Procompi: empresários do setor metalmecânico iniciam execução do programa

 Objetivo é a redução de desperdícios e otimização de recursos por meio de práticas de Lean Manufacturing




Empresários do setor metalmecânico de Patos de Minas receberam, essa semana, a primeira ação do Procompi – Programa de apoio à competitividade das micro e pequenas indústrias, que acontece numa iniciativa conjunta entre a CNI (Confederação Nacional da Indústria), o Sebrae, a FIEMG – por meio do IEL (Instituto Euvaldo Lodi) e o  Sindimetal (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico). Em Patos de Minas, o programa tem a participação de representantes de 15 empresas.



 O objetivo é a capacitação e prestação e serviços de consultoria técnica, com o objetivo de reduzir custos e estabelecer processos de melhoria continua, pelo método QuickKaizen. Para a coordenadora executiva do Sindimetal, Michele Donato, ao final das ações, as empresas terão estabelecido práticas de gestão e de produção com melhores resultados, fortalecendo, ainda mais, o setor metalmecânico em Patos de Minas. A analista de projetos do IEL, Lívia Ferraz, informou que são esperados


resultados efetivos em economia, com aumento de produtividade e redução de custos de produção.


Os trabalhos estão sendo desenvolvidos pelo Instituto de Competências Empresariais (ICE). Segundo o consultor, essas ações proporcionam aos empresários a implementação da filosofia de melhoria rápida, com a identificação de problemas administrativos, de processos, de qualidade e de logística, de acordo com cada nicho de negócio. “Dentro do programa, repassamos ferramentas auxiliares oriundas do Lean Manufacturing. Ao longo do Procompi, a ideia é alcançar resultados expressivos em economia”, acrescentou.


Já nos primeiros contatos, o consultor notou empenho dos empresários em implementar ações de melhoria. “Tivemos o primeiro momento para alinhar o conteúdo teórico à prática e nas consultorias individuais, pudemos entender o que acontece em cada empresa, ajudando-os a identificar os desperdícios e dar direcionamento para a solução”, complementou.





O empresário José Carlos Teixeira, da Recalto, manifestou interesse em adotar medidas para alcançar melhores resultados. “Já é possível identificar procedimentos que podem ser modificados e melhorados na minha empresa”, afirmou.


O também empresário Márcio Júnior, da Trucks Hélio, ficou impressionado e já identificou mudanças que vão resultar em produtividade, economia e adaptações na prestação de serviços. “A consultoria dará um resultado financeiro e prático muito rápido dentro da empresa, porque teremos condições de implementar ações de maneira imediata”, destacou.



Mariângela Nogueira | Analista de Comunicação
FIEMG | Regional Alto Paranaíba | Patos de Minas
Sistema FIEMG
Tel.: 55 (34) 3823-3999
regional-ap@fiemg.com.br l www.fiemg.com.br

Comentários

potagens mais vistas

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos

Meu Café no Sistema FAEMG

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado