Instituto Colabore e Samsung desenvolvem ferramenta para estimular a doação de sangue entre os brasileiros

www.agoravale.com.br
Com o apoio da Fiesp, o projeto ‘Heroes’ contou com o know-how e a expertise da fabricante sul-coreana para criação de um web app que une doadores de sangue a pontos de coleta em todo o país

No Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho, a ONG Instituto Colabore, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e Samsung, lança o Heroes, um web app – aplicativo que é acessado a partir de navegadores de dispositivos móveis – que gerencia, incentiva e facilita a doação de sangue em todo o Brasil. Com base nos conceitos de economia colaborativa, a nova ferramenta conecta hospitais e pontos de coleta de sangue a doadores cadastrados. Para acessá-la, basta digitar www.heroesbrasil.com.br no navegador do celular ou tablet. Se o usuário preferir, é possível criar um atalho da página na tela de início do aparelho, transformando-a em um aplicativo fixo.

“A ideia surgiu quando um membro da minha família precisou passar por uma cirurgia em outra cidade e o médico disse que seriam necessários 50 doadores para que o procedimento fosse realizado. Após esse apuro, pensei o quão útil seria uma ferramenta capaz de engajar doadores de sangue e, com isso, salvar vidas”, conta Manoel Neto, diretor executivo do Instituto Colabore e conselheiro curador da Fundação Pró-Sangue.

Para colocar o projeto em prática e construir a plataforma online, Neto reuniu o apoio institucional da FIESP e o conhecimento técnico da Samsung. O aplicativo Heroes é um dos vencedores em 2014 da segunda edição do Hackathon, concurso de aplicativos criado pelo Comitê Acelera Fiesp (CAF).

Além do Dia Mundial do Doador de Sangue, neste mês também é comemorado o “Junho Vermelho”, que tem como finalidade fomentar a doação de sangue entre a população brasileira. Atualmente, o Brasil possui um elevado déficit de doações de sangue. É coletado apenas 1,8% da quantidade de habitantes residentes no país, uma porcentagem ainda muito distante das recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que tem como meta ideal e mínima, respectivamente, 5% e 3,5% da população doando ao menos uma vez ao ano para, então, constituir um banco de sangue considerado saudável.

Funcionamento do Heroes

Usuários, doadores e incentivadores têm acesso ao programa por meio do webapp. Enquanto isso, hemocentros e gestores de grupos entrarão em um ambiente especialmente desenvolvido com as funções de administração. Por meio dele, será possível gerar campanhas e convocar os doadores por tipo sanguíneo, além de encontrar diversos modelos de relatórios. Finalmente, gestores do Ministério da Saúde ou das secretarias de saúde estaduais e municipais terão acesso a uma página web específica para geração de relatórios e contato direto com a equipe responsável pelo projeto.

Um dado interessante é que todo mundo que navegar pelo Heroes encontrará 100% dos hemocentros do Brasil, que correspondem a cerca de 400 unidades. A ferramenta contará ainda com “padrinhos”, empresas que poderão investir na aplicação em troca de patrocínio e exposição da marca.

Da ideia ao resultado

Para que fosse possível concretizar a ideia de uma ferramenta com esse propósito, o Instituto Colabore foi apoiado pelo Samsung Ocean, um centro de capacitação de desenvolvedores que, desde abril deste ano, funciona dentro da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli – USP). Dessa forma, o projeto passou por uma aceleração de três meses até que a aplicação pudesse seguir com o desenvolvimento. Após esse período e com o apoio da FIESP, o Heroes foi construído e agora passa a estar disponível para uso de qualquer pessoa.

Para Eduardo Conejo, gerente de Inovação da Samsung América Latina, o apoio do Instituto Colabore ao desenvolvimento do Heroes reforça o compromisso da Empresa com ações que aliam inovação e tecnologia. “Desde que criamos o Samsung Ocean, sabíamos do enorme potencial que tínhamos para ajudar desenvolvedores a desenvolverem soluções que vão muito além de um dispositivo, impactando até mesmo a vida das pessoas”.

Sobre o Instituto Colabore

O Instituto Colabore é uma ONG focada em resolver problemas da sociedade através da tecnologia, tendo como base principal de seus projetos os conceitos de crowdfunding e crowdsourcing. Somos um grupo que prima pela transparência, ética, integridade e credibilidade, sempre engajados nas causas sociais. Nossa equipe é engajada e preparada para tocar este e outros projetos, além de contarmos com o apoio de diversos parceiros e incentivadores.

Sobre o Hackathon

Evento que reuniu as mentes mais brilhantes de todo o país para resolver os principais problemas nas áreas de Saúde, Educação e Segurança, com a criação de um aplicativo mobile proporcionando a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Organizado pelo Comitê Acelera Fiesp (CAF) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o evento contou com 1.680 minutos de programação, criatividade, design e empreendedorismo. Jovens, de todo o Brasil, foram reunidos para encarar o desafio de criar apps com soluções para os três setores, desenvolvendo ideias que realmente fizessem a diferença no cotidiano das pessoas.

Sobre a Samsung Electronics Co., Ltd.

A Samsung Electronics inspira o mundo e desenha o futuro com ideias e tecnologias inovadoras. A companhia está redefinindo o mundo de TVs, smartphones, wearables, tablets, câmeras, eletrodomésticos, impressoras, equipamentos médicos, sistemas de conexão, semicondutores e soluções LED. Para saber mais e conferir as últimas novidades sobre a Samsung, visite a Sala de Imprensa Samsung no www.news.samsung.com.





Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - FIESP
Assessoria de Jornalismo Institucional
Tels. (11) 3549-4302 e 3549-4602 

Centro das Indústrias do Estado de São Paulo - CIESP
Assessoria de Imprensa
Tel. (11) 3549-4302

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos