Imunização contra gripe ultrapassa meta e atinge 93,5% em Uberlândia

Mais de 150 mil doses foram aplicadas durante campanha de vacinação
Foto: Marco Crepaldi
A 21ª Campanha Nacional de Vacinação em Uberlândia ultrapassou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (90%) ao contabilizar a imunização de 93,5% do grupo prioritário na cidade. Durante quase dois meses de campanha, as unidades do município vacinaram 155.876 mil pessoas que tinham prioridade e deveriam estar protegidas contra o vírus Influenza. Para a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Cláubia Oliveira, o resultado foi positivo e mostra que a cidade pode, no próximo ano, pode aumentar ainda mais a cobertura vacinal
.“Das pessoas que precisavam vacinar conseguimos atingir a meta geral. Mais uma vez, tivemos uma procura muito grande dos idosos e conseguimos também aumentar a quantidade de crianças vacinadas em comparação com o ano passado. Por isso, avaliamos como positivo, pois eles são os mais frágeis e propícios a terem complicações. Agora, vamos trabalhar para que na próxima campanha a gente aumente mais a cobertura”, avaliou a coordenadora.


Na campanha deste ano, novamente os idosos foram os únicos que atingiram os 100% da cobertura. Em seguida, foram as mulheres em pós-parto, com 90%. As crianças e gestantes seguiram abaixo, com 80% e 71%, respectivamente. O número de crianças vacinadas (37.351), de acordo com a coordenadora, foi maior em comparação com a campanha passada, mas ainda precisa melhorar.


“Esse ano, em parceria com a Atenção Primária, adotamos a estratégia de ir onde as crianças estão. Montamos uma força-tarefa e disponibilizamos equipes nas escolas vacinando as crianças, inclusive aos sábado em eventos realizados pelas escolas. Conseguimos aumentar nossa cobertura e isso mostra que na próxima campanha podemos chegar aos 90%”, projetou.



Proteção fundamental 


A vacinação que imuniza a população na rede pública é trivalente, ou seja, protege contra três tipos de influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. É segura e reduz as complicações. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.


A 21ª Campanha Nacional de Vacinação terminou na última sexta-feira (31) em todo o país para os grupos prioritários. Por determinação do Ministério da Saúde, as doses restantes da campanha ficaram disponíveis para toda a população enquanto durassem os estoques. Em Uberlândia, todas as doses restantes já foram utilizadas.



03/06/2018

Hismênia Keller

hismenia@uberlandia.mg.gov.br
3239-2682

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Meu Café no Sistema FAEMG

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado