Prefeitura segue com etapa do programa Uberlândia Resiliente

Ação forma núcleos de alunos para multiplicarem conhecimentos de segurança e prevenção

 Nesta semana, a Prefeitura de Uberlândia dará continuidade a mais uma etapa do‘Programa Uberlândia Resiliente – Superando Adversidades’.A iniciativa tem levado uma série de conteúdos teóricos e práticos sobre segurança e prevenção a alunos de seis unidades da rede municipal. A intenção é formar Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) Estudantis. Nesta terça-feira (21), por exemplo, o Departamento Municipal de Água e Esgoto promove uma atividade temática naEscola Municipal do Bairro Shopping Park.

 O projeto é conduzido pela Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil, além da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec). Diversas capacitações (executadas em parceria com o Dmae e Corpo de Bombeiros Militares) serão realizadas com estudantes do 6º ao 9º ano. Além da unidade no Shopping Park, as escolas contempladas são: E.M. Professor Sérgio de Oliveira Marquez, E.M. Mário Godoy Castanho, E.M. Hilda Leão Carneiro, E.M. Professora Carlota de Andrade Marquez e E.M. Odilon Custódio Pereira.

“O principal objetivo aqui é levar às crianças o conhecimento de umacidade resilientediante de emergências, que tem a capacidade de resolver os problemas e dar uma resposta rápida, voltar à normalidade o mais rápido possível.Vamos levar a elas dicas do que se pode e o que se deve fazer para evitar esses riscos”, explicou o diretor da Defesa Civil de Uberlândia, capitão João Batista Afonso.



Em cada escola, 30 alunos vão participar dos treinamentos, sendo um total de 180 multiplicadores dos conhecimentos passados.“O adolescente é um transmissor de conhecimento para nós, isso é muito importante. É uma forma de tentar algo diferente com a nossa juventude que já tem tantos percalços, para aprimorar os seus conhecimento e ajudar a sociedade de alguma forma”, afirmou a diretora da E.M. Mário Godoy Castanho, Adreana Rejane Gonçalves.



Os estudantes serão capacitados nas seguintes temáticas:Mudanças Climáticas e Desastres Naturais (Períodos de Chuva e de Seca) e Desastres Tecnológicos; Percepção de Riscos e Prevenção; Meio Ambiente e Destinação de Resíduos Domiciliares e Sólidos; Uso Responsável da Água; Redução, Reutilização e Reciclagem; Prevenção de Acidentes Domésticos/Produtos Perigosos; Primeiros Socorros/Simulados. 



20/05/2019

Tatiana Oliveira

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos

Meu Café no Sistema FAEMG

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado