Casos de dengue aumentam e Prefeitura intensifica ações

Com mais de 3 mil notificações registradas, preocupa falta de empenho da população no combate ao transmissor da doença que pode matar
Foto: Secom/PMU 
O alerta vermelho em relação aos casos e confirmações de dengue pedem engajamento da população para reforçar o trabalho realizado pela Prefeitura de Uberlândia. Além de conscientizar sobre a remoção de focos de infestação do mosquito Aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde tem se empenhado em tratar as 3.436 notificações da doença, que pode matar, registradas no município.

 O balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, relativo à nona semana do ano, aponta um aumento de 922 casos em comparação com a semana anterior. No mesmo período de 2018, eram 277 registros. O primeiro Levantamento de índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), divulgado no ínicio do mês, também preocupa: 5,2% dos 12.582 imóveis vistoriados têm focos de reprodução do agente transmissor da dengue, zíka vírus, chikungunya e febre amarela.

  “Infelizmente, estamos em plena epidemia. O número de notificações realmente é muito alto. Agora, a preocupação é de que esses casos se conduzam da melhor forma. Esperamos o entendimento da população sobre a situação e o que ela pode resultar. Precisamos que a população nos auxilie, principalmente nos seus quintais. Para quem adoecer, é necessário buscar por auxílio e se hidratar corretamente”, destacou o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, José Humberto Arruda.
Atenção aos quintais Foto: Cleiton Borges – Secom/PMU
O principal empecilho para o trabalho dos agentes de saúde é justamente a falta de hábito dos moradores com a limpeza e cuidados com os quintais. Nas residências foram encontrados 76% dos criadouros. Destes focos, 95% foram encontrados nos quintais.

“De forma recorrente, pesquisa após pesquisa, percebemos o criadouro dentro do quintal. O maior desafio é levar uma mensagem de conscientização que provoque no cidadão o entendimento e a atitude. Informação e conhecimento a população tem, mas talvez por uma questão cultural haja uma inércia quando se trata de atitude”, acrescentou Arruda.
Iniciativas municipais Foto: Cleiton Borges – Secom/PMU

Os esforços constantes da Secretaria Municipal de Saúde ganharam atenção extra. Ao todo, o Programa de Controle da Dengue conta com um conjunto de 14 ações praticadas rotineiramente. Na última semana, foram abertas cinco salas de hidratação nas Unidades de Atendimento Integrado de Saúde (UAI) dos bairros Luizote, Martins, Planalto, Roosevelt e Tibery. A iniciativa evita que os pacientes com suspeita da doença tenham complicações nos sintomas.


As temperaturas e chuvas do verão oferecem o ambiente perfeito para a proliferação do mosquito. Por isso, os agentes de zoonoses seguem novo cronograma de trabalho percorrendo toda a cidade nos fins de semana e feriado de Carnaval.  Outro aliado é a aplicação do adulticida com equipamento acoplado em veículo – conhecido como fumacê – para o combate ao mosquito já em fase adulta. A ação está sendo realizada, diariamente, das 4h às 10h e das 16h às 22h para maior eficácia.


A predominância dos pneus entre os principais criadouros do mosquito também tem destaque na pauta de ações. A coleta nas residências foi intensificada, e atualmente mais de 500 borracharias são cadastradas para o recolhimento e destinação correta dos materiais. O morador pode solicitar o recolhimento pelo telefone (34) 3213-1470.



26/02/2019

Alex Rocha

alexrocha@uberlandia.mg.gov.br

(34)3239-2441



Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022