Procompi: empresários do setor metalmecânico iniciam execução do programa

 Objetivo é a redução de desperdícios e otimização de recursos por meio de práticas de Lean Manufacturing




Empresários do setor metalmecânico de Patos de Minas receberam, essa semana, a primeira ação do Procompi – Programa de apoio à competitividade das micro e pequenas indústrias, que acontece numa iniciativa conjunta entre a CNI (Confederação Nacional da Indústria), o Sebrae, a FIEMG – por meio do IEL (Instituto Euvaldo Lodi) e o  Sindimetal (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico). Em Patos de Minas, o programa tem a participação de representantes de 15 empresas.



 O objetivo é a capacitação e prestação e serviços de consultoria técnica, com o objetivo de reduzir custos e estabelecer processos de melhoria continua, pelo método QuickKaizen. Para a coordenadora executiva do Sindimetal, Michele Donato, ao final das ações, as empresas terão estabelecido práticas de gestão e de produção com melhores resultados, fortalecendo, ainda mais, o setor metalmecânico em Patos de Minas. A analista de projetos do IEL, Lívia Ferraz, informou que são esperados


resultados efetivos em economia, com aumento de produtividade e redução de custos de produção.


Os trabalhos estão sendo desenvolvidos pelo Instituto de Competências Empresariais (ICE). Segundo o consultor, essas ações proporcionam aos empresários a implementação da filosofia de melhoria rápida, com a identificação de problemas administrativos, de processos, de qualidade e de logística, de acordo com cada nicho de negócio. “Dentro do programa, repassamos ferramentas auxiliares oriundas do Lean Manufacturing. Ao longo do Procompi, a ideia é alcançar resultados expressivos em economia”, acrescentou.


Já nos primeiros contatos, o consultor notou empenho dos empresários em implementar ações de melhoria. “Tivemos o primeiro momento para alinhar o conteúdo teórico à prática e nas consultorias individuais, pudemos entender o que acontece em cada empresa, ajudando-os a identificar os desperdícios e dar direcionamento para a solução”, complementou.





O empresário José Carlos Teixeira, da Recalto, manifestou interesse em adotar medidas para alcançar melhores resultados. “Já é possível identificar procedimentos que podem ser modificados e melhorados na minha empresa”, afirmou.


O também empresário Márcio Júnior, da Trucks Hélio, ficou impressionado e já identificou mudanças que vão resultar em produtividade, economia e adaptações na prestação de serviços. “A consultoria dará um resultado financeiro e prático muito rápido dentro da empresa, porque teremos condições de implementar ações de maneira imediata”, destacou.



Mariângela Nogueira | Analista de Comunicação
FIEMG | Regional Alto Paranaíba | Patos de Minas
Sistema FIEMG
Tel.: 55 (34) 3823-3999
regional-ap@fiemg.com.br l www.fiemg.com.br

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado