Programa IST/Aids realiza ações de prevenção na Oficina Cultural

Testes são gratuitos e detectam HIV, hepatites A e B e a Sífilis


Os profissionais da saúde do Ambulatório Municipal de Moléstias Infectocontagiosas Herbert de Souza (IST/Aids) estarão nesta terça-feira (26) na Oficina Cultural, realizando atividades de orientação, prevenção e conscientização à população sobre as infecções sexualmente transmissíveis. A ação da Secretaria Municipal de Saúde acontece às vésperas das festas de Carnaval, para que todos aproveitem o feriado prolongado com muita informação e segurança. Todas as ações são gratuitas e abertas à comunidade.

De acordo com a coordenadora do Programa IST/Aids e Hepatites Virais, Cláudia Spirandelli, a reflexão sobre o tema nesta época do ano é fundamental. “O carnaval é um período de festa, as pessoas estão mais abertas para se relacionar. É importante que neste momento a população não se descuide”, destacou.

 Ela também orienta que as pessoas que tiveram relação sexual desprotegidas realizem os testes rápidos ou sorológicos. “Isso é fundamental porque, além do HIV, existem outras doenças transmitidas. Por isso, é importante a orientação, a prevenção e também o diagnóstico precoce. Lembrando que a rede oferece tratamento e algumas infecções têm cura, como a sífilis”, concluiu.

 Programação 

As atividades na Oficina Cultural acontecem das 16h às 19h. Além do teste rápido para sífilis, também serão oferecidos testes para HIV e hepatites A e B. Na quarta-feira (28), é a vez dos servidores da Saúde e participantes da tradicional caminhada SaUDI chamarem a atenção dos usuários do Parque do Sabiá, a partir das 18h30, sobre o tema.


Para fechar a semana, o ambulatório vai estender o horário de atendimento. Na quinta-feira (28), os profissionais estarão realizando os testes até as 20h. Haverá, ainda, distribuição de preservativos na Rodoviária e em algumas empresas que pediram apoio.


A intensificação das ações começou na segunda-feira (25), no Terminal Central, com o teste rápido para Sífilis. Nas três horas de atendimento à população, foram realizados mais de 80 testes.



Acolhimento integral 


O Ambulatório Herbert de Souza notificou no ano passado 300 casos de sífilis em adultos, 155 em gestantes e 87 congênitas (transmitidas da mãe para o bebê durante a gestação). Em relação aos HIV, foram 531 novos casos.



 Referência no tratamento das ISTs, o ambulatório oferece acompanhamento multidisciplinar aos pacientes. Além do atendimento, também é oferecido o teste rápido para as ISTs, que é feito a partir da coleta de uma amostra de sangue.



O exame é gratuito, sigiloso e pode ser feito durante todo o horário de expediente do ambulatório (7h às 12h e 13h às 16h30), que fica na rua Avelino Jorge Nascimento, 15, bairro Roosevelt. Não é necessário agendar o exame, basta comparecer ao local e apresentar a Carteira de Identidade.



26/02/2019

Hismênia Keller

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022