Ato sensibiliza sobre violência contra os idosos


www.folhadecampinas.com.br 
A Prefeitura de Uberlândia promoveu nesta quarta-feira (15) várias atividades em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Centenas de pessoas que passaram pela praça Sérgio Pacheco, no centro da cidade, participaram de ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho como alongamentos, danças, ginástica e apresentações culturais. No início foi servido um lanche com frutas e ao final uma caminhada no entorno da praça pediu paz para os idosos.
A aposentada Maristela Gonçalves, de 72 anos, faz caminhada diariamente na praça e participou de algumas atividades. “Felizmente, nunca fui vítima deste tipo de violência. É preciso conscientizar a todos sobre esta situação absurda vivida por muitas pessoas”, disse.

No mesmo local, o estudante de agronomia, Matias Dornelas, de 23 anos, demonstrou preocupação com o tema. “Qualquer violência deve ser banida e seus praticantes precisam responder pelos seus atos. Não podemos nos calar e temos que lutar para termos um mundo mais pacífico”, disse.
“Estamos mobilizados para garantir uma vida melhor e com mais segurança aos idosos. Caso alguém suspeite de situações de violência, deve denunciar”, disse a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Rosângela Paniago.
O Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. Dados do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) mostram que até o mês de maio deste ano já foram registrados 521 denúncias de direitos violados em Uberlândia. Os casos mais denunciados são de negligência e abandono, que chegaram a 346. O restante, 174 registros, foram de violência física ou psicologia. Houve ainda um caso ligado a abuso ou exploração sexual. A violência contra os idosos pode ser de caráter social, psicológico ou físico.



Em caso de suspeita de violência contra os idosos, as denúncias podem ser feitas por telefone pelo Disque 100, pelo número 100.

Os casos também podem ser denunciados no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), avenida Rondon Pacheco, 2.446.

Todas as denúncias são anônimas.

15/06/2016

Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883
© 2016 Microsoft Termos Privacidade e cookies Desenvolvedores Português (Brasil)

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva