ALMG dará posse ao governador Fernando Pimentel

Reunião Solene de Plenário está marcada para 1º de janeiro, quando também toma posse o vice Antônio Andrade.
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) dá posse ao governador eleito Fernando Pimentel e ao seu vice-governador Antônio Andrade em Reunião Solene de Plenário marcada para o dia 1º de janeiro de 2015, às 9 horas. A cerimônia contará com a presença de parlamentares, autoridades, prefeitos e vereadores.foto:www.diariodocomercio.com.br


Fernando Pimentel e Antônio Andrade chegarão à ALMG pelo Hall das Bandeiras, passarão pelos dragões da Inconfidência e serão recepcionados por uma comitiva de parlamentares. Em seguida, passarão por prefeitos, vice-prefeitos e presidentes de câmaras municipais e seguirão até o Plenário.fotos:oglobo.globo.com


No Plenário, Pimentel e Andrade serão saudados por cadetes da Polícia Militar, que estarão empunhando o espadim Tirandentes. A solenidade de posse será conduzida pelo presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP). Após a composição da mesa da cerimônia, haverá a execução do Hino Nacional pelo rapper mineiro Flávio Renegado.   

Durante a solenidade, o governador e o vice entregarão ao presidente da ALMG suas declarações de bens. Em seguida, será firmado o compromisso constitucional, com leitura do termo de posse, que será assinado pelo novo governador e seu vice.

Depois, o presidente da ALMG vai declarar Fernando Pimentel e Antônio Andrade empossados e entregar-lhes uma placa com o texto do compromisso constitucional prestado por ambos. Eles receberão também exemplares das Constituições Federal e Estadual. A solenidade terá ainda discursos do governador e do presidente da ALMG.

Ao final da cerimônia, Pimentel deixará o Plenário passando pela cúpula de aço formada por cadetes do Corpo de Bombeiros e seguirá para o Palácio da Liberdade, onde será realizada a solenidade de transmissão do cargo, marcada para as 11 horas.

Novo governador foi prefeito de BH e ministro do Desenvolvimento

Fernando Pimentel nasceu em Belo Horizonte em 1951. Economista e professor universitário, foi eleito prefeito de Belo Horizonte para o mandato de 2005 a 2008 pelo PT, partido que ajudou a fundar.

Foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior entre 2011 e 2014, quando deixou o cargo para iniciar sua pré-campanha para governador. Com 52% dos votos válidos, foi eleito governador de Minas Gerais no 1º turno, vencendo o candidato Pimenta da Veiga (PSDB).

Vice-governador foi deputado estadual por três mandatos

Natural de Patos de Minas (Alto Paranaíba), Antônio Andrade é produtor rural e engenheiro civil. Filiado ao PMDB desde 1987, foi prefeito de Vazante (Noroeste de Minas) de 1989 a 1992. Elegeu-se consecutivamente deputado estadual em 1994, 1998 e 2002. Na ALMG, foi 1º-secretário da Mesa Diretora de 2003 a 2006.

Em 2006, foi eleito deputado federal, sendo reeleito em 2012. Em 2013, tornou-se ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva