Boletim Licenciamento Ambiental SUPRAM

Evento foi promovido pela SUPRAM TMAP, em parceria com a FIEMG Regional Alto Paranaíba
Consultores e industriais de diversos municípios de Minas Gerais participaram, recentemente, na sede da FIEMG Regional Alto Paranaíba da capacitação no Sistema de Licenciamento Ambiental. O evento foi uma realização da SUPRAM, em parceria com a FIEMG Regional.

A capacitação foi ministrada por uma equipe de técnicos da SUPRAM TMAP (Superintendência Regional de Meio Ambiente do Triângulo Mineiro e Alto Paranaiba) de Uberlândia. De acordo com a superintendente, Kamila Borges Alves, o novo Sistema de Licenciamento Ambiental será a base única para a caracterização, formalização e análise, por via eletrônica, dos processos de licenciamento ambiental para todas as modalidades.



Ela informou que, recentemente, aconteceram mudanças nos procedimentos de licenciamento ambiental e o objetivo foi apresentar o passo a passo de como requerer uma licença ambiental no estado, em um processo informatizado.

 “O Sistema on line é bem simples e facilita para o empreendedor que não precisa mais se deslocar a uma superintendência para formalizar o processo. O empreendedor preenche o requerimento, via internet e faz o acompanhamento de todo o processo, permitindo saber com que técnico está o processo”, explicou. Ao final, o sistema fornece a certificação.

 Ela destacou ainda que o sistema fornece informações sobre os documentos que precisam ser juntados ao processo. A partir de então, os técnicos conseguem analisar e emitir a licença. No entanto, ela ressaltou que o sistema informatizado não substitui a vistoria técnica no local do empreendimento. “Substitui somente a questão física do processo e encurta caminhos. O rigor do licenciamento e análise continuam normais”, enfatizou.



A capacitação possibilitou o repasse de cada etapa do processo de formalização do pedido de licenciamento ambiental e esclareceu dúvidas dos participantes.


Para o presidente da FIEMG Regional, Lisandro Bicalho, essas capacitações são fundamentais para que as indústrias estejam preparadas para o cumprimento das legislações ambientais, pois trazem as novidades com a informatização dos processos.


O analista ambiental da FIEMG Regional, Helberth Henrique Raman do Vale Teixeira, salientou que as mudanças estão ocorrendo e que este sistema é mais um passo para se desburocratizar e agilizar os pedidos de licenciamento.




Maria Ângela Nunes Nogueira Martins | Analista de Comunicação

FIEMG | Regional Alto Paranaíba | Patos de Minas
Sistema FIEMG

Comentários

potagens mais vistas

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos