FAMÍLIA DO ZACARIAS CORRÊA- UMA FAMÍLIA DEDICADA AO TRABALHO, A ÉTICA E A HONESTIDADE.

Zacarias Correia é o sexto filho do senhor José Corrêa de Andrade, o que você pode nos falar sobre o seu pai José Corrêa um pouco da à história dele?
Para Zacarias seu pai foi um homem que queria todo o filho tivesse um pai bom como ele só trazendo bons exemplos. Tudo o que ele deixou pra nós foi para o futuro. Deixou saudades até hoje de tudo que era bom. Mostrava pra nós que gostava de tudo que era direito, gostava que não fizéssemos nada errado. Era uma pessoa exemplar. Meu pai era demais. Se nosso país tivesse todo pai assim o mundo era outro, sem preferencias por filhos especiais e considerava todos iguais
.Ensinou os filhos a trabalhar, deu educação e estudo até onde conseguiu. Deixou um exemplo tanto para meus irmãos como para todos os meus filhos que já seguem uma linhagem de trabalho e honestidade.
A Mãe do Zacarias Corrêa também é de família tradicional da região. Ela é da família dos Candinho, D. Maria Alves de Melo, que após o casamento passou assinar Maria Alves Corrêa com coração bondoso e muito agarrada com os filhos.
O pai é da Família Corrêa, filho de Zacarias Valeriano Corrêa e minha avó Purcena ................, tiveram 12 filhos, morreram o Benedito com 14 dias de nascido, em seguida faleceram Helena, Tião Corrêa e Eustaqui0 sobrevivendo oito filhos.  Gerson, Nilda, Nivalda, Zacarias, Wilson, Nilza, Paulo e José Fabio. Todos casados com familias constituídas.
Conta Zacarias que o pai foi vereador no pleito do Senhor, Otavio Pereira Guimarães, entrou como suplente após o afastamento de um vereador da época.
Zacarias relata com muito orgulho a historia de seu pai, lembra que ele para adquirir a maior parte de seu patrimônio, foi através de negociações com compra e venda de gado na região, trabalhou visando deixar tudo para os filhos. Deixando em média 750 hectares para a família, todos hoje estão bem locados nas terras que ele deixou, com exceção de uma das filhas ter optado pelo seu trabalho na cidade que considerou ser mais apropriado para ela, devido o marido ter sofrido um AVC, e não teria condições de fazer as coisas da fazenda e cuidar da casa e do seu trabalho qual hoje já está aposentada.

Por serem de famílias tradicionais de carreiros, foi criada há 35 anos a Festa de carros de Bois dos Corrêa para dar continuidade à tradição deixada pelo avô e o pai seguindo os costumes dos mais antigos da família que eram carreiros natos e passou esta tradição para os filhos, hoje nem todos tem carro de bois, apesar de alguns terem deixados de seguir a tradição para manter a história dos carreiros. Dentro da família temos o Sebastião Corrêa que por ter sido um carreiro nato, foi homenageado em vários encontros de carros de bois e agraciado com uma música denominada CARREIRO DE TUTANO alusivo a historia de carros de Bois da dupla de Violeiros Os dois Mineiros tendo em seu conteúdo uma letra e melodia muito bonita relatando com clareza a vida do carreiro e a tradição da família Corrêa.
O Zacarias fala com orgulho as sua família. O respeito e a parceria com sua esposa Dona Neusa, aliados à fé Cristã tiveram três filhos maravilhosos A Dalila, o Daniel e o Cristiano, todos formados e proprietários de empresas criadas concernentes as suas profissões. A Dalila é Farmacêutica, o Daniel é Engenheiro Eletricista e o mais novo Cristiano é Médico Veterinário.
Zacarias sente muito orgulho dos filhos por terem formados e saber que isto era um anseio de seu pai José Corrêa de ver seus netos formados e trabalhando. O pai era um homem muito direito e só gostava do bem e se estivesse aqui hoje aplaudiria de pé meus filhos por estarem atingindo seus objetivos. A Mãe Dona Maria também estaria muito feliz, pois admirava os netos e ficaria muito feliz com a realização de todos.
A Dona Maria era muito rigorosa e quando tinha que corrigir ela corrigia mesmo, batia, conforme Zacarias disse que ele apanhou até os 11 anos de idade. E fala que tomou muita tunda “Eu tomei muitas, pois os pais tem que corrigir mesmo, melhor em casa do que na rua,”-completou.
Zacarias declara ser um homem feliz e disse amar a avida, por ter muitas amizades e somar mais amigos por onde anda.
O Zacarias é um cidadão muito popular e atribui a isto a seus relacionamentos com os amigos com honestidade e sinceridade, e por isto não acha conveniente envolver em politicas, devido à politica de hoje não serem embasadas por homens sérios como antigamente, sem corrupção.
Nossa família sempre tem um laço de amizade muito afetivo, todos os aniversários e festas da família reuniram para rezar um terço e divertir, onde cada um conta uma façanha diferente. Ora mentiras, ora sérios.
Hoje ele é proprietário de três sítios onde dedica a Pecuária.
O sitio Espinho da águia, ele passou para a Dalila e o Leandro seu genro onde produzem grãos.
O Zacarias sempre frisa a satisfação de receber elogios da sua família, pôr ser muito bem vista e elogiada na cidade de região sendo uma família exemplar, todos bem sucedidos e sente honrado em saber que a família tem tradição e bem sucedida em nossa terra. E conta da sua passagem como conselheiro por 11 anos na Cooperativa de Credito Credivaz-Siccob e sempre participativo em todos os eventos religiosos e sociais, contribuindo com a Casa de Apoio de Barretos todo ano. ”O que gosto é de saber que tenho muitos amigos e adquirir mais somando mais ainda”.
Para finalizar disse o que queria na vida já adquiriu que é uma família bonita.

NEUZA CORRÊA– UM EXEMPLO INCOMPARÁVE   DE  MÃE

Dona Neuza esposa e prima do Zacarias, por serem primos, são confidentes por dois motivos, Casamento e parentesco que por sinal contradiz jargão “Primo com primo não dá certo” pelo contrario, são um casal exemplar e com atitudes dignas de uma família bem constituída.

Neusa e Zacarias. Considerados casal modelo e exemplares  ,são casados a quarenta anos  e tem 3 filhos sendo  a mais velha a Dalila Corrêa que é Farmacêutica , O Daniel Corrêa Engenheiro Eletricista e o Cristiano Corrêa Medico Veterinário e todos exercem suas  profissões e ajudam os pais na condução dos trabalhos das três propriedades da família.
Vivem em harmonia familiar invejável.
Neusa salientou que já teve a oportunidade de morar em Vazante, devido à necessidade dos filhos estudarem, porem depois de formados voltaram para a fazenda onde vivem em harmonia com o trabalho e a natureza, e não trocam por nada nem aqui nem na china. Disse ela ...
Hoje o casal repartem as obrigações na fazenda propiciando fartura e um lar modelo para a criação dos filhos e netos que sempre estão em visitas aos avós.
Neusa teve um bom relacionamento com o sogro José Corrêa, fazendo uma observação dele, nos disse que era um homem sério e sistemático e da sogra Dona Maria disse que era uma pessoa bondosa, mas também rigorosa com a casa. Quando chegávamos lá com as crianças sempre tinha um biscoito para comer e se eles deixassem cair alguma coisa no chão ela já juntava porque sabia que logo atrás vinha à sogra com uma vassoura fazendo a limpeza, por ser muito caprichosa com o trato da casa. O que foi útil, porque os filhos aprenderam e sempre é deixado  algumas tarefas para eles e eles sempre ajudam.
 Falando dos filhos e netos, tiveram três filhos: A Dalila casada com o Leandro que tiveram duas  netas maravilhosas :A Mariana e a  Luana. O Daniel e a........... trouxe ao mundo  o Eduardo e o Cristiano nasce recentemente o Davi e com isto a família só aumentando.
Hoje as famílias do casal disfrutam de uma união muito grandes e ambas quando reúnem em festas religiosas e familiares é muito bom e traz muita alegria a todos.
Neusa considera a vida de hoje mais fácil que antigamente, com muito mais conforto e facilidades para adquirir as coisas devido à modernidade com adventos da tecnologia que facilita muito.

O ADVOGADO E AGRICULTOR LEANDRO MORATO

O Leandro esposo de Dalila manifesta a sua satisfação de ter entrando em uma família tradicional de Vazante, uma família respeitada e admira o respeito dos sogros Zacarias e Neusa, no meio social. Humildade, a simplicidade e a honestidade do casal. Um casal unido e criou os filhos com muitas dificuldades e hoje os filhos são exemplos vivos da família e isto é o maior legado que um casal deixa.
Leandro considera vivo na memória as lembranças da historia do avô de sua esposa Dalila, a vontade de tê-lo conhecido é grande Ele  é muito comentado pelos filhos, parentes e toda comunidade Vazantina, como vivia, como fazia, liderança que ele era na época que ele representava dentro do seio da família era uma pessoa dotada de uma sabedoria além do seu tempo, um homem de uma sabedoria ilimitada, foi um parlamentar, chegando a ser um vereador do município, Investidor e gostava de trazer novidades para a cidade. Foi uma liderança na família.
Leandro é formado em Direito há 12 anos e exerce sua profissão em um escritório na Avenida Gustavo Solis, e procura atender sua clientela com muita presteza e solicitude e agora tornou se agricultor em um pedaço de terra que o Zacarias passou para a o casal tomar conta e a produzir.

Leandro agradeceu a oportunidade de estar participando e falando de uma família tão tradicional a qual respeita muito e diz se honrado de estar convivendo com este grupo familiar de tamanha expressão no município. Também agradeceu a mim como organizador e autor desta idéia de catalogar fatos e histórias de famílias tradicionais da região como e quando tudo surgiu e como tudo se formou, para deixar guardados nos anais da historia do município para o deleite de nossos filhos e nossos netos. É muito louvável e gratificante para mim fazer parte desta história.=finalizou Leandro.

DALILA E SEU DEPOIMENTO SINCERO DE FILHA EXEMPLAR.

Dalila de Fatima Andrade é a primeira filha do casal Zacarias Corrêa e Neusa Corrêa, o que sempre brincam dizendo que são filhos de puro sangue, devido serrem primos, são corêinhas legítimos, casada com o Advogado Leandro Morato com o qual tem duas lindas filhas Mariana e Luana, Ela é Farmacêutica e desenvolve duas funções no ramo da saúde do Município em Vazante, trabalha na Secretaria de saúde e é sócia proprietária de uma  Farmácia. O pai é tudo para ela, é inspiração, é o pai  herói dela ,sempre se  inspirou nele, foram criados de forma  correta ,justas , nos melhores padrões, os pais sempre os ensinaram os melhores valores que vem perdendo no tempo, mas, foram criados nos valores da honestidade ,da amizade, do carinho, e do amor. Definindo duas para palavras que marcaram muito as vidas dele foi  a honestidade e amizade muito ensinado por eles. A amizade vale muito é o preceito que ele sempre adotou.
A Mãe ela define como uma pessoa doce, que sempre está junto nas horas que sempre os filhos precisam, tem os dois irmãos que é à base da família Daniel e Cristiano, a família hoje em dia é tudo na vida dos filhos.
Hoje casada, tenho duas filhas Mariana Corrêa e a Luana Corrêa.
Dalila escolheu para a sua atividade a área de saúde cursando Farmácia. Formada em 2004 e trabalha na rede municipal há alguns anos e esta galgando a carreira na farmácia, que é um trabalho árduo, porém é serviço que ama muito e gosta bastante é uma maneira de estar podendo orientar o povo na questão de saúde.Em  farmácia ninguém leva um sorriso de alegria e sim sempre um problema a ser resolvido, ninguém chega a uma farmácia como se estivesse indo ao Shopping para passear, e sim sempre com um problema de saúde para ser solucionado. Onde exige mais carinho e atenção especial para estar atendendo às pessoas.

Para Dalila falar da mãe é complicado, falar de mãe parece fácil, mãe é mãe, uma palavra doce, e depois que se torna mãe que se percebe que o amor de mãe é infinito. Ela considera a dela muito séria, que muito pregou o caminho correto, brava com todos nós que fomos criados com idades próximas por pouca  diferenças de idades. Não foi fácil criar os três filhos, que muito novos deslocaram para Uberlândia para estudar. A Dalila com dezesseis anos, o Daniel com quinze e o Cristiano com onze anos, ficamos em Uberlândia até todos formarem sempre no caminho certo, sempre no caminho do bem e esta foi à base sólida, rígida com os bons princípios que tivemos. enfatizou Dalila...

Conforme Dalila teve pouco conhecimento com o Avô Zé Corrêa, tinha quatro anos e nos disse que tem várias lembranças dele sempre na área do alpendre onde ficava muito marcante, porque tinha samambaias muito compridas e a avô dona Maria muito cuidadosa nutria de um ciúme pelas plantas que eram muito bonitas e quando nós puxávamos as galhas ela ficava brava e tenho lembranças que ela era brava mesmo, mas ao mesmo tempo era carinhosa com os netos, e vem na lembrança que ela adorava sorvetes e meu pai chegava com os potes de sorvetes. O que ela adorava muito .- são imagens que não saem da memória.
A Família tem uma convivência muito grande com os primos, todos os netos, e netas, tios e tias por serem uma família muito grande e sempre se reúnem em festas e terços e na grandiosa Festa dos carreiros da Cachoeira denominada “FESTA DOS CORRÊAS “que se realiza  a 35 anos., onde se  encontram todos.


DANIEL O SEGUNDO FILHO DO CASAL FORMA REALIZANDO OS SONHOS DOS PAIS E AVÓS

O Daniel Corrêa de Andrade é o segundo filho do casal Zacarias e Neusa Corrêa, ele é formado em Engenharia Elétrica, saiu muito novo para Uberlândia para fazer o ensino médio, hoje proprietário de uma empresa especializada em energia solar, energias renováveis, deficiências energéticas é o foco da empresa.
A convivência maior que teve com a família foram até os quinze anos enquanto ainda residiam em Vazante. E nos finais de semana, feriados e férias que vinham para a fazenda. A Infância dele foi muito boa com relacionamento afetivo com os pais primos e amigos o que sempre na fazenda encontravam  até os quinze anos .A partir dai foram para Uberlândia estudar. A convivência dele com a família são excelentes. sempre foi muito agarrado e quando reúnem é só união e não tem desavenças nenhuma.
São poucas as recordações com o avô, quando ele faleceu o Daniel era muito novo é de 1983 e ele faleceu em 1987,tinha 3 a 4 anos, praticamente nada. Da avó Maria sim ele tem recordações mais vivas ,inclusive uma época em que ela estava um pouco debilitada  o  Fabinho  o caçula que é o padrinho dele o contratou para ficar de companhia com avó nas partes da tarde, o que durou 2 meses e uns dias ,ele ia para aula na parte da manhã e na parte da tarde ele tinha que ficar com ela a tarde toda ,na época era muito bom ,sempre fazia perguntas pra ela  e ela retrucava que ele era muito curioso. Parava um pouco e voltava a questionar porque gostava muito de ouvir as historias antigas da família e de outras famílias era bom para passar o dia a dia questionando as coisas de cultura da época. E assim além de adquirir um grande conhecimento da cultura ele recebia do padrinho dele um dinheirinho para passar os fins de semana, Sente honrado por ter prestado este serviço tanto para a avó dele como também para o padrinho que é muito trabalhador e compara-o ao pai como formigas que não param nunca de trabalhar. O que é uma caracteriza marcante da Família dos Corrêa..

CRISTIANO DEDICA SEUS ESTUDOS NA ARÉA DE PECUARIA E DEDICA INTEGRALMENTE  A SEU TRABALHO

Cristiano Corrêa filho de Zacarias Corrêa e Neuza Corrêa é formado em Medicina Veterinária, formou-se em Uberaba /MG nasceu em 1986 já com 33 anos  trabalha  na aréa de consultoria de fazenda de leite ,recentemente a uns três  anos adquiriu junto ao pai uma propriedade e também o pai o ajudou  a criar uma consultoria de vaca de leite que é o que ele gosta. Desde criança sua paixão sempre foi seguir o pai na experiência de mexer com fazenda cuja tradição vem do avô e bisavôs  e ele como o caçula sempre foi muito ligado ao pai e até hoje está no ramo que ele segue também. Está na aréa veterinária e na fazenda que adquiriram. Cristiano comenta que desde pequeno o pai ensinava trabalhar, lembra-se de quando tinha sete anos e o seu irmão Daniel mais velho tinha dez anos e o pai dava a tarefa que era bater pastos, capinar duas ruas de cana para ficar livre para brincar. Cristiano se lembra da criação rígida que o pai deu a ele e aos irmãos.
Recentemente agora no final do ano conta que casou com a Mariana e logo descobriu a gravidez da esposa e aguardam com muita ansiedade e alegria do filho que se chamará Davi e com a permissão de Deus até julho já estará em nosso meio alegrando e aumentando a família Corrêa, observando que Davi poderá ser mais um carreiro.
Sobre o avô José Corrêa e a avó Maria Alves Andrade, ele lembra que o avô morreu no ano de 1987 sendo um ano depois que ele  nasceu ,não cheguei a o conhecer, mas seu pai  com 67 anos sempre nos conta a historia dele e transparece que nossa família é muito unida. Da avó Maria ele lembra bem pois tiveram um contato melhor e lembra muito dela porque ela gostava muito de sorvete e se quisesse alegrar ela ,era só trazer o sorvete para ela que ela ficava maravilhada

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022