Rota do Queijo Artesanal: novo destino gastronômico em MG é formado por fazendas de Uberlândia, Araguari e Tupaciguara

Rota lançada no Triângulo Mineiro pela Emater é composta por 4 propriedades certificadas e com normas de boa produção do queijo.


Os produtores rurais da região acabaram de ganhar um incentivo: a Rota do Queijo Artesanal no Triângulo Mineiro. O objetivo é estimular o turismo rural associado à gastronomia e, principalmente, divulgar o queijo produzido na região.

O lançamento foi feito na Fazenda Rio das Pedras, onde fica a queijaria Gomes, em Uberlândia, uma das integrantes do circuito, no último sábado (25).

A Rota do Queijo Artesanal do Triângulo Mineiro é composta por quatro fazendas localizadas em três municípios:


Fazenda Retiro Velho, em Araguari

Fazenda São José do Paranaíba, em Tupaciguara

Fazenda Aprazível e Fazenda Rio das Pedras, em Uberlândia

As queijarias têm o registro de inspeção do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) ou do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).


A Emater-MG realiza um trabalho com as famílias produtoras de queijo no sentido de melhorar cada vez mais a qualidade do produto e do leite, fornecendo também orientações em relação à embalagem e a maior inserção do queijo no mercado.


“Houve a necessidade de criar essa rota para que as pessoas possam conhecer as propriedades rurais, o local onde é feito o queijo e saber que essas queijarias seguem as normas para uma boa produção do queijo. E nada melhor que esses consumidores adquirem esse produto direto do produtor”, disse a extensionista de Bem-estar Social da Emater-MG em Uberlândia, Patrícia Freitas.


A iniciativa é resultado de um trabalho entre a Emater-MG, as famílias produtoras e a Associação de Produtores de Queijo Minas Artesanal do Triângulo (AQMATRI).


“A rota do queijo vai permitir para nós produtores e para a nossa região uma maior divulgação dos produtos. Vai permitir que possamos mostrar onde o produto é fabricado e que o queijo da região do Triângulo Mineiro fique mais conhecido”, afirmou a presidente da AQMATRI, Maria Elena da Mota.


Tradição de família

Na Fazenda Rio das Pedras, em Uberlândia, a produção foi passada de geração em geração. Inêz Gomes contou que a avó e a mãe produziam queijo. No local são produzidos 80 peças por semana do tipo frescal e mais 40 unidades do Queijo Minas Artesanal. A produção da Queijaria Gomes, que é toda familiar, é comercializada, principalmente, em Uberlândia. Mas uma parte do que produzido é vendida nos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.


Com a Rota do Queijo Artesanal do Triângulo Mineiro, segundo dona Inêz, as expectativas para a atividade são as melhores.


“A gente acha que vai trazer mais pessoas para conhecerem as propriedades, como é feito o queijo. E também o pessoal vai ter mais conhecimento das marcas, dos lugares. Vai ser bom para todo mundo”, disse a produtora.


Reconhecimento

Em 2014, a região do Triângulo Mineiro foi caracterizada e reconhecida pelo IMA como produtora de Queijo Minas Artesanal. Desde então, a Emater-MG e demais parceiros intensificaram as ações para resgatar, divulgar e valorizar a tradição mineira.


Dez municípios da região produzem Queijo Minas Artesanal: Araguari, Cascalho Rico, Estrela do Sul, Indianópolis, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Nova Ponte, Romaria, Tupaciguara e Uberlândia.


Por g1 Triângulo e Alto Paranaíba — Uberlândia


29/09/2021 07h55  Atualizado há 3 dias

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas