Boletim Licenciamento Ambiental SUPRAM

Evento foi promovido pela SUPRAM TMAP, em parceria com a FIEMG Regional Alto Paranaíba
Consultores e industriais de diversos municípios de Minas Gerais participaram, recentemente, na sede da FIEMG Regional Alto Paranaíba da capacitação no Sistema de Licenciamento Ambiental. O evento foi uma realização da SUPRAM, em parceria com a FIEMG Regional.

A capacitação foi ministrada por uma equipe de técnicos da SUPRAM TMAP (Superintendência Regional de Meio Ambiente do Triângulo Mineiro e Alto Paranaiba) de Uberlândia. De acordo com a superintendente, Kamila Borges Alves, o novo Sistema de Licenciamento Ambiental será a base única para a caracterização, formalização e análise, por via eletrônica, dos processos de licenciamento ambiental para todas as modalidades.



Ela informou que, recentemente, aconteceram mudanças nos procedimentos de licenciamento ambiental e o objetivo foi apresentar o passo a passo de como requerer uma licença ambiental no estado, em um processo informatizado.

 “O Sistema on line é bem simples e facilita para o empreendedor que não precisa mais se deslocar a uma superintendência para formalizar o processo. O empreendedor preenche o requerimento, via internet e faz o acompanhamento de todo o processo, permitindo saber com que técnico está o processo”, explicou. Ao final, o sistema fornece a certificação.

 Ela destacou ainda que o sistema fornece informações sobre os documentos que precisam ser juntados ao processo. A partir de então, os técnicos conseguem analisar e emitir a licença. No entanto, ela ressaltou que o sistema informatizado não substitui a vistoria técnica no local do empreendimento. “Substitui somente a questão física do processo e encurta caminhos. O rigor do licenciamento e análise continuam normais”, enfatizou.



A capacitação possibilitou o repasse de cada etapa do processo de formalização do pedido de licenciamento ambiental e esclareceu dúvidas dos participantes.


Para o presidente da FIEMG Regional, Lisandro Bicalho, essas capacitações são fundamentais para que as indústrias estejam preparadas para o cumprimento das legislações ambientais, pois trazem as novidades com a informatização dos processos.


O analista ambiental da FIEMG Regional, Helberth Henrique Raman do Vale Teixeira, salientou que as mudanças estão ocorrendo e que este sistema é mais um passo para se desburocratizar e agilizar os pedidos de licenciamento.




Maria Ângela Nunes Nogueira Martins | Analista de Comunicação

FIEMG | Regional Alto Paranaíba | Patos de Minas
Sistema FIEMG

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023