Uberlândia ultrapassa meta de 70% da população com cobertura completa contra a Covid-19

Com essa quantidade, município se destaca em percentual de aplicação das duas doses ou dose única entre as maiores cidades de Minas Gerais

Foto: Cleiton Borges/Secretaria de Governo de Comunicação

O trabalho da Prefeitura de Uberlândia para levar a vacinação contra a Covid-19 a toda a população é constante. À medida que o Município recebe as doses do Governo de Minas Gerais, os profissionais da saúde seguem aplicando os imunizantes, inclusive nos finais de semana e feriados. Esse esforço tem permitido que a cidade continue avançando na cobertura total da vacinação, que atualmente está em 70,20%.“São meses de muito trabalho e dedicação dos nossos profissionais. É extremamente gratificante saber que já estamos caminhando para um grande número de pessoas com a cobertura completa da vacinação contra a Covid-19. Não foi fácil, mas com o empenho de todos e a adesão da população estamos conseguindo vencer essa batalha”, comemorou o prefeito Odelmo Leão.

Com essa cobertura, Uberlândia se destaca em percentual de aplicação das duas doses ou dose única entre as maiores cidades de Minas Gerais, ficando à frente, por exemplo, de Belo Horizonte (63,63%), Contagem (52,96%), Juiz de Fora (59,10) e Betim (53,09%). Em comparação com outras cidades brasileiras, que têm quantidade semelhante de habitantes, o município segue a frente de Joinville -SC (53,71%), Osasco-SP (65,13%) e Feira de Santana -BA (53,59%). As informações seguem os dados dos respectivos vacinômetros municipais e estaduais, registrados até as 12h desta quinta-feira (4).

A boa porcentagem na cobertura vacinal da cidade também vem de uma estrutura e logísticas bem planejadas pela Prefeitura, que vai desde o cadastro e agendamento da vacinação com hora marcada até as diferentes formas de garantir a imunização de todos os grupos. “Durante todo o ano, organizamos a vacinação no modelo de drive-thru para facilitar o deslocamento dos idosos, realizamos visitas nas Instituições de Longa Permanência (ILPIs), nos albergues e em pacientes acamados, além de disponibilizarmos pontos fixos de vacinação. Tudo isso foi pensando no acesso da população e em agilizar a proteção de todos”, detalhou a coordenadora do Programa de Imunização, Cláubia Oliveira.   

Cronograma

O novo cronograma, divulgado nesta quinta-feira (4) prevê a convocação de 30 mil pessoas cadastradas no Portal da Prefeitura e aptas a receber as doses. Caso o município recebe novas doses ainda nesta semana, poderá ocorrer alteração. Confira aqui o cronograma completo.

Cadastro e agendamento

       O cadastro para a vacinação em Uberlândia foi idealizado para facilitar a convocação dos grupos prioritários. O cadastro é feito no Portal de Prefeitura ao acessar a aba “Enfrentamento ao Coronavírus” no botão“Cadastro para Vacinação”. Além disso, o cadastrado passa a contar com a Carteira Virtual de Vacinação – uma ferramenta que permite ao cidadão acessar a qualquer momento as informações a respeito da sua imunização contra a Covid-19, como data da aplicação, lote da vacina e de qual laboratório é a dose recebida. É possível ainda fazer download do documento, imprimir ou consultar via QRcode.


Para aqueles que já estão cadastrados, o Portal da Prefeitura oferece a função“Consultar Agendamento”. É preciso digitar o CPF e a data de nascimento de quem foi cadastrado para ter acesso a informações como o agendamento, além da data, hora e local da aplicação. Mesmo com esta opção, a pessoa cadastrada continua recebendo a confirmação do agendamento por mensagem de texto no celular (SMS) e por e-mail, caso tenha preenchido o dado no momento do cadastro.

04/11/2021

Hismênia Keller

imprensa@uberlandia.mg.gov.br


(34) 3239-2883

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022