Produtores de Buritis capacitados para criação de galinhas caipiras

Cerca de 20 pequenos produtores de Buritis, no Noroeste do estado, concluíram os cursos de Avicultura Básica – Frango e Galinha Caipira e Alimentação Alternativa na Avicultura, oferecidos pelo Sistema FAEMG em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais do município.

“Eles viram que a atividade pode ser lucrativa. A maioria já cria galinhas caipiras, mas apenas para consumo próprio. Um dos objetivos foi aperfeiçoar o sistema de produção para reduzir as perdas. Eles perdem muitos ovos e pintinhos, principalmente, mas com técnicas simples e acessíveis, a gente consegue resolver”, afirmou o instrutor Luciano Veneroso Haddad.

O curso de Alimentação Alternativa, lançado em 2021 pelo Sistema FAEMG, complementou a primeira formação, de Avicultura Básica. “Com a alta nos preços dos grãos e rações, o produtor busca alimentos alternativos para manter a sua atividade. Além da economia, o uso desses alimentos também auxilia no bem-estar das aves e melhor aproveitamento dos produtos da propriedade. Muitas vezes o produtor tem alimentos que podem ser usados, especialmente no caso de aves caipiras, como complemento à ração, como tronco e folhas de bananeira, cana e mandioca. Basta saber como aproveitar, limpar e oferecer às aves”, explicou Luciano.


Larissa Soares de Almeida já tentou criar frangos caipiras antes, mas a atividade não foi para frente. “Fiquei um ano abatendo e comercializando as aves, mas não deu certo. Veio a pandemia, depois o custo aumentou muito e, além disso, me faltava o conhecimento. Por isso fiz questão de participar dessas capacitações do Sistema FAEMG. Descobri onde estava errando e o que corrigir e vi que não é necessário gastar muito para isso”.

A mobilizadora do Sindicato dos Produtores Rurais de Buritis, Ester Lopes, destaca que o mercado da avicultura é promissor no município. “Temos alta demanda no município e, de olho nesse mercado, os produtores estão buscando cursos do Sistema FAEMG. Tenho certeza que irão ter sucesso, comercializando as aves e os ovos e, assim, vão melhorar de vida. É importante que eles saibam que podem sempre contar com nosso Sindicato e com o Sistema FAEMG”.

Élcio Fonseca 

Jornalista / Assessoria de Comunicação

Tel: (34) 99968-7969

elciofonsecaascom@gmail.com

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado