Prefeitura de Uberlândia comemora avanços no Dia Nacional da Saúde

Lançamento do Siate e do programa Uberlândia Mais Saúde, além do credenciamento do Hospital Municipal como alta complexidade em traumatologia fazem parte das conquistas
Foto: Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação
Celebrado no dia 5 de agosto, o Dia Nacional da Saúde foi criado para conscientizar e despertar na sociedade o valor da saúde e dos cuidados para que haja uma qualidade de vida para todos. A atual gestão da Prefeitura de Uberlândia tem ciência de sua responsabilidade e sempre tratou com prioridade e dedicação a saúde da comunidade.

Desde o início de 2017, várias ações foram realizadas para que a saúde na cidade fosse recuperada e oferecida com qualidade à população. No mês passado, o prefeito Odelmo Leão lançou mais um serviço que vai beneficiar a população: o Sistema Integrado de Atendimento a Trauma e Emergência (Siate). Por meio de uma parceria com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, o Siate é um modelo inédito de atendimento 24h a traumas e emergência no Brasil, que vai aprimorar o atendimento pré-hospitalar e de socorro da população de Uberlândia ao contar com regulação única e equipes de atendimento mistas (profissionais do Município e militares).
Foto: Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação



Uberlândia Mais Saúde



            Para auxiliar no andamento e redução das filas de cirurgias eletivas, exames e consultas de algumas especialidades, o prefeito também sancionou a lei que implementa o programa Uberlândia Mais Saúde. Com a sanção, fica instituído um modelo de compensação, no qual as instituições de saúde e clínicas privadas com débitos tributários junto ao Município (ISS, IPTU, taxas administrativas, dentre outros) poderão abater suas dívidas por meio da prestação de serviços que a população mais precisa.


            O programa permitirá a realização de procedimentos com maior demanda e que têm impactado diretamente a população. O edital da chamada pública com os procedimentos disponíveis já foi publicado e está em andamento o processo de credenciamento das empresas interessadas.



            Ainda dentro do programa, foi sancionada a lei que realiza alterações no Código Municipal de Saúde que vai garantir mais agilidade no processo de liberação do alvará sanitário no Município. Com a aprovação da nova lei, a abertura de novas empresas na cidade será facilitada. Por meio de uma solicitação eletrônica, o cidadão terá maior comodidade em entrar com o pedido de liberação do alvará.
Foto: Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação





Credenciamento Hospital Municipal

Após preencher todos os requisitos de estrutura e ambiente exigidos pelo Ministério da Saúde, o Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro (HMMDOCL) foi credenciado como unidade de assistência de alta complexidade em traumatologia e ortopedia. Na prática, o credenciamento garante que o Ministério da Saúde repasse ao município mais de R$ 523 mil ao ano para a realização dos procedimentos.



            Com a habilitação, será ampliada a receita do hospital na realização destas cirurgias, que já estavam sendo feitas com recurso próprio do município para atender a demanda existente na rede. Em 2018, o Hospital Municipal foi credenciado também para receber novos recursos específicos na realização de cirurgias oncológicas.



Novas Unidades de Saúde



            Somente em 2019, a Prefeitura de Uberlândia inaugurou cinco Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) para a comunidade. A população dos bairros Marta Helena, Ipanema, Minas Gerais, Pequis e Monte Hebron ganharam novos locais de acolhimento. 





Foto: Araípedes Luz/Secretaria de Governo e Comunicação


Todas as unidades contam com uma equipe do Programa Saúde da Família, composta por médico generalista, enfermeiro, técnico de enfermagem e por agentes de comunitários de saúde, que auxiliam no cadastramento e acompanhamento das famílias da área de abrangência na unidade.



Trabalho permanente



            As Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) dos bairros Pampulha e São Jorge estão passando por revitalização na parte estrutural e elétrica. Já a unidade do Roosevelt tem à disposição agora um espaço novo e com equipamentos digitais para realização de procedimentos de raio-X.



            Com a revitalização da sala, a unidade, que é uma das referências da rede para atendimento de traumatologia, ampliará a capacidade de atendimento. Além da unidade do Roosevelt, as UAIs dos bairros Martins e Luizote também estão recebendo as melhorias estruturais e a troca dos equipamentos.





Foto: Cleiton Borges/Secretaria de Governo e Comunicação



                Para oferecer um atendimento mais humanizado e acolhedor, a atual administração também implementou o projeto “Ouvir, Agir e Resolver” nas UAIs dos bairros Planalto, Roosevelt, Pampulha e São Jorge. Quem procurar o Pronto Atendimento dessas unidades será recebido por assistentes sociais capacitadas para acolher os pacientes e facilitar o acesso ao serviço de saúde, com uma comunicação clara, eficaz, objetiva e eficiente. A previsão é ampliar o serviço para todas as unidades. O programa ocorre inicialmente das 7h às 22h.



            Todas essas ações reforçam o comprometimento da gestão municipal para oferecer o melhor atendimento em saúde para a população de Uberlândia. “É de responsabilidade do município os cuidados da atenção básica, uma vez que a média e a alta complexidades são de responsabilidade dos governos federal e estadual. Diante das dificuldades que vivemos, estamos fazendo um esforço a mais para a população de Uberlândia, buscando soluções para melhorar a saúde”, declarou o prefeito Odelmo Leão.


05/08/2019
Hismênia Keller

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado