Programa IST/Aids realiza ações de prevenção na Oficina Cultural

Testes são gratuitos e detectam HIV, hepatites A e B e a Sífilis


Os profissionais da saúde do Ambulatório Municipal de Moléstias Infectocontagiosas Herbert de Souza (IST/Aids) estarão nesta terça-feira (26) na Oficina Cultural, realizando atividades de orientação, prevenção e conscientização à população sobre as infecções sexualmente transmissíveis. A ação da Secretaria Municipal de Saúde acontece às vésperas das festas de Carnaval, para que todos aproveitem o feriado prolongado com muita informação e segurança. Todas as ações são gratuitas e abertas à comunidade.

De acordo com a coordenadora do Programa IST/Aids e Hepatites Virais, Cláudia Spirandelli, a reflexão sobre o tema nesta época do ano é fundamental. “O carnaval é um período de festa, as pessoas estão mais abertas para se relacionar. É importante que neste momento a população não se descuide”, destacou.

 Ela também orienta que as pessoas que tiveram relação sexual desprotegidas realizem os testes rápidos ou sorológicos. “Isso é fundamental porque, além do HIV, existem outras doenças transmitidas. Por isso, é importante a orientação, a prevenção e também o diagnóstico precoce. Lembrando que a rede oferece tratamento e algumas infecções têm cura, como a sífilis”, concluiu.

 Programação 

As atividades na Oficina Cultural acontecem das 16h às 19h. Além do teste rápido para sífilis, também serão oferecidos testes para HIV e hepatites A e B. Na quarta-feira (28), é a vez dos servidores da Saúde e participantes da tradicional caminhada SaUDI chamarem a atenção dos usuários do Parque do Sabiá, a partir das 18h30, sobre o tema.


Para fechar a semana, o ambulatório vai estender o horário de atendimento. Na quinta-feira (28), os profissionais estarão realizando os testes até as 20h. Haverá, ainda, distribuição de preservativos na Rodoviária e em algumas empresas que pediram apoio.


A intensificação das ações começou na segunda-feira (25), no Terminal Central, com o teste rápido para Sífilis. Nas três horas de atendimento à população, foram realizados mais de 80 testes.



Acolhimento integral 


O Ambulatório Herbert de Souza notificou no ano passado 300 casos de sífilis em adultos, 155 em gestantes e 87 congênitas (transmitidas da mãe para o bebê durante a gestação). Em relação aos HIV, foram 531 novos casos.



 Referência no tratamento das ISTs, o ambulatório oferece acompanhamento multidisciplinar aos pacientes. Além do atendimento, também é oferecido o teste rápido para as ISTs, que é feito a partir da coleta de uma amostra de sangue.



O exame é gratuito, sigiloso e pode ser feito durante todo o horário de expediente do ambulatório (7h às 12h e 13h às 16h30), que fica na rua Avelino Jorge Nascimento, 15, bairro Roosevelt. Não é necessário agendar o exame, basta comparecer ao local e apresentar a Carteira de Identidade.



26/02/2019

Hismênia Keller

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado