Ultimas noticias de Uberlândia MG




1ª edição do “Carnaforró” anima idosos no Crescer Laranjeiras

            Provando que não só os jovens têm direito e energia para pular o carnaval, a turma da melhor idade aproveitou esta quinta-feira (27), para participar da 1ª edição do “Carnaforró”. Com iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), cerca de mil idosos participaram em clima de folia, das atividades que aconteceram no equipamento da Rede Crescer Conviver do bairro Laranjeiras. Nesta sexta-feira, a folia continua na unidade.
Visando maior conforto aos usuários do Centro de Convivência do Idoso, a Sedest montou uma estrutura completa com cadeiras, mesas e tendas na rua Senegal, que fica em frente à unidade da Rede Crescer. Três bandas animaram a folia, e a comemoração relembrou os antigos carnavais, com marchinhas e o ritmo que comandou a folia, o forró pé de serra.

Os foliões receberam o kit do folião, composto com serpentina, olho de sogra, papel picado e todos os itens tradicionais do carnaval. Os idosos ainda tiveram acesso aos mesmos serviços que são oferecidos no evento Crescer no Bairro, como aferição de pressão, massagem, pintura corporal, corte de cabelo, manicure, maquiagem, lanche, entrega de mudas e kit de maquiagem. “Hoje foi a oportunidade de reunir os usuários dos quatro Centros de Convivência da cidade, e fazer essa grande festa. Assim como os idosos procuram espaços de socialização, hoje eles encontram aqui esse espaço para se divertirem, utilizar os serviços ofertados e participarem deste momento de integração, além claro, de lembrar da tradição carnavalesca, conviver e conhecer outros idosos dos outros centros”, disse a diretora da Rede Crescer, Letícia Alves.
Quem participou do baile, não pôde deixar de notar a alegria contagiante das amigas Ana Francisca, de 74 anos, e Maria Conceição, com 79 anos. Ambas chamaram a atenção pelo brilho das fantasias confeccionadas por elas mesmas, e pela máscara carnavalesca cheia de brilhos e lantejoulas. Ana Francisca conta que perdeu a filha em 2010, e que até o começo do ano passado vivia em depressão. Depois que começou a frequentar as aulas de dança, a ginástica e a hidromassagem, a sua vida mudou. “Tudo que está acontecendo aqui acontece também nas aulas, a alegria não é só no carnaval, são todos os dias nas unidades que atendem os idosos. Somos uma família unida e feliz”, disse. A amiga dona Maria Conceição emendou a conversa e conclui dizendo: “Quem participa das atividades de ginástica e danças, não toma remédio. Isso aqui é vida, o que fazemos gera saúde”, disse.
Não faltou animação, alegria e descontração para o casal de namorados Ivanir Ferreira e Eurípedes de Souza. Ambos já passaram dos 70 anos e combinaram na fantasia, ela com uma peruca verde e mascarada, e ele, com uma gravata da mesma cor, cheia de purpurina. E no ritmo do forró eles contaram como se conheceram e porque a dança é tão importante para a vida do casal. “Eu fui buscar ele em Cachoeira Dourada, em um evento de dança para terceira idade. A partir deste dia começamos a namorar, e atualmente ele mora aqui em Uberlândia comigo. A dança não pode parar, foi através do forró que começamos e com o forró vamos ficar até aguentarmos”, contou a aposentada Ivanir.
O grito de carnaval foi dado em meio às marchinhas tradicionais e não deixou ninguém parado. O senhor José Severino já com seus 75 anos caiu na folia com muita animação. “Estou dançando já tem mais de três horas seguidas”, contou. Quando questionado se não estaria cansado, ele é contundente na resposta. “Hoje só saio daqui quando acabar, e olha que meu pique não acaba fácil não. Hoje quero dançar com pelo menos mais umas 15 damas”, contou em gargalhadas.
            O Carnaforró continua com a mesma programação nesta sexta-feira (28), a partir das 13h na rua Senegal, numero 30, no bairro Laranjeiras.
            Rede Crescer
A Rede Crescer Conviver (antigo CEAI), ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), dispõe de quatro unidades direcionadas exclusivamente ao atendimento de idosos (aproximadamente 5.500 usuários, de todas as classes sociais). Nesses espaços são oferecidas atividades recreativas, educacionais e esportivas. São mais de 15 ocupações gerais e outras aplicadas de acordo com a estrutura de cada equipamento. Os participantes podem escolher entre as modalidades de dança de rua, dança de salão, balé, capoeira, alongamento, musculação, hidroginástica, fisioterapia, teatro, coral, artesanato, alfabetização, jazz e informática.

Rede Crescer Conviver
Bairro Brasil – Avenida Rondon Pacheco, 5865
Bairro Laranjeiras – Rua Senegal, 30
Bairro Luizote de Frietas – Rua Roberto Margonari, 100
Bairro Guarani – Rua Carnaval, 415

Funcionamento:
Segunda a Sexta-Feira – 7h às 18h

Como ingressar:
É preciso ter mais de 60 anos, preencher o formulário do CadÚnico e apresentar atestado médico para liberação das atividades.

Paula Maia
Desenvolvimento Social e Trabalho
27/02/2014



Uberlândia terá o maior aeroporto multimodal de cargas do Brasil  ILS começou a funcionar nesta quinta-feira (27)


Mais uma vez Uberlândia confirma sua vocação em logística e negócios. O maior aeroporto regional de Minas Gerais será ampliado, se tornando o primeiro aeroporto multimodal (Aero-rodo-ferroviário) de cargas administrado pela Infraero no país. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (27), no Centro Administrativo Municipal, pelo prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, e o superintendente local da Infraero, Sérgio Kennedy. A estimativa é que todas as obras de expansão custem aproximadamente R$ 520 milhões. Sérgio Kennedy aproveitou o evento para anunciar que o Instrument Landing System (ILS), equipamento que permite o pouso de aeronaves em situações meteorológicas adversas, começou a funcionar hoje.
O evento também marcou a assinatura pelo prefeito Gilmar Machado do decreto de utilidade pública para a desapropriação de área (Área 2 do projeto) com 185.945,70 m2 e o decreto de intenção de uso como utilidade pública para reserva de outra área (Área 3) com 151.261,21m2 que, juntas, permitirão a expansão do aeroporto. Os decretos vão viabilizar o início da execução da proposta para que o Aeroporto de Uberlândia seja o primeiro multimodal de cargas do país. A ampliação não exigirá nenhuma desapropriação de imóveis habitados no entorno, visto que as áreas cedidas são suficientemente necessárias para regularização das pendências operacionais e atendimento das aeronaves cargueiras, principal objetivo da ampliação.
“Esse é um dia especial. Estamos muito felizes de a Infraero poder anunciar a expansão do aeroporto de Uberlândia. Certamente é um empreendimento que vai ficar na história do desenvolvimento da cidade. O aeroporto vai receber um dos maiores investimentos do Governo Federal. Agora mais empresas se interessarão em vir para uma cidade com uma estrutura como a que teremos aqui, unindo o transporte aéreo, ferroviário e rodoviário. Empresários podem continuar a investir em Uberlândia, pois estamos fazendo o nosso trabalho, garantindo a estrutura necessária para o desenvolvimento”, destacou o prefeito Gilmar Machado.

Localização estratégica

O aeroporto fica localizado em uma região estratégica, próxima a linha ferroviária da FEPASA - Ferrovia Paulista S/A e ainda a poucos metros do entroncamento das  BRs 050 e 365, bem como proximidade com outras rodovias federais, como a  BR-452 e a BR-153, o que viabiliza a proposta de transformar o sítio aeroportuário em multimodal. Com a expansão, tendo transporte multimodal, o aeroporto estará apto a receber e enviar cargas internacionais, atendendo, em especial, o trecho Miami/Manaus/Uberlândia/São Paulo.
Embora atualmente não possua um terminal de logística de cargas, o aeroporto já exerce em grande porção a movimentação de cargas aéreas. Em 2013, a movimentação no Aeroporto de Uberlândia foi de 1.858 milhão de toneladas, 13,07% maior que o ano anterior. Ainda em 2013, houve um crescimento de 4,97% na movimentação de aeronaves, enquanto o Brasil registrou um aumento de aproximadamente 2%.

Mais passageiros

O projeto prevê a ampliação do pátio de aeronaves com equipamentos, salas de embarque e desembarque, pista de pouso e decolagem, instalação do terminal de logística de cargas, área de estacionamento, dentre outros espaços. Intervenções que deixarão o aeroporto com estrutura para receber grandes aeronaves, como Boeing 767. O projeto também permitirá mais que triplicar a capacidade de atendimento de passageiros, passando dos atuais 2,4 milhões anuais para 8,2 milhões.
Uma etapa da ampliação da pista já foi executada. No último mês, a pista foi aumentada em 150 metros, passando a operar com 2.100 metros. Posteriormente, será ampliada em mais 400 metros. A expansão contempla ainda a construção de uma rede hoteleira e salas de convenções, o que reforçará a vocação de Uberlândia para o Turismo de Negócios, além de um espaço de apoio aos caminhoneiros.
O superintendente regional da Infraero, Sérgio Kennedy, informou que o cronograma de atividades já foi iniciado. “O início das obras depende de licenciamento ambiental. A Infraero já executou junto ao Governo do Estado, Supram, Superintendente de Meio Ambiente, a ordem de serviço solicitando o estudo do EIA-Rima, para avaliação e estudo do impacto ambiental para o início das obras”, disse. A conclusão das obras será em etapas. A reforma do atual terminal de passageiros está prevista para dezembro de 2015, que contempla a ampliação da área de embarque e desembarque, atendendo a demanda dos Jogos Olímpicos de 2016. A área de cargas e logística está prevista para 2019, e as demais áreas de passageiros para 2022.

Transporte Multimodal

O transporte multimodal é a junção de vários modos de transporte, de forma a tornar mais rápidas e eficazes as operações de transbordo. O transporte multimodal é aquele em que serão necessários mais de um tipo de veículo para conduzir a mercadoria até ao seu destino final, deste modo serão utilizados desde caminhões, navios, aviões ou outro tipo de condução necessário para a entrega.

ILS em operação

Depois de oito anos do início das negociações para a instalação do instrumento que possibilita pousos e decolagens em situações meteorológicas adversas – ILS -, a Infraero, finalmente, obteve nesta quinta-feira o aval definitivo para colocar o equipamento em funcionamento. A notícia foi recebida com euforia por empresários e representantes de entidades de classe presentes no evento na Prefeitura. Um deles foi o presidente do Conselho Executivo do Grupo Algar, Luiz Alberto Garcia, que esteve na primeira reunião para pleitear a instalação do ILS, na sede do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), no Rio de Janeiro, em 2005, juntamente com o então deputado federal Gilmar Machado, hoje prefeito de Uberlândia.
“Agradeço ao apoio dado pelo prefeito junto ao Ministro, a Casa Civil, a Anac e a Infraero para resolvermos o problema do ILS em Uberlândia em tempo recorde, em comparação a outras cidades. Vários empresários presentes também ajudaram no empenho e cobrança para que o equipamento fosse instalado e o empenho do prefeito, certamente, teve muita influência na liberação do equipamento”, disse o superintendente local da Infraero, Sérgio Kennedy.

Joana Araújo
Des. Econômico
27/02/2014



Reuniões de pais de alunos em escolas municipais têm a participação do prefeito

            A presença do prefeito Gilmar Machado surpreendeu quem estava presente em uma reunião com pais de alunos realizada na manhã desta quinta-feira (27) na Escola Municipal Inspetora France Abadia Machado Santana, no bairro Jardim Patrícia. A iniciativa é inédita e o encontro foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e pela direção da unidade.
            A novidade agradou aos pais e a dona de casa Sueli Lopes foi uma das que mais elogiou. “É claro para nós o empenho da Administração Municipal em ouvir a comunidade e atender aos seus anseios, principalmente no setor educacional”, disse. Não só ela, mas outros pais e responsáveis tiveram a oportunidade de expor seus anseios e dar sugestões à Administração Municipal.
            “Quero fazer um trabalho intenso de visitas às escolas para participar de diálogos, não só com a comunidade escolar, mas com toda a população. Isto servirá para sabermos o que precisa mudar para melhorar e atende aos princípios da cidadania e da democracia”, afirmou o prefeito.
            Mesmo realizada em horário que geralmente muitas pessoas estão no trabalho, a reunião teve a presença de diversos pais e responsáveis. Para a diretora da unidade escolar, Roberta Ferreira Martins Silva, este modelo de encontro é um ganho para todos. “No caso de uma escola, significa total integração entre educação, família e poder público, o que garante ganhos para todos”, disse.

Escola Amanda Carneiro

            À noite, o prefeito foi à reunião de pais da Escola Municipal Amanda Carneiro Teixeira, no bairro Brasil. Ele falou dos investimentos para a cidade e esclareceu sobre os recursos para construção de quadras cobertas e ampliação da estrutura das unidades. A pauta da reunião abordou o tema relação família-escola. “Nosso trabalho é baseado nessa relação. Tenho mais de 24 anos como educadora municipal e é um marco a visita de um prefeito em reunião como essa”, comentou a diretora Marisa Ochiucci.
Pai de três filhos que estudam na unidade, o agricultor Adelino Rodrigues esteve na reunião acompanhado da esposa Keila Castro. “Vejo como grande importância a participação do prefeito. Representa um grande avanço para a educação”, disse.

Marden Rangel
27/02/2014

ESPECIAL CARNAVAL

Acadêmicos do Samba faz uma viagem ao reino das borboletas

            Fundada em 1981, a escola Acadêmicos do Samba revolucionou o carnaval de Uberlândia. Com as cores amarelo e preto, a Acadêmicos traz como mascote o Tucano. Com aproximadamente 500 componentes, a escola será a terceira e entrar na avenida com o enredo “Uma Viagem ao Reino das Borboletas - Borboletar é Preciso”.
            O tema trata da metamorfose da borboleta, desde a larva passando pelo casulo até o despertar, e a sua liberdade para voar. “Isso na vida representa o resgate das pessoas, a queda de preconceitos e barreiras. Precisamos aprender a valorizar o outro independente das escolhas que ele faz”, explica a diretora Antônia Aparecida Rosa.
            A escola foi a primeira a abrir espaço para os grupos homossexuais formarem suas alas e desfilarem na Passarela do Samba sem qualquer preconceito. Muitos foliões do grupo apresentam fantasias e alegorias luxuosas e são destaques. Outra transformação é a presença do mestre Capela que surgiu através de grupo popular.

Novos componentes

            Com tantas lutas em prol de uma sociedade mais humanizada e que aprenda a conviver com o que é “diferente”, a escola Acadêmicos tem, para o carnaval deste ano, a presença maciça do grupo Shama. “Eles terão destaques diferenciados e com representações culturais do Oriente e Ocidente. Muito colorido, muita animação. Mesmo com algumas dificuldades de espaço físico para os ensaios, a garra da Acadêmicos não desfalece nunca”, disse Antônia.
            Por seis vezes o Grêmio Recreativo Acadêmicos do Samba foi vencedor do carnaval de Uberlândia e a diretoria está otimista para este ano. As fantasias são criações de dois carnavalescos: Choquito e Milton, mas segundo eles, o segredo é a chave do sucesso. Como já é de se esperar, ninguém quer abrir o baú dos barracões onde as fantasias, as alegorias, o encanto das escolas, estão recebendo os últimos retoques.
            Para aguçar ainda mais o público, Antônia Rosa deixa escapulir um pouco do mistério. “Teremos um grito de guerra em que temos a certeza de levantar as arquibancadas. Vai ser uma explosão, mas falar sobre ele, nem pensar, nem sob tortura”, brincou ela. A escola tem como base a comunidade dos bairros Santa Mônica, Tibery e agora também o Planalto.
História

            Na época em que a Acadêmicos foi fundada houve uma mobilização de um grupo de brancos: Rafi Chacur, Ari de Castro Santos, Vitor “Alfaiate”, Marlene Crosara, Lauro Moreira, Carlão, Antônio “Papudo” e Xexéu, entre outros. De acordo com os relatos dos antigos e atuais diretores, essa foi uma forma que esse grupo encontrou para desmistificar a crença de que carnaval era apenas destinado aos negros e de certa forma quebrar paradigmas na sociedade.
            Para o presidente de honra da Acadêmicos, Mário Antônio, esse primeiro momento foi um divisor de águas para a comunidade porque o carnaval é uma festa popular e deve ser comemorada por todos. Considerada uma das escolas mais jovens de Uberlândia, foi campeã pela primeira vez em 1986, com o enredo "Sobre a cidade de Uberlândia".
            A Acadêmicos também já recebeu títulos consecutivos. Ela foi tetra-campeã em 1986-1987-1988-1989. Em 1992, a agremiaçãoamarelo e preto leva para avenida o enredo "Lenda do Tucano Dourado" e se consagra campeã do carnaval arrebatando nota máxima em todos os quesitos. A escola só voltaria ganhar o primeiro lugar do carnaval somente no ano de 2001, quando apresenta o enredo “Astro Rei”. Em 2002, com o carnavalesco Jorge Lagarretta, mostra o enredo “Vim Gostei Fiquei. Festa na aldeia Brasil”, que garante o bi-campeonato.



Cássia Bomfim
Cultura
27/02/14
Tabajara vai contar os 60 anos de existência da escola


            “Pé Vermelho e Fidalguia – Tabajara: 60 anos de Alegria”. É com esse enredo que a escola de samba mais antiga de Uberlândia entra na passarela no domingo, dia 02 de março. Com cerca de 600 componentes, a escola será a segunda a desfilar e a diretoria garante que o público vai sentir muita emoção com as histórias de lutas e conquistas da agremiação.
            Detentora de 22 títulos de campeã, a Tabajara tem um diferencial em cada enredo. Neste ano, a escola vai citar a questão da especulação imobiliária na cidade. Além disso, a agremiação busca sempre levar temas educativos que vão além dos quatro dias de folia. “Temos diversos projetos educativos espalhados pelas escolas e procuramos fazer intercâmbios que marcam épocas e fatos reais. Para nós, o carnaval é o momento mágico, único de mostrar ao público um trabalho de 12 meses de aprendizado, conhecimento e estudos”, disse o presidente Leocádio da Silva, conhecido como Leozinho.
            A escola vai se apresentar  com quatro carros alegóricos, 12 alas, três casais de mestre-sala e porta-bandeira, dois porta-estandarte, entre outras curiosidades. Um dos destaques é a tradição familiar que perpetua na Tabajara. Um dos casais de mestre-sala e porta-bandeira é mãe e filho e a filha de apenas 05 anos será uma das porta estandarte. As tradicionais baianas já estão preparadas para rodar e encantar na avenida. Para o encerramento da escola os dirigentes estão preparando uma surpresa que está guardada a sete chaves.
           
História e Enredo

            Neste ano, a Tabajara comemora 60 anos de fundação. É a primeira escola de samba de Uberlândia, herdeira de um movimento étnico de resistência iniciado pela comunidade negra nos desfiles de ranchos carnavalescos, os chamados “Tenentes Negros”. A escola foi criada no bairro Patrimônio, antigo reduto de negros recém-libertos e que durante muitos anos foi a representação da segregação racial que existia na cidade. A partir daí, depois de discutirem entre a comunidade, realizarem seminários e pesquisas, a direção chegou a decisão de que nada mais justo do que homenagear os fundadores da escola.
            Leozinho conta que essa é uma forma de enaltecer uma história de resistência contra o preconceito a partir dos desfiles de carnaval. “Queremos enfatizar a história do povo do bairro Patrimônio, “berço” da cultura popular de Uberlândia, que continua resistindo contra o seu atual ‘desaparecimento’ diante da especulação imobiliária que avança sobre esse território”, disse. Com base nesse conceito, a Tabajara organizou o enredo em quatro partes:
Pé Vermelho; Fidalguia; Tabajara – 60 anos; e alegria. Essa última aborda a “alegra” num tom mias crítico. Em cada parte do enredo, os componentes vão esbanjar cultura, conhecimento e tudo mais que o momento exige, mas deixando sempre uma mensagem ou uma reflexão.
            Segundo o conceito de alguns dicionários, a designação “pe vermelho” é um modo pejorativo para indicar um caipira ou uma pessoa de origem humilde que vivia em áreas urbanas sem calçamento. Também são chamadas assim as pessoas provenientes do interior de algumas regiões que apresentam o chamado solo “terra roxa”. Os moradores do bairro Patrimônio, bem como de outras periferias de Uberlândia, eram chamados assim pela elite da cidade, que fazia referência ao barro e a poeira que eles traziam em seus pés.
            No caso da fidalguia, a Tabajara pretende tratar da fantasia que transforma as pessoas durante o carnaval. O sentido mais desordenado da festa onde o pobre vira nobre, o homem em mulher, o adulto em criança. Quando o enredo menciona os 60 anos de fundação da escola de samba, o intuito é homenagear os “bambas”, as personagens históricas e os precursores da Tabajara, entre eles, a iniciativa do mestre Lotinho que deu o pontapé inicial em 1954. Ele e o mestre Pato pensaram em criar a Tabajara a partir de um bloco carnavalesco com sede no extinto bar “Caba Roupa” ou José do Patrocínio, reduto dos negros da região da Vila Osvaldo.
            O nome Tabajara foi inspirado na Orquestra Tabajara de Severino Araújo, do Rio de Janeiro. Na quarta etapa do enredo a escola quer fazer um protesto contra o “desaparecimento” do bairro Patrimônio, considerado celeiro da cultura popular de Uberlândia. De acordo com Leozinho, isso tudo por causa da especulação imobiliária que tem aguçado a disputa pelo território.
            Para o presidente da agremiação, o carnaval de 2014 é mais um marco para a “família Tabajara” que congrega pessoas, prioritariamente, da comunidade do bairro Patriomônio, mas também de outras partes da cidade. “Para nós o carnaval começa quando termina o carnaval. Temos procurado focar constantemente no trabalho além avenida. Realizamos seminários, intercâmbios e projetos com a comunidade no intuito de arrecadar verbas e ideias para os próximos carnavais. Acredito que estamos no caminho da profissionalização do carnaval”, disse.
            A Tabajara realiza diversos trabalhos sociais e educativos em creches e instituições na cidade. O objetivo, segundo o presidente, é criar nas crianças e adolescentes uma cultura, uma história popular e que sirva de documentário para a agremiação e para a própria cidade. Além disso, já existe o projeto do “Grupo Tabinha” que é um referencial da bateria da escola.


Cássia Bomfim
Cultura
27/02/14


REPORTAGEM ESPECIAL

Crescer Conviver atende mais de 5,5 mil idosos em Uberlândia
Equipamentos contribuem para o envelhecimento saudável e desenvolvimento de autonomias e sociabilidades

O crescimento da expectativa de vida da população tem ditado novas políticas públicas, com enfoque nas pessoas acima dos 60 anos. A expectativa no Brasil hoje atinge a média de 73,9 anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os idosos representam mais de 7% dos brasileiros (14,7 milhões), e esse número deve chegar a quatro vezes mais em 40 anos. Sentir-se ativo e preparado para eliminar os problemas físicos e psicológicos inerentes à idade são alguns dos objetivos dos trabalhos realizados com idosos pela Prefeitura de Uberlândia.
A Rede Crescer Conviver (antigo CEAI), ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), dispõe de quatro unidades direcionadas exclusivamente ao atendimento de idosos (aproximadamente 5.500 usuários, de todas as classes sociais). Nesses espaços são oferecidas atividades recreativas, educacionais e esportivas. São mais de 15 ocupações gerais e outras aplicadas de acordo com a estrutura de cada equipamento. Os participantes podem escolher entre as modalidades de dança de rua, dança de salão, balé, capoeira, alongamento, musculação, hidroginástica, fisioterapia, teatro, coral, artesanato, alfabetização, jazz e informática.
Há 13 anos, Maria Conceição Albuquerque de Morais, 69 anos, frequenta o Conviver do bairro Laranjeiras. Duas vezes por semana ela vai à unidade para fazer aulas de coral, teatro e informática. A modernidade não espantou Maria Conceição. Na verdade, ela encontrou um jeito de ingressar nesse novo mundo da tecnologia: além de navegar na internet, abriu conta de e-mail e avalia todos os documentos que recebe na caixa de entrada.
O Crescer Conviver representa para Maria Conceição algo muito maior do que um equipamento social. “Estar aqui é gostar de viver. As atividades nos dão prazer. Fazemos amigos. Meus filhos, todos casados, me incentivam a vir e, quando fazemos apresentações, eles vêm assistir e fotografar”, comenta.
O acolhimento dos coordenadores e professores, assim como o dos colegas, forma uma atmosfera que lembra a Ermila Paes de Santana Santos, 71 anos, algo bem próximo da casa dela. “É uma família. Encontramos paz, amor, saúde, companheiros. Isso completa a gente, pois tudo que queremos, encontramos aqui”, diz.
As duas são, agora, poetisas. Têm na satisfação em escrever a constatação de que realmente vivem na melhor idade. Maria Conceição já teve, inclusive, suas poesias publicadas em um livro organizado por uma editora. A veia poética de Ermila Santana aparece até numa carta em que fala sobre o Crescer Conviver. “Aqui, se você está triste, aparece alguém para lhe consolar; se está doente, acha alguém que lhe dê remédio; se está chorando, acha alguém que lhe faça sorrir. Não é pra isso que família serve?!”, escreveu.
A meta do Conviver é exatamente se aproximar como família. De acordo com a chefe de Proteção Básica/Idoso, Eloiza Barbosa Zanatta, muitas pessoas que hoje frequentam as unidades do Crescer Conviver tinham medo de ficar ociosas. Ao ingressarem na rede, passaram a sentir que o melhor da vida é o momento em que estão hoje. “Os equipamentos permitem a socialização, criam uma dinâmica em relação à vida. Aqui eles têm acesso a atividades com as quais não teriam condições de arcar de maneira particular”, explicou.
Professora de Alfabetização, Patrícia Andrea da Silva vê de perto as mudanças na condição de seus alunos. O contato com o aprendizado traz mais vida para os idosos. “Rejuvenesce. Essa é a palavra! Alguns chegam envergonhados, mas quando aprendem qualquer coisa nova, aquilo se torna tudo para eles... eleva a autoestima”, destaca.

Carnaval Conviver

Para as festividades de Carnaval, a Sedest preparou uma programação variada e que vai reunir os usuários dos quatro equipamentos da Rede Crescer Conviver. Nos dias 27 e 28 de fevereiro, das 13h às 18h, a rua em frente à portaria do Conviver Laranjeiras será fechada para o “Carnaforró”. Como a maioria gosta do ritmo de forró, a primeira parte do evento será como um baile. A segunda será repleta de marchinhas e sambas antigos, numa festa regada a confete, serpentinas e máscaras gigantes. Maria Conceição está pronta para a festa. “Vou levar fantasia e curtir muito”, promete.

Rede Crescer Conviver
      Bairro Brasil – Avenida Rondon Pacheco, 5865
      Bairro Laranjeiras – Rua Senegal, 30
      Bairro Luizote de Frietas – Rua Roberto Margonari, 100
      Bairro Guarani – Rua Carnaval, 415

 Funcionamento:
Segunda a Sexta-Feira – 7h às 18h

 Como ingressar:
É preciso ter mais de 60 anos, preencher o formulário do CadÚnico e apresentar atestado médico para liberação das atividades.

Fillipe Alves
27/02/14


Empossados os coordenadores dos Grêmios Estudantis de Uberlândia

Com a finalidade de representar os interesses dos estudantes das escolas municipais e discutir a implementação de ações e projetos no ambiente escolar, as diretorias dos 17 Grêmios Estudantis Livres pelo Direito de Aprender e Ensinar, da Rede Municipal de Educação de Uberlândia, tomaram posse nesta quarta-feira (26), durante solenidade realizada no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais (Cemepe). Houve a apresentação do Grupo de Metais da Banda Municipal de Uberlândia, e os coordenadores dos grêmios fizeram em conjunto a leitura do juramento oficial do Grêmio Estudantil de Uberlândia.
  Em novembro de 2013 aconteceu a eleição da coordenação do grêmio em cada unidade escolar envolvida no projeto. Estas eleições foram 100% informatizadas, utilizando-se, nos laboratórios de informática da rede, um software específico para tal. Os estudantes destas escolas tiveram a oportunidade de realizar um autêntico exercício de cidadania, desde a observação das regras eleitorais à campanha e finalização do pleito, com adesão de 100% das escolas que oferecem do 6° ao 9° ano de ensino.
O grêmio é a organização que representa os interesses dos estudantes na escola. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação, tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. O grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.
A secretária municipal de Educação, Gercina Novais, destacou a importância dos grêmios e a responsabilidade que os diretores terão daqui para frente. “A discussão sobre cidadania, democracia e participação vem sendo feita sem concretização. O grêmio é a possibilidade do aluno participar da gestão escolar, transformando este ambiente em gestão democrática, tratando dos interesses individuais e de grupo. O objetivo é fazer com que os alunos tenham voz ativa e participem junto com pais, funcionários, professores, coordenadores e diretores  da programação da escola”, disse.
O estudante de 13 anos Webert Soares de Souza é o coordenador do Grêmio Estudantil da Escola Municipal Doutor Gladsen Guerra de Rezende. Ele conta que sabe da responsabilidade que terá a partir de agora, e disse que tem vários projetos para contribuir em conjunto com a escola. “Vou tentar fazer o máximo possível para os estudantes e a escola, serei o ouvido e a fala dos alunos. Já sei que vamos tentar incluir projetos para campeonatos interclasses de futebol, vôlei e xadrez. Queremos também montar um jornalzinho informativo da escola e coordenar a rádio durante o recreio”, ressaltou.
Exercendo a função de professor de História, o prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, aproveitou a oportunidade para contar aos atuais coordenadores a história de lutas e conquistas dos grêmios estudantis no Brasil. “Em meados de 1985 entrou em vigor a Lei do Grêmio Livre que garantiu o direito de constituição dos grêmios após o regime militar. A partir de agora vocês estudantes têm a oportunidade de realizar e decidir pelas escolas, qual é o interesse de vocês, os anseios e vontades. Tenho certeza que o grêmio vai colaborar para a formação de jovens cidadãos mais críticos, participativos de suas próprias histórias”, disse.
 “O grêmio vai auxiliar e muito para o setor educacional, pois será um espaço de formação, discussão e engajamento político e social no bairro. É um processo de luta, reivindicação e de articulação com as forças da comunidade escolar. Para esses meninos e meninas é um momento de crescimento enquanto cidadãos, cumprindo os seus direitos e deveres. Portanto, o grêmio estudantil é fundamental na vida destes jovens estudantes”, ressaltou o professor da Escola Municipal Doutor Joel Cupertino, Henrique Rodrigues. O professor conta também que os estudantes montaram um blog para discussão de projetos e ideias, e que durante o horário de intervalo realizam um recreio cultural, com atividades artísticas. “Os estudantes estão engajados com a participação democrática”, ressaltou.
Durante a solenidade, a coordenadora do Núcleo de Assuntos Estudantis (NAE) do Cemep, Eliane Novais, anunciou que para abrigar a coordenadoria das agremiações serão construídas as “Casinhas dos Grêmios”. O local é uma espécie de escritório dos grêmios e terá aproximadamente 50 m². A estrutura será feita fora do prédio da escola e com recurso proveniente do Governo Federal. A mão de obra utilizada será dos formandos do Pronatec. “Além das casinhas, fechamos parceria com a Secretaria de Cultura para descobrir os talentos culturais das escolas, para posteriormente os estudantes realizarem apresentações nas praças da cidade. A FundaçãoUberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) também será parceira disponibilizando equipamentos públicos para realização de campeonatos esportivos. Toda essa mobilização e parceria é em decorrência desta participação efetiva dos alunos nos grêmios”, disse.
A coordenadora ressaltou também que o NAE foi até as escolas para mobilizar os alunos e explicar o que é o grêmio e qual o papel dele na comunidade escolar. “Para capacitar melhor estes jovens, nós oferecemos um curso de 20 horas, explicando qual a importância que eles terão no processo democrático da escola e da cidade”, concluiu.

Paula Maia
Educação
26/02/2014
Carnaval à Moda Antiga vai agitar as noites na praça Clarimundo Carneiro

            Chegou a hora de relembrar as marchinas que encantam a todos e fazem do Carnaval uma data, ao mesmo tempo, moderna e nostálgica. Nesta quinta e sexta-feira (27 e 28), sempre a partir das 19h, a praça Clarimundo Carneiro será palco do Carnaval à Moda Antiga e do Baile de Máscaras, promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC). A animação fica por conta da banda “A Jardineira”. A entrada é franca e a expectativa é que mais de três mil pessoas compareçam em cada noite.
            Quem quiser participar com uma máscara, poderá confeccionar o adereço na oficina gratuita de materiais reciclados. São sobras de fantasias que foram doadas pelas escolas de samba e blocos carnavalescos. Desta forma a SMC promove a conscientização ambiental e ainda permite que pessoas de baixa renda tenham suas máscaras e a comemoração seja uniforme e praticada por todos.
            As escolas também doaram fantasias completas que serão utilizadas em manequins (bonecos). Esta atividade aconteceu no ano passado e despertou o fascínio em muitos foliões, que formaram filas para serem fotografados ao lado dos manequins. Outros itens interessantes da decoração serão as oito máscaras gigantes colocadas em pontos estratégicos da praça.

Estrutura

            A montagem do palco na praça Clarimundo Carneiro já está adiantada. De acordo com o diretor técnico da SMC, Heitor Paparotto, o palco tem 72m² para uso dos artistas e técnicos, a iluminação contará com recursos cênicos e serão utilizados 18 mil watts de som e 22 mil watts de iluminação.


Programação do Carnaval

- Dias 27 e 28/2 – Quinta e sexta-feira – 19h – Carnaval à moda antiga, Baile de Máscaras com animação da banda A Jardineira – Local: Praça Clarimundo Carneiro

- Dia 01/03 – Sábado – 15h – Blocos de foliões com animação de trio elétrico e bandas Papo Reto - Samba é a Nossa Cara – Local: Concentração na Praça Cívica do Centro Administrativo Municipal e folia em percurso até a avenida José Roberto Migliorini, entre o Estádio Municipal João Havelange e o Parque do Sabiá, onde acontecem os shows

- Dia 02/03 – Domingo – 20h – Desfile das escolas de samba e blocos carnavalescos – Local: Avenida José Roberto Migliorini, entre o Estádio Municipal João Havelange e o Parque do Sabiá

- Dia 03/03 – Segunda-feira
- 15h – Apuração e divulgação dos resultados e animação RDM Renatinho
- 20h – Karine Telles e banda e Grupo Gerasamba
- Local: Avenida José Roberto Migliorini, entre o Estádio Municipal João Havelange e o Parque do Sabiá

- Dia 04/03 – Terça-feira
- 15h – Matinês para crianças até 12 anos (adultos somente acompanhados de crianças) com animação de Graziela – Local: Estacionamento do Center Shopping, entrada pela Avenida João Naves de Ávila
- 20h – Desfile das campeãs e show com o grupo D’Corpo Inteiro - Local: Avenida José Roberto Migliorini, entre o Estádio Municipal João Havelange e o Parque do Sabiá

Marden Rangel
26/02/14


Superintendência acompanha projeto de adaptações
do Terminal Central

            A Superintendência da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Urbana se reuniu nesta quinta-feira (26) com representantes das secretarias de Obras, Trânsito e Transportes, entidades e associações que representam deficientes visuais e a Comtec, empresa que administra os terminais de ônibus, para apresentar o Projeto de Acessibilidade do Terminal Central.
O objetivo da reunião era atender uma solicitação de todo segmento da pessoa com deficiência visual para esclarecer, tirar dúvidas e apresentar
sugestões que contribuam com a execução do projeto.
A Comtec, que já está contratando uma empresa para fazer as adaptações necessárias no local, ficou responsável pela acessibilidade no Interior do Pratic Center (Terminal Central) com pistas podotatéis, alarmes sonoros, banheiros adaptados, rampas, vagas no estacionamento e toda a forma de acessibilidade das quais o segmento da pessoa com deficiência tem direito. A intenção é que as obras sejam concluídas até agosto deste ano.
Já o Município ficará responsável pela reforma no entorno do Pratic Center (Terminal Central), dentro das normas de acessibilidade, que contemplará a construção de rampas de acesso e travessias elevadas.
“A aplicação dessas adaptações ajudará na educação da própria população quanto a tratar as necessidades dos deficientes físicos e visuais. Certamente, também impactará no funcionamento do Terminal Central”, destacou o presidente do Compod, Gilmar Borges Rabelo.

Joana Araújo
Sup. da Pessoa com Deficiência
26/02/2014
Carnaval é tempo de prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis

                      Com atendimento regular durante todo o ano, o Ambulatório Herbert de Souza, que abriga o Programa Municipal DST/AIDS, registra nas semanas próximas ao carnaval, um acréscimo de 40% na demanda, elevando para aproximadamente 1.300 o número de atendimentos realizados neste período. É nessa temporada que a unidade de saúde intensifica as ações de promoção à saúde com a distribuição de preservativos e orientações à população que estará nas ruas.
                      Objetivando fortalecer as ações preventivas, nesta sexta-feira (28) as equipes do ambulatório realizam uma abordagem educativa no Terminal Rodoviário de Uberlândia, das 13h às 17h, com distribuição de insumos e material educativo. Durante os desfiles dos blocos e escolas de samba, no domingo, os profissionais do ambulatório estarão presentes, realizando a entrega de kits gratuitos para o público, que este ano virá com os dizeres  “Se tem festa, festaço ou festinha, tem que ter camisinha”. As equipes também estarão à diposição do público na praça Clarimundo Carneiro dias 27 e 28/02 com orientações sobre cuidados com a saúde no carnaval.
                      “O aumento na procura de informação mostra o envolvimento maior da população nas ações da Secretaria de Saúde. Este ano temos a parceria da Secretaria de Cultura no trabalho da Saúde, assim as ações atingem um público maior e ajudam a esclarecer e informar sobre o tema”, disse Marco Aurélio Afonso, coordenador do Programa Municipal DST/AIDS.
                      O Ambulatório Herbert de Souza oferece continuamente testes rápidos de HIV. O teste é simples e em apenas 15 minutos a pessoa pode saber se tem o vírus em seu organismo. Em média, são realizados 600 testes por mês. O atendimento é feito das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Não é necessário fazer agendamento. O ambulatório fica à rua Avelino Jorge Nascimento, nº 15, bairro Roosevelt. A população também tem acesso às informações pelo endereço eletrônico dstaidsresponde.@uberlandia.mg.gov.br.

Marley Naves
Saúde
26/02/2014

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado