Região Oeste ganha estação elevatória que atenderá cerca de 18 mil pessoas

A Prefeitura de Uberlândia entregou na manhã desta terça-feira (31) uma obra que beneficiará diretamente cerca de 18 mil pessoas das 2.000 casas do residencial Monte Hebron (Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal), do loteamento São Bento e do bairro Jardim Célia, na zona Oeste. É a estação elevatória que bombeará o esgoto para a Estação de Tratamento de Esgoto Uberabinha.


A obra foi construída pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) e o papel da elevatória é bombear, por meio de motores elétricos, o esgoto gerado até um emissário, e deste para a Estação de Tratamento de Esgoto Uberabinha, onde ele é tratado.

A estação São Bento foi erguida em cinco meses e o valor da obra foi de R$ 1,7 milhão. Ela é composta, além da estação elevatória, de uma rede de recalque de 1.208 metros - que levará o esgoto até o trecho em que a declividade favorece o seu transporte - e um emissário de 2.746 metros, que conduzirá o efluente do Monte Hebron até a elevatória e da rede de recalque para a estação Uberabinha.

O tratamento do esgoto é um dos diferenciais do saneamento de Uberlândia. No Brasil, apenas 39% dos municípios tratam o esgoto doméstico, enquanto que 48,6% têm coleta de efluentes. Os esgotos que correm a céu aberto e poluem os rios são um dos maiores responsáveis por diversas doenças ainda prevalentes no país.

“Atualmente a cidade conta com 38 elevatórias e mais 14 serão entregues até o fim do ano. Uberlândia está em uma posição privilegiada quando o assunto é saneamento do Brasil, já que  contamos com 100% de abastecimento de água e 100% de coleta de esgoto. Isso é qualidade de vida para as pessoas”, destacou o diretor adjunto do Dmae, Alexandre Silva.

Investimentos na região Oeste

A Prefeitura está trabalhando para entregar um complexo de equipamentos na região Oeste, onde está em construção 5.200 casas nos residenciais Monte Hebron e Pequis. São 3,2 mil residências em construção no Pequis, acompanhadas de três Escolas de Educação Infantil (EMEIs), uma escola de ensino fundamental, um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF), uma unidade da rede Crescer, além de um parque linear. Já no Monte Hebron estão sendo construídas 2 mil casas, acompanhadas de duas Emeis, uma escola de ensino fundamental, uma UBSF e um parque linear. As casas que estão em fase adiantada de construção possuem cerca de 40 m², dois quartos, sala, cozinha e um banheiro.

Saneamento

Além da estação elevatória entregue na manhã de hoje (31), também fazem parte das obras de saneamento na região Oeste as obras de abastecimento de água, a construção de um reservatório e adutoras que irão atender, além dos residenciais Pequis e Monte Hebron, o bairro Morada Nova. O reservatório, em fase final já, tem capacidade para armazenar até seis milhões de litros de água. As demais obras de implantação do esgotamento sanitário público também estão em fase adiantada. Ao todo, estão sendo investidos nestas obras R$ 24,6 milhões.


Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva