Jogos estudantis terão Festival Paralímpíco pela primeira vez

Competição já está com inscrições abertas e acontece entre os meses de agosto e outubro
Secretaria de Governo e Comunicação
Neste ano e pela primeira vez, os Jogos das Escolas Municipais de Uberlândia – Edição 2019 (Jemu) terão o Festival Paralímpico, que acontecerá simultaneamente com as disputas tradicionais. As atividades do festival são voltadas para alunos municipais com deficiências físicas e atendidos na Educação Especial. As inscrições para qualquer um dos eventos serão feitas até o dia 11 de junho.



O campeonato e o festival acontecerão entre os meses de agosto e outubro. O Jemu é realizado pela Prefeitura de Uberlândia, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, que conta com o apoio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel).




         Segundo a coordenadora de projeto da Secretaria Municipal de Educação, Liliane Ribeiro, o Festival Paralímpico não terá caráter competitivo. “Ele será basicamente para os alunos conhecerem melhor os esportes, além de promover uma inserção social ainda mais ampla”, disse.



Jemu 2019



A expectativa é que os jogos reúnam mais de 3 mil estudantes. Eles devem ser cadastrados pelas escolas, que terão até o dia 11 de junho para se inscreverem junto à Comissão Organizadora. A cerimônia de abertura do Jemu está prevista para o dia 3 de agosto, naArena Sabiazinho. O encerramento será no dia 24 de outubro, no auditório do Centro Administrativo Municipal, quando serão entregues as premiações.



Neste ano, podem participar alunos do ensino fundamental da rede municipal de ensino, com idade entre nove e 16 anos. Nestaedição, o campeonato terá disputas nas categorias masculino e feminino e nas modalidades futsal, handebol, vôlei, atletismo (corridas de 50 e 100 metros e salto à distância), peteca, jogo de queimada (carimbada) e dama. Os alunos da Educação Especial também terão lições sobre halterofilismo, bocha, tênis de mesa, goalball, parabadminton, vôlei sentado e futebol para PC.



As disputas acontecerão sempre aos finais de semana no Uberlândia Tênis Clube (UTC), Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), poliesportivos dos bairros Roosevelt e Patrimônio e em outros locais determinados pela Comissão Organizadora, caso necessário. Os jogos são divididos em cinco fases, sendo elas a classificatória, as oitavas de final, as quartas de final, as semifinais e a final.



Em 2019 o Jemu chega ao seu 14º ano. Os jogos foram idealizados em 2005, pelo prefeito Odelmo Leão, com o objetivo de incentivar a prática esportiva nas escolas municipais, tanto urbanas, quanto rurais. As disputas permitem aos alunos mostrarem seus talentos esportivos, visando ainda promover a continuidade do processo pedagógico esportivo das aulas de Educação Física, estabelecer intercâmbios sociais e desportivos entre os participantes das escolas envolvidas e contribuir para o desenvolvimento dos participantes. O campeonato também serve para revelar talentos esportivos em esportes de rendimentos para clubes da cidade e da região.






22/05/2019
Marden Rangel

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado