Equipe do Meio Ambiente inicia nova etapa de plantio da castanha de Baru em Santa Vitória


Está aberta a temporada do plantio das sementes do Baru no Horto Municipal. A iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca começou na última semana com mais uma etapa de beneficiamento do baru para a seleção de sementes e replantio de mudas envolvendo os servidores municipais Mariozan de Freitas, Jairo Junior, Marcelo Manoel e José Ariquinidio ‘Zezinho’.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Pesca da Prefeitura de Santa, Fernando Bonito, a produção de mudas de baru em alta escala tem o objetivo de incentivar o plantio da espécie nativa do cerrado nas comunidades rurais protegendo mananciais e fornecendo alimento para espécies silvestres.

“Uma questão importante é o conhecimento do valor nutricional e funcional do baru que tem chegado à população, valorizando seu potencial tecnológico e econômico, através da comercialização não só do plantio do baru de maneira consorciada, mas também da venda da castanha, a extração do óleo do Baru e produção de farinha da poupa da castanha”, afirmou Fernando Bonito.

Em Santa Vitória, o Projeto Baru começou a todo vapor em 2018 com a disponibilidade do ponto para recebimento e acondicionamento do baru recolhido por catadores de nosso município. Naquela ocasião, foram movimentados quase de R$7.000,00 reais no município através do Projeto, correspondendo à aproximadamente 320 Sacos de Baru.



Nossos Municípios

2 De Julho De 2021

 


Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado