Uberlândia foi contemplada na noite desta terça-feira (21) com o prêmio de campeã do Ranking Nacional de Serviços das Cidades Inteligentes. O primeiro lugar foi conquistado frente a uma análise da consultoria Teleco sobre a aplicação de tecnologia em políticas públicas desenvolvidas nas 100 maiores cidades brasileiras. O resultado foi divulgado ainda na terça-feira, no primeiro dia do Painel Telebrasil, que reúne até quinta-feira (23) membros do poder público e empresas de telecomunicações para discutir o futuro do setor e tem o prefeito Odelmo Leão como um dos convidados de honra.

A consultoria Teleco ainda divulgou na ocasião o Ranking Cidades Amigas da Internet, que avalia, também dentre os 100 maiores municípios brasileiros, aqueles que mais estimulam a oferta de serviços de telecomunicações no Brasil. Nesse estudo, Uberlândia ocupa a 2ª posição, ficando atrás apenas de São José dos Campos (SP).
Rudy Trindade/ThemaPress

Premiação

Organizado pela Associação Brasileira de Telecomunicações, o Painel Brasil foi o espaço escolhido para a premiação do Ranking Nacional de Serviços das Cidades Inteligentes. Pouco antes da cerimônia de abertura e entrega oficial do troféu de campeã a Uberlândia, ocorridas à noite, o prefeito Odelmo Leão participou, ao lado de empresários e políticos, do debate “Políticas Públicas e Estratégias para Cidades Inteligentes”, onde foi aplaudido pelo público ao falar sobre soluções para a modernização dos municípios.


      “Serviço público é parceria. Só se faz uma ‘cidade inteligente’, se tiver empreendedor querendo investir, querendo criar, querendo ajudar e o município aberto para essa realidade. Tem que ter o poder executivo, o poder legislativo e os empreendedores e, em Uberlândia, estamos tendo essa parceria. Essa parceria é a solução. Não tem outro caminho”, declarou o prefeito.




Rudy Trindade/ThemaPress


Planejamento e modernidade


        O estudo sobre as chamadas Cidades Inteligentes considerou 26 indicadores relacionados à gestão municipal e aos serviços utilizados diretamente pela população (e-gov, saúde, educação, meio ambiente, mobilidade urbana e saúde) para chegar ao ranking final, no qual o destaque foi Uberlândia, que passou da 3ª posição, obtida na 1ª edição da premiação, em 2018, para o 1º lugar ao comprovar a adoção de 14 indicadores.


O reconhecimento veio como resultado do intenso trabalho da atual administração em criar e implementar o programa Gestão Total, que, nos últimos dois anos, foi destinado a modernizar e retomar a credibilidade da administração pública. Entre as iniciativas geradas pelo programa, e que foram consideradas pelo ranking, estão o estacionamento rotativo, o uso de câmeras de vigilância, a emissão online de boletos de tributos, os agendamento e consulta online de serviços públicos e a marcação virtual de exames. Esses benefícios puderam ser conhecidos mediante questionários direcionados aos órgãos nos últimos meses.




Reprodução/Painel Telebrasil



Confira as 10 primeiras colocadas no Ranking de Serviços das Cidades Inteligentes:


UF

Cidades

Ranking
Final

MG

Uberlândia

1

ES

Vitória

2

MG

Juiz de Fora

3

SP

Santo André

4

MG

Belo Horizonte

5

PR

Curitiba

6

SP

São Paulo

7

SC

Florianópolis

8

SP

São José dos Campos

9

RJ

Niterói

10



Confira o ranking e obtenha mais informações pelo portal: http://www.teleco.com.br/



22/05/19
Daniela Ayres
danielaayres@uberlandia.mg.gov.br
(34) 3239-2441

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos