PARACATU MG-Aos 77 anos, morre o craque Paracatuense Dario Alegria, vítima de AVC.


Morreu, neste domingo, o ex-jogador de futebol Jurandir Dario Gouveia Damasceno,  carinhosamente conhecido como Dario Alegria. Desde muito jovem, Dario se destacava no esporte chegando a jogar em Paracatu, Brasília, Belo Horizonte, no Rio de Janeiro, em São Paulo e no México.

Em sua carreira acumularam-se gols e títulos. Aposentou-se do futebol e seguiu com outras atividades aqui em Paracatu, algumas delas ligadas à cultura. Sempre carismático, deixava sua Alegria por onde passava.

Em sua última entrevista à TV Minas Brasil, em junho deste ano, Dario Alegria estava bastante contente por ter tomado a vacina contra a Covid-19 e cheio de expectativas para o lançamento do seu livro, “O Leopardo das Alterosas”.

Texto: Eucaria Birro - TVMB


Biografia de Dario


Jurandir Dario Gouveia Damasceno dos Santos, ou Dario Alegria, nasceu em abril de 44, em Paracatu-MG. Viveu sua infância no quilombo Muriti da Costa.

"Foi uma infância de muita dificuldade, como a da maioria dos negros. Paracatu nasceu sob o chamado Ciclo do Ouro. Até hoje, grandes indústrias se estabelecem na cidade para trabalhar na extração do ouro. Durante o período do reinado, muitos escravos negros foram trazidos para cá, tanto que mais de 70% da população atual de Paracatu é formada por afrodescendentes. Quando acabou a escravidão, os negros foram dispensados e, como não tinham onde ficar, ocuparam terras sem dono, formando quilombos. Meu avô (Darilo) foi escravizado no garimpo e depois viveu no quilombo Muriti do Costa, assim como eu e meu pai", relembra o ex-atleta, em declarações divulgadas pelo Palmeiras.


Para se tornar jogador de futebol, Dario contou com a ajuda de Augusto da Costa, zagueiro da Seleção na Copa de 1950, que o viu em campo em uma partida amistosa e ofereceu ajuda para iniciar a carreira, indicando uma ida ao Vasco.


Antes de ir ao clube carioca, no entanto, o ponta recebeu uma proposta melhor do América, onde atuou entre 1964 e 1965 e chamou atenção do Palmeiras. No Alviverde, Dario fez parte da equipe que ficou conhecia como a Primeira Academia.


Dario se destacava pela velocidade, e com pontaria certeira. "Eu não era um craque, mas sabia finalizar e tinha muita velocidade. Fazia 100m em 11 segundos e pouco. Pedia pro Ademir esticar a bola na frente pra eu ganhar do zagueiro na corrida".


Após a carreira no futebol, Dario concentrou seus esforços na pauta antirracista e fundou em Paracatu o Instituto de Defesa da Cultura Negra e dos Afrodescendentes, com o objetivo de resgatar a história dos negros escravizados no estado de Minas Gerais.

paracatu net



*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte  (LEI Nº 9.610/98)

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos