E-Social voltado para a Saúde e Segurança no Trabalho é tema de cursos

Foram duas turmas de capacitação


O ano de 2022 começa com obrigações a serem cumpridas por indústrias, entidades, empresas, produtores rurais e pessoas físicas com o e-Social, especialmente, em relação às informações pertinentes à Saúde e Segurança no Trabalho (SST). Com o objetivo de promover a capacitação de empresários, contadores, gerentes, profissionais de RH, DP e Medicina Ocupacional, entre outros setores, a FIEMG Regional Alto Paranaíba, Sinduscon, Sindivest e Sindimetal promoveram o curso sobre “e-Social voltado para SST”. Foram duas turmas com aulas ministradas no fim do ano, por meio do Programa FIEMG Competitiva, do IEL/FIEMG.

O instrutor foi o advogado e especialista nas áreas trabalhista e previdenciária, segurança e saúde do trabalho, Rodrigo Dolabela. O curso de 8 horas possibilitou aos participantes, conhecer todas as informações solicitadas na plataforma do e-Social e que serão obrigatórias para integrantes do 2°, 3º e 4º grupos, a partir do dia 10 de janeiro de 2022.

“O conteúdo abrangeu todas as informações exigidas, tendo como base as legislações Trabalhistas, Previdenciárias, Normas Regulamentadoras, Manual de Orientações do e-Social e demais Leis aplicadas a cada um dos eventos que deverão ser alimentados com as informações de SST”, comentou.  Pelo curso, os participantes tiveram uma visão ampla da necessidade e da obrigatoriedade das empresas implantarem e implementarem os programas de saúde e segurança do trabalho, evitando-se assim multas e ações judiciais.

 


O presidente da FIEMG Regional Alto Paranaíba e do Sindimetal, Lisandro Bicalho, destacou a importância deste aperfeiçoamento, para que os empresários e trabalhadores que atuarão no preenchimento das informações, possam cumprir com as determinações do e-Social, de forma a evitar penalidades. “Além de se cumprir essas exigências, é preciso que os profissionais estejam atualizados e possam inserir as informações de maneira correta, o que também, em caso de erro, acarreta multa para o empresário, correspondente a cada funcionário contratado”, alertou.



A coordenadora sindical, Michele Donato, observou que os cursos foram viabilizados pelo FIEMG Competitiva que possibilita o atendimento de demandas das indústrias associadas aos sindicatos filiados à FIEMG, de forma subsidiada. “Os associados dos sindicatos tiveram descontos especiais nos valores desse curso e podem contar com uma gama de outros conteúdos, além de consultorias específicas, conforme a demanda da própria indústria”, reforçou. Os associados podem apresentar as necessidades de cursos pelos telefones: (34) 3823-3355 (Sindivest e Sindimetal) e (34) 3823-3991 (Sinduscon).


 Maria Ângela Nunes Nogueira Martins 


Conteúdo – Regional Alto Paranaíba | Patos de Minas


FIEMG – Federação das Indústrias de Minas Gerais

+ 55 (34) 3823-3999 | (34) 99193-3894


mariangela@fiemg.com.br | www.fiemg.com.br

A FIEMG não se responsabiliza por quaisquer falhas, inclusive omissões, existentes na mensagem ou que decorram de sua transmissão, bem como prejuízos provenientes de qualquer alteração do conteúdo. Tais ocorrências são da responsabilidade de seu autor e não refletem a opinião da empresa.




Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas