Estão abertas as inscrições para quem quer ser mesário voluntário


Os eleitores maiores de 18 anos  podem se inscrever para atuar nas Eleições 2016 como mesários voluntários. As inscrições podem ser feitas pelo site do TRE, preenchendo uma ficha, ou no cartório eleitoral em que o eleitor está inscrito. Também o interessado pode se inscrever pelo Disque-Eleitor (148).
 A função do mesário é de extrema importância para o andamento tranquilo das eleições: compete a ele, dentre outras atribuições, zelar pela integridade da urna eletrônica e pela ordem na seção de votação.
Atualmente, a Justiça Eleitoral mineira conta com quase 178 mil mesários voluntários inscritos.  Nas Eleições 2016, estima-se que serão necessários 190 mil mesários em todo o Estado para atuarem perante as mesas receptoras de votos nas 351 zonas eleitorais do Estado. Aqueles que vão trabalhar como mesários serão nomeados entre dois e três meses antes das eleições, mas esse prazo pode variar de acordo com cada cartório eleitoral. Nas semanas anteriores ao pleito, são feitos treinamentos para capacitar os mesários a exercerem a função.



Quem trabalha como mesário tem o direito de se ausentar de seu emprego pelo dobro dos dias trabalhados nas eleições e em que participou de treinamentos da Justiça Eleitoral. Além disso, o exercício da função de mesário pode ser critério de desempate para nomeação por concurso em cargos públicos, caso haja essa previsão no edital. É importante lembrar que, ao se inscrever, o eleitor demonstra para a Justiça Eleitoral que gostaria de exercer a função de mesário, mas não é garantido que será nomeado.

São impedidos de trabalhar como mesários, segundo o Código Eleitoral, os candidatos, seus cônjuges e seus parentes até o segundo grau, os membros de diretórios de partido político que exerçam função executiva, as autoridades e agentes policiais, os funcionários que exerçam cargos de confiança no poder Executivo, aqueles que trabalhem na Justiça Eleitoral e os eleitores com menos de 18 anos.

Em 2012, ano em que ocorreram as últimas eleições municipais, cerca de 75% dos mesários eram voluntários. Em 2014, último ano eleitoral, o número subiu para cerca de 80%. Para as Eleições 2016, a expectativa é que o número aumente ainda mais. Para isso, a Justiça Eleitoral tem divulgado campanha, em rede nacional, convidando os eleitores a se inscreverem como mesários voluntários. Para conhecer todas as peças da campanha, acesse o site do TRE.

Em conversa com o Sr. Henrique Pastl Chefe do Cartório Eleitoral da Comarca de Vazante,ele nos disse que Vazante está bem abaixo da média nacional de mesários voluntários, que apesar da paixão política dos cidadãos de Vazante, a conscientização para participar e ajudar a garantia da democracia é muito baixa.

 Tire aqui algumas dúvidas sobre o trabalho de mesário.


Siga-nos no Twitter.
Curta nossa página no Facebook.


Atualizado em 06/05/2016 às 11h58.
Gestor Responsável: Tribunal Regional Eleitoral - MG +





Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva