Outono começou na noite desta ultima quarta

Estação traz temperaturas acima da média e diminuição das chuvas.

 De acordo com o especialista, no final do outono, também entre os meses de maio e junho, acontece a formação de inversão térmica, fenômeno que ocorre quando a temperatura da atmosfera na superfície é menor do que nos níveis acima. “Esse cenário faz com que os poluentes não se dissipem rapidamente e, consequentemente, piora a qualidade do ar nas cidades”, aponta Arthur.O outono, estação que marca a transição entre o verão e o inverno, se inicia às 18h58min desta quarta-feira (20/3). Neste ano, a época será marcada por frentes frias que provocarão quedas de temperaturas, semelhantes às típicas do inverno, e pela diminuição das chuvas em todo o estado. A estação se estende até às 12h54min do dia 21 de junho.

Mudanças relativamente rápidas nas condições de tempo também são esperadas, com probabilidade de ocorrência de nevoeiros e geadas nas primeiras horas do dia nas regiões serranas de Minas. “Outra característica importante é que no decorrer da estação, a atmosfera torna-se gradativamente mais seca, podendo atingir valores de umidade relativa do ar abaixo de 30% em alguns dias de maio e junho”, salienta o meteorologista Arthur de Paiva Neto, da Cemig.




Previsão de chuvas

Embora a expectativa seja de diminuição das precipitações de água ao longo da estação, a previsão é de um outono com chuvas acima de média histórica. Pancadas ocasionais podem ocorrer em abril e a perspectiva é que tanto esse mês quanto maio apresentem um volume abaixo da média, enquanto junho traz um cenário acima da média geral.



Temperaturas

Neste ano, o outono recebe influência do El Niño, o que favorece a ocorrência de temperaturas ligeiramente acima da média. As análises meteorológicas apontam para abril como o mês mais quente e junho com as temperaturas mais amenas.



“A expectativa é de temperaturas acima da média na faixa norte e leste do estado, abaixo da média na Zona da Mata e dentro da média histórica para as demais regiões de Minas. Nas demais regiões as temperaturas ficarão dentro da média comum do outono”, indica o meteorologista.


Comunicação Cemig







Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022