Relações internacionais

Há tempos as relações internacionais do Brasil têm sido “partidarizadas” colocando os interesses da nação muito aquém de nossa real participação no mundo, já tendo sido chamados até de “anão diplomático”.
Algo vai mudar sob o comando de Jose Serra no Ministério das Relações Exteriores. E vai mudar rápido.
Reaproximar-se dos países ricos é uma tendência natural. Porém, o que preocupa, é a visão antiga que se tem da África.  Ao que tudo indica nossa postura vai mudar, radicalmente, em relação ao continente irmão, deixando-se de lado o paternalismo e os interesses político-partidários, e partindo-se para questões práticas de comercio.

A Corrente de Comercio do continente africano atingiu mais de um trilhão de dólares em 2015. A participação brasileira não passou dos 3% (três por cento) desse comercio. Quando se decompõe a pauta de exportação importação Brasil África, percebe-se que mais de dois terços desse comercio é composto por petróleo, grãos, carnes etc., restando menos de um terço (menos de um por cento) para os produtos manufaturados.
Serra encomendou um estudo sobre as 17 embaixadas criadas pelo ex-presidente Lula da Silva, com a finalidade de conhecer a real necessidade dessas “novas” embaixadas em terras africanas. Provavelmente algumas serão extintas e outras incrementadas.
Diversos analistas, consultados sobre "o que vai ocorrer na economia brasileira", foram unânimes em afirmar que além da "sacudida interna" o setor externo também está precisando de uma mudança de rumos e, dentro dessas mudanças, as relações político-econômicas com a África precisam ser urgentemente revistas.
A reorientação com o continente africano, se houver, será para melhor, deixando-se de lado os "apadrinhamentos" ideológicos e partindo-se para uma política mais solida e consistente, onde haja ganho para todos.
Essa nova postura vem bem ao encontro do que os países africanos anseiam nesses novos tempos; não importa se vão chegar em último lugar; o que importa e querem, é que estejam participando de igual para igual nessa corrida pela globalização.

 
Altair Maia   
International Business Consultant   
Blog: www.africanner.com     
Skype.: altair2001    
Phone.: +5561-83408484 - TIM

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva