Produtores de Buritis capacitados para criação de galinhas caipiras

Cerca de 20 pequenos produtores de Buritis, no Noroeste do estado, concluíram os cursos de Avicultura Básica – Frango e Galinha Caipira e Alimentação Alternativa na Avicultura, oferecidos pelo Sistema FAEMG em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais do município.

“Eles viram que a atividade pode ser lucrativa. A maioria já cria galinhas caipiras, mas apenas para consumo próprio. Um dos objetivos foi aperfeiçoar o sistema de produção para reduzir as perdas. Eles perdem muitos ovos e pintinhos, principalmente, mas com técnicas simples e acessíveis, a gente consegue resolver”, afirmou o instrutor Luciano Veneroso Haddad.

O curso de Alimentação Alternativa, lançado em 2021 pelo Sistema FAEMG, complementou a primeira formação, de Avicultura Básica. “Com a alta nos preços dos grãos e rações, o produtor busca alimentos alternativos para manter a sua atividade. Além da economia, o uso desses alimentos também auxilia no bem-estar das aves e melhor aproveitamento dos produtos da propriedade. Muitas vezes o produtor tem alimentos que podem ser usados, especialmente no caso de aves caipiras, como complemento à ração, como tronco e folhas de bananeira, cana e mandioca. Basta saber como aproveitar, limpar e oferecer às aves”, explicou Luciano.


Larissa Soares de Almeida já tentou criar frangos caipiras antes, mas a atividade não foi para frente. “Fiquei um ano abatendo e comercializando as aves, mas não deu certo. Veio a pandemia, depois o custo aumentou muito e, além disso, me faltava o conhecimento. Por isso fiz questão de participar dessas capacitações do Sistema FAEMG. Descobri onde estava errando e o que corrigir e vi que não é necessário gastar muito para isso”.

A mobilizadora do Sindicato dos Produtores Rurais de Buritis, Ester Lopes, destaca que o mercado da avicultura é promissor no município. “Temos alta demanda no município e, de olho nesse mercado, os produtores estão buscando cursos do Sistema FAEMG. Tenho certeza que irão ter sucesso, comercializando as aves e os ovos e, assim, vão melhorar de vida. É importante que eles saibam que podem sempre contar com nosso Sindicato e com o Sistema FAEMG”.

Élcio Fonseca 

Jornalista / Assessoria de Comunicação

Tel: (34) 99968-7969

elciofonsecaascom@gmail.com

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas