Triângulo Mineiro recebe fiscalização do Crea-MG

Comercialização de agrotóxicos será o foco da ação nas cidades de Araguari, Frutal, Ituiutaba, Iturama, Uberaba e Uberlândia
CREA-MG
Os estabelecimentos comerciais de agrotóxicos das cidades de Araguari, Frutal, Ituiutaba, Iturama, Uberaba e Uberlândia serão fiscalizados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) no período de 1 a 5 de julho de 2019. A Fiscalização Regional Dirigida (FRD) especializada no agronegócio terá como foco a receita agronômica - documento onde é prescrito o princípio ativo a ser aplicado.

O supervisor de Fiscalização do Agronegócio do Crea-MG, engenheiro agrônomo Emílio Mouchrek, explica que será verificada a assinatura do responsável técnico na prescrição da receita agronômica, bem como a existência de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). “O princípio ativo deve ser prescrito de forma adequada, por profissionais habilitados, já que seu uso indevido é de alta periculosidade e afeta diretamente o bem-estar das pessoas”, detalha Mouchrek. Segundo ele, o profissional habilitado será capaz de minimizar esses riscos, avaliando, por exemplo, o uso do princípio ativo apropriado, a dosagem correta para cada tipo de cultura, o equipamento utilizado e os cuidados na aplicação.

 A especialização da fiscalização no agronegócio, que foi implantada em 2015, aplica procedimentos específicos e acompanha atividades técnicas onde se faz necessária a presença de profissionais habilitados. “Com objetivo principal de proporcionar segurança à sociedade, e considerando que as atividades técnicas fiscalizadas pelo Sistema Confea/Crea são desenvolvidas nas mais diversas  áreas dos empreendimentos da cadeia produtiva, o Crea-MG implantou um sistema de fiscalização específico, segmentando cada área. Nesse caso, o agronegócio”, explica o gerente de Fiscalização do Conselho, engenheiro eletricista Nicolau Neder.

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado