas estações 1, 3, 5 e 11 do corredor de ônibus da Avenida João Naves de Ávila, além do Terminal Planalto. Para utilizar os livros, o cidadão não precisa se cadastrar, basta pegar o exemplar do seu interesse e usufruir da leitura. As doações para o projeto podem ser feitas por qualquer pessoa em uma das urnas existentes na parte inferior das estantes nas estações. Posteriormente, os livros são identificados e expostos nas estações.
Livro “Família sou fã”
Durante o evento do “Leitura no Ponto”, a Secretaria Municipal de Educação distribuiu exemplares do livro do projeto Família Sou Fã. A obra aborda o conceito de responsabilidade parental com objetivo de aumentar o envolvimento da família na educação escolar. O Família Sou Fã foi idealizado em 2013 e elaborado pelos promotores de Justiça de Defesa dos Direitos das Famílias de Uberlândia juntamente com profissionais da SME. O projeto percorreu escolas de todos os setores da cidade com ciclos de palestras, debates e grupos de discussão com a proposta de ajudar na integração entre as famílias dos estudantes e as unidades escolares. O livro aborda questões como deveres da família e da escola, ressaltando a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos como papel importante no desempenho escolar.
09/06/2016
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883
Comentários