Romeu Zema visita escola selecionada como piloto para implantação do novo ensino médio profissionalizante

Instituição, que também será contemplada pelo programa “Mãos à Obra na Escola”, alcançou 95% de adesão à prova que avalia a educação básica no Brasil


O governador Romeu Zema visitou, nesta terça-feira (10/12) a Escola Estadual Presidente Dutra, em Belo Horizonte, para conhecer as instalações da instituição, que foi escolhida como piloto para implantação do novo ensino médio. A partir do próximo ano, a escola contará com seis turmas do ensino médio integral profissional, com atividades técnicas nas áreas de eletroeletrônica, mecânica, eletrônica, segurança do trabalho e informática. Ao todo, 210 estudantes serão contemplados pela iniciativa.

Durante a visita, Romeu Zema, acompanhado da secretária de Educação, Julia Sant’Anna, também anunciou a destinação de recursos para a unidade de ensino, por meio do programa Mãos à Obra, que terá a lista completa anunciada nos próximos dias.

“A Escola Estadual Presidente Dutra receberá o valor de R$ 233 mil para reforma da parte elétrica e outras melhorias necessárias. Sabemos o quanto um ambiente escolar bem conservado contribui para o aprendizado e desenvolvimento dos alunos e, por isso, não vamos poupar esforços para que os recursos desse programa cheguem ao maior número de instituições possível”, disse Zema.

O governador visitou as instalações da unidade e conversou com os alunos presentes, enfatizando a importância dos estudos na vida dos jovens.

“Vocês são jovens e possuem uma capacidade de absorver informações que vai diminuindo com o tempo. Não joguem isso fora, o tempo passa rápido. Independentemente do que vocês estudarem, de ser curso técnico ou faculdade, sejam bons naquilo que vocês escolherem. Procurem competência e não diploma. Diploma fica na parede, competência está dentro da cabeça”, destacou.

Um dos motivos para a escolha da Escola Presidente Dutra como piloto foi o alto índice de adesão, de 95,4%, ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), prova do Ministério da Educação (MEC) que tem como objetivo avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação básica brasileira. O exame é um dos fatores analisados para medir o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Conforme a diretora, Margareth de Fátima leite Batista, foi feito um amplo trabalho de conscientização dentro da escola, envolvendo professores, alunos e funcionários, para enfatizar a importância da prova, aplicada entre outubro e novembro deste ano.

“Em 2017, tivemos um índice de adesão baixíssimo, a maior parte dos alunos não veio fazer a prova, e o nosso ensino não pôde ser avaliado. A partir disso, investimos em uma equipe de professores que se mobilizam para conscientizar sobre a importância do Saeb. É uma mudança de pensamento. Explicamos que esse é o momento de avaliar o nosso conhecimento, saber onde precisamos melhorar, identificar o que não está bom e as intervenções necessárias. É gratificante ter, agora, um retorno positivo”, afirmou.

De acordo com a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, a adoção do novo modelo de ensino médio vai contribuir para a inserção dos jovens no mercado de trabalho.

“Os alunos da Presidente Dutra poderão escolher entre cinco cursos profissionalizantes em 2020, que foram selecionados a partir de um estudo de empregabilidade na região. Fico muito feliz porque pesquisas apontam que estudantes do ensino médio integral têm maior possibilidade de ingressar em um curso superior e alcançar melhores salários na vida profissional”, enfatizou.

_______________________________________
Crédito (fotos): Marco Evangelista / Imprensa MG

Comentários

potagens mais vistas

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos