Romeu Zema lança programa de atenção à saúde no Vale do Jequitinhonha

Aconteceu no Vale
No “Giro pelo Estado”, governador também se reuniu com agricultores, prefeitos e empresários da região
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, lançou, nesta segunda-feira (29/7), em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, o programa Saúde em Rede, que pretende solucionar até 85% dos casos de filas e longas esperas por atendimento nos municípios da região. Em mais um “Giro pelo Estado”, Zema ainda cumpriu agendas no município e seu reuniu com prefeitos e empresários.

“Estamos reestruturando o atendimento primário da Saúde, de forma que ele fique mais organizado. Porque, hoje, o que se vê é que muitas enfermidades facilmente tratáveis não o são no momento em que deveriam e depois aquela pessoa que deveria ter sido tratada aqui acaba se deslocando para Belo Horizonte, para Montes Claros, para fazer um tratamento mais caro, mais complexo e mais demorado. Então, mais uma vez, nós estamos querendo colocar na Saúde uma gestão melhor, que vai fazer com que os recursos tão escassos sejam usados de forma adequada”, afirmou o governador Romeu Zema, durante cerimônia de lançamento do programa, que também contou com a presença do secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral.

A melhora será possível graças à metodologia desenvolvida em parceria entre o Hospital Israelita Albert Einstein, o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e o Ministério da Saúde, que propicia a estruturação das redes de atenção por meio do mapeamento e da otimização dos processos de trabalho. O objetivo é melhorar o atendimento ao cidadão desde a atenção primária, passando pela atenção ambulatorial especializada, e chegando à atenção hospitalar.


O prefeito de Diamantina, Juscelino Roque, valorizou o empenho da nova gestão em conhecer a realidade dos municípios. 
“Temos que agradecer a todos que estão nos ajudando a fortalecer a macrorregião da Saúde, que já esteve muito fragilizada. Penso que as autoridades que estão aqui, servidores que nós somos, temos a grande obrigação de servir, e o povo espera de nós. Temos que tomar atitudes, muitas vezes duras, mas temos que parar de viver da utopia, da fantasia e conversar muito com a nossa realidade”, afirmou.


Durante o lançamento, o governador também assinou um termo de compromisso para que 100% dos municípios da região participem da iniciativa, beneficiando cerca de 298 mil pessoas. Inicialmente, os trabalhos serão direcionados à saúde das mulheres e crianças, bem como atenção às pessoas em situação de hipertensão e diabetes. Serão capacitados 3,2 mil profissionais da atenção primária do Estado. O objetivo é que, em um ano, seja iniciado o processo do Saúde em Rede em todas as macrorregiões de Saúde.



Oficina Ortopédica


Além do programa Saúde em Rede, o governador Romeu Zema também participou da inauguração da Oficina Ortopédica Itinerante Terrestre, que entrará em funcionamento após três anos de questões burocráticas e financeiras. Em 2019, foi iniciado o custeio mensal de R$ 50,6 mil referente à contrapartida da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), com a inclusão deste pagamento na agenda de repasses prioritários.


 “Tivemos o prazer hoje de deixar entregue aqui um caminhão que vai percorrer toda a região do Vale do Mucuri, Jequitinhonha e, se possível, até outras também, oferecendo serviços para pessoas que possuem próteses e que hoje têm uma dificuldade muito grande para se deslocar e poder colocar essa prótese de modo adequado”, afirmou Zema.  


A Oficina Ortopédica Itinerante Terrestre de Diamantina é vinculada à Oficina Ortopédica Fixa do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), sendo composta por um caminhão adaptado especialmente para esse fim.


O veículo se deslocará, juntamente com uma equipe mínima de profissionais, para locais sem acesso à Oficina Ortopédica Fixa, que presta assistência à pessoa com deficiência nas modalidades de ostomia, reabilitação física, intelectual, auditiva e visual, sendo responsável pelo atendimento de 52 municípios mineiros, abrangendo a região ampliada de Saúde do Jequitinhonha, bem como as regiões de Curvelo e Guanhães.


A unidade móvel poderá atender também às regiões ampliadas de Saúde do Jequitinhonha, Norte, Nordeste, Noroeste, Leste e Leste do Sul, chegando a um total de 284 municípios.


Agricultura


Pela manhã, o governador acompanhou, ao lado da secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, a visita técnica da FAO/ONU sobre o Sistema Tradicional dos Apanhadores e Apanhadoras de Flores Sempre-Vivas. A região de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, é candidata ao selo concedido pela FAO a comunidades no mundo que possuem Sistemas Agrícolas Tradicionais (SATs) importantes. Nesse contexto, o sistema dos apanhadores de flores sempre-vivas, que tem reconhecimento pleiteado pela Comissão em Defesa dos Direitos das Comunidades Extrativistas (Codecex), foi selecionado para ser o primeiro candidato brasileiro a receber o selo da FAO.


Encontros


Ainda dentro do “Giro pelo Estado”, o governador se reuniu com prefeitos e empresários da região do Vale do Jequitinhonha para ouvir demandas e falar sobre questões tributárias e burocráticas que atrapalham a vida do empresariado local.


Um dos pontos abordados foi a simplificação que já está sendo feita em Minas Gerais e que, junto com uma Reforma Tributária nacional, facilitará a vida de quem produz e gera empregos. 

“Já estamos caminhando, tanto no Brasil quanto em Minas, para um cenário econômico muito melhor do que o que estávamos. Aquilo que estiver ao alcance do Estado, como o ICMS, nós já estamos simplificando. Ninguém aqui vai ter multas por obrigações acessórias muitas vezes absurdas, como preencher errado, entregar atrasado. Mas isso só vai funcionar com a Reforma Tributária que vai vir para o Brasil todo, porque, por mais que a gente simplifique em Minas, algumas questões dependem da legislação nacional à qual nós somos submetidos”, explicou Zema.

_________________________________________
Crédito (fotos): Gil Leonardi/Imprensa MG

Mais fotos serão disponibilizadas em www.agenciaminas.mg.gov.br.

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos