2° Mutirão do diabetes é realizado em Uberlândia com exames gratuitos

NÃO PERDE NÃO
Pacientes com diabetes apresentam um risco de perda de visão 25 vezes maior do que os demais
A diabetes é uma doença que causa produção insuficiente ou má absorção de insulina, o hormônio que regula a glicose no sangue e garante a energia do organismo. Os cuidados com a visão para pacientes diabéticos devem ser redobrados, por isso, o Hospital HOlhos e o Instituto de Educação em Diabetes irão realizar o segundo mutirão do diabetes no sábado, 9, das 9h às 12h na Av. Marcos de Freitas Costa, n° 855, Bairro Daniel Fonseca.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, no mundo, existem 415 milhões de pessoas com a doença, sendo 14 milhões apenas no Brasil. A alta concentração de glicose no corpo é capaz de afetar os vasos sanguíneos, isso incluindo os olhos, que são finos. “É fundamental procurar um oftalmologista quando o paciente possui diabetes e está com alguma dificuldade para ler, sente dores ou tonturas. Com a alteração dos vasos, a probabilidade de hemorragias intraoculares pode aumentar”, ressalta Vinicius Bertarini, oftalmologista do Hospital HOlhos e especialista em catarata e retina e vítreo.

No dia, serão realizados diversos exames gratuitos para a população, como medição de glicemias, aferição de pressão arterial, avaliação do pé diabético, mini palestras educativas e exposição de alguns produtos. Para pacientes diabéticos terá avaliação médica dos rins, exames de fundo de olho e exame da carótida. O intuito do evento é chamar a atenção das pessoas sobre a doença e sensibilizar pacientes diabéticos para que evitem a hospitalização resultante do diabetes mal controlado.

O oftalmologista ainda ressalta que uma das doenças mais comuns relacionadas ao diabetes é a retinopatia diabética. “Ela é capaz de levar o paciente a ficar cego totalmente. Quando a circulação sanguínea nos vasos dos olhos desenvolve uma alteração, ela prejudica os nervos oculares, o que pode trazer graves consequências na visão, até causando baixa visão súbita”, finaliza Vinicius.





Serviço:

2° Mutirão do diabetes

Dia: 9 de novembro (sábado)

Hora: Das 9h às 12h

Local: Av. Marcos de Freitas Costa, n° 855, Bairro Daniel Fonseca


Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva