Primeiro desengasgador para primeiros socorros chega ao Brasil

Aparelho possui uma exclusiva e patenteada válvula capaz de retirar o corpo estranho das vias aéreas salvando a vida da vítima

Chega ao Brasil LifeVac, o primeiro desengasgador para primeiros socorros que evita a asfixia por OVACE - Obstrução das Vias Aéreas por Corpo Estranho (objetos ou alimentos). Liberado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em junho deste ano, o aparelho pode salvar vidas e diminuir número de mortes por engasgo.


De aparência semelhante a um ‘desentupidor’, o dispositivo funciona por meio de uma exclusiva e patenteada válvula que cria o vácuo para a sucção do corpo estranho preso nas vias aéreas. LifeVac é de fácil manuseio. Após a leitura do tutorial, até mesmo uma pessoa leiga poderá utilizá-lo em uma emergência.

O LifeVac tem o objetivo de evitar os óbitos causados por engasgamento. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, relativos ao ano de 2010, ocorreram 3.412 mortes por esse motivo. Segundo o trabalho da autora Sara de Souza Rodrigues, "Emergências Pediátricas em Obstrução de Vias Aéreas Superiores", em 2012, 1,2 milhão de atendimentos pediátricos foram realizados devido a este tipo de incidente e, ainda conforme os dados do Ministério da Saúde, publicados no site da ONG Criança Segura, a incidência de óbitos causados por OVACE está na contramão dos demais índices que avaliam a segurança infantil: morte no trânsito, queimaduras e afogamentos apresentaram redução significativa ao longo dos últimos anos, enquanto a asfixia por OVACE não segue essa tendência.

O cenário é agravado com a demora da chegada do socorro, que pode levar em média, 36 minutos. Em casos de asfixia por OVACE, danos cerebrais permanentes podem ocorrer já a partir do quarto minuto, e o óbito em torno de 10 minutos. Nessa situação, prestar os primeiros socorros antes da chegada do serviço de emergência pode fazer a diferença na hora de salvar uma vida.

Mesmo fazendo vítimas de todas as idades, crianças e idosos são os mais atingidos. O controle inadequado da deglutição e o baixo controle da mastigação, além da falta de conhecimento ou curiosidade, tornam as crianças, principalmente, nos primeiros anos de vida, mais propensas a serem vítimas do incidente. Nos mais velhos, a perda do tônus muscular e da capacidade de mastigação, além da senilidade mental, inserem os idosos no público de risco.

A chegada de LifeVac é celebrada como um importante avanço para evitar o número crescente de mortes por engasgo, que pode acontecer em qualquer ambiente, como: residências, restaurantes, aviões, parques, shoppings, carros, transportes públicos, entre outros lugares onde exista o consumo de alimentos e manuseio de objetos que possam ser engolidos por crianças.


No Brasil, está em vigor, desde outubro de 2018, a Lei 13.722, que torna obrigatória a capacitação em primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino da educação básica e recreação infantil. Essa lei veio dar cobertura nacional à Lei 15.595 de maio de 2018, do município de Campinas (SP). Batizada como Lei Lucas, a norma faz alusão ao caso do menino Lucas Zamora, de 10 anos, vítima fatal de engasgo ao comer um cachorro-quente durante uma excursão escolar, em 2017.

"Além de ser uma inovação única, eficaz e segura, enxergamos LifeVac como uma possibilidade de alertar e divulgar sobre a importância da informação e treinamento em primeiros socorros no Brasil, o que ajudará a salvar muitas vidas. Esse será o foco do nosso trabalho de comunicação", afirma Marcelo Sanglard, diretor de Marketing e Vendas da R9C Sterifarma, empresa responsável por comercializar o produto no Brasil.
De acordo com o coordenador de Treinamento em Emergências Cardiovasculares da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Dr. Sérgio Timerman, o LifeVac será capaz de salvar muitas vidas devido à sua simplicidade. "Cada minuto que passa numa asfixia que leva a uma parada cardíaca, são 10% a menos de chance de se salvar a vítima de engasgo", alerta.

O dispositivo já é comercializado no site http://www.lifevac.com.br e, em breve, nas grandes redes de farmácias do Brasil. O preço unitário do equipamento, com duas máscaras (uma infantil e outra adulta), será em torno de R$ 650,00, e poderá ser parcelado na compra pelo site. Estabelecimentos comerciais e de ensino poderão realizar a compra diretamente com a empresa.



LifeVac - Kit casa

LifeVac - Kit viagem

Sobre a R9C Sterifarma

A R9C Sterifarma é um novo grupo na área da saúde que já nasce com raízes bem fundadas: ele é o resultado da união entre duas empresas de um grupo tradicional na área hospitalar. A Sterifarma atua há mais de duas décadas no mercado hospitalar e inventou o conceito de "kits estéreis para cirurgia", diminuindo consideravelmente a incidência de uma das maiores preocupações nos hospitais: as infecções. Já a R9C Saúde foi fundada há quatro anos com a missão de trazer ao mercado um portfólio inovador no tratamento da dor e na recuperação de lesões musculoesqueléticas. A R9C Sterifarma tem como principais produtos Genacol, Tanyx e Physicool no segmento de produtos de consumo, e HemaClear no segmento Hospitalar.

Informações à Imprensa - Way Comunicações
Tel.: (11) 3862-1586, 3862-0483, 99659-2111
Bete Faria Nicastro - bete@waycomunicacoes.com.br
Elenice Cóstola - elenicecostola@waycomunicacoes.com.br

Comentários

potagens mais vistas

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos