SEJA BOM NESTE NATAL E SEMPRE!......SEJA ALTRUISTA NESTE NATAL E SEMPRE!.....



Altruísta é um adjetivo que define um indivíduo que pratica o altruísmo, ou seja, que se dedica aos outros. O altruísmo também é visto como sinônimo de filantropia e solidariedade.

O termo altruísmo foi criado por A. Comte para designar uma atitude solidária oposta ao egoísmo. É parecido com o amor ao próximo abordado pelo cristianismo, mas se distingue dele porque não está baseado no sobrenatural. O filósofo alemão Ludwig Feuerbach também defendeu esse conceito, apesar de não usar a palavra altruísmo de modo literal.

Uma atitude altruísta consiste em um comportamento de ajuda a companheiros que se encontram em perigo. O altruísmo não é uma característica exclusiva do ser humano, pode também ser encontrada nos animais, especialmente nos mais evoluídos. O altruísmo já foi verificado em aves (corvos, por exemplo) e em mamíferos. Um exemplo de um animal altruísta é o golfinho, que ajuda um companheiro ferido a se manter boiando, e o alimentam e protegem de ataque de predadores (como tubarões).
O antônimo de altruísta é egoísta, e uma pessoa que não é altruísta é egocêntrica, ou seja, pensa sempre em primeiro lugar nos seus próprios interesses e nunca no dos outros.
As palavras altruísta e altruísmo se escrevem com um acento agudo na letra "i". Em inglês, a tradução de altruísta pode ser altruistic, selfless ou unselfish. Ex:In an altruistic gesture, he gave his sandwich to the old man in the park. - Em um gesto altruísta, ele deu o seu sanduíche para o homem no parque.
E.nós praticamos estes atos no nosso dia a dia,não ?
-Pois,trate logo de praticar,um estudo feito  nos relata que é bom :


SER SOLIDÁRIO É BOM E FAZ BEM .


O PROFESSOR CLOVES AMORIM -PUC /PR-MESTRE EM PSICOLOGIA E PROFESSOR .Afirma que ajudar o próximo,ser altruísta,não faz bem apenas para quem recebe as ações solidárias,mas também beneficia quem tem a atitude de dedicar parte do seu tempo aos outros.
O mestre diz que além de fazer bem para a saúde mental do solidário, a atitude também traz benefícios para o sistema imunológico.
"ao considerarmos o nível ontogenético (significa o nível da subjetividade) a auto-estima é imediatamente inflada quando se pratica condutas generosas. Existem mecanismos culturais, como a religião, que também proporcionam em quem age de forma solidária uma recompensa neste mundo ou até em outro".
A sensação de bem estar do ponto de vista fisiológico produz endorfinas que nos provoca sensação de felicidade. Também uma sensação agradável potencializa o sistema nervoso central e o sistema imunológico, produzindo mais células da defesa e mantendo o organismo mais saudável - destaca..
Portanto ajudar aos outros é também uma ajuda a si próprio. Já foi publicado um estudo em que os participantes de um programa de voluntários, numa parceria com a comunidade, se apresentaram muito mais resilientes, ou seja, com mais recursos psicossociais e relatavam mais condições de enfrentar os desafios da vida, afirma
Para o Professor, as motivações que levam as pessoas a integrar ações voluntárias e solidárias são na maioria das vezes de ordem subjetiva.
"Mas podemos hipotetizar que ao ajudar o próximo, o individuo recebe reforços tanto pessoais (sentir-se bem, ver a alegria de quem recebe a ajuda, etc..) como de natureza social, como a aprovação de pessoas próximas e da comunidade que julga com bons olhos tais atitudes".

JORNAL AGORA

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva