Projeto de revitalização da bacia tem aporte financeiro do Comitê do Rio Araguari


O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari) participou do Programa Buriti, do Departamento Municipal de Água e Esgoto de Uberlândia (Dmae Uberlândia), por meio do Programa de Impacto na Quantidade de Água. Através da cobrança pelo uso da água na Bacia Hidrográfica do Rio Araguari, foi possível financiar parte do projeto – por meio de sua entidade equiparada, Abha Gestão de Águas, foi disponibilizado mais de R$ 400 mil para a execução da ação ambiental, entre os anos de 2019 e 2020.

O recurso foi utilizado para fazer serviços de plantio e cercamento de mudas nativas nas Áreas de Preservação Permanente (APPs). Para isso, foram adquiridos itens como arames e esticador de arame liso, insumos agrícolas, madeira, mudas de espécies nativas e emprego de mão de obra para construção de cercas e plantio das mudas.

Ao todo, nove propriedades rurais localizadas nas sub-bacias do Ribeirão Bom Jardim e Uberabinha, afluentes do Rio Araguari e localizados na zona rural dos municípios de Uberlândia e Uberaba, foram contempladas. Iniciado em 2019, até o fim de 2020, o Programa Buriti entregou mais de 18 mil mudas nativas nas áreas mencionadas.


Além do plantio e cercamento, as mudas recebem manutenções periódicas, garantindo o desenvolvimento saudável das plantas jovens e recuperando as áreas degradadas. A ação ainda visa proteger e recuperar nascentes e recompor as matas ciliares, garantindo que haja água suficiente e de qualidade para abastecer as cidades e atividades rurais.


O Presidente do CBH Araguari, Bruno Gonçalves dos Santos, avalia que investir os recursos da cobrança em um programa tão importante, reforça a missão do comitê de atuar pela garantia de água em quantidade e qualidade suficiente para as gerações atuais e futuras. “O Programa Buriti é extremamente importante, pois garante, por meio da defesa e preservação das nascentes, a manutenção dos cursos de água em nossa bacia. É uma ação que traz efeitos satisfatórios para toda a região hidrográfica, principalmente por ser um projeto com outras fontes de recurso, o que potencializa a aplicação dos recursos da cobrança”, lembrou.  

Para o gerente ambiental do Dmae Uberlândia, Celismar da Costa Melo, o “apoio do Comitê é de fundamental importância para ampliar o programa”. Ele cita que, com a parceria, foi possível desenvolver ações fora de Uberlândia. “Em especial chegar em áreas que de forma direta não conseguimos chegar, um exemplo é o município de Uberaba, então é de fundamental importância que cada vez mais o comitê venha disponibilizar recursos para essas ações”, declarou.

Vale ressaltar que o Rio Uberabinha, onde o Dmae realiza a captação de água para abastecimento público, possui nascentes em Uberaba, contudo, há impedimento de investimento dos recursos de Uberlândia, onde atua, fora do município.


E as atividades de plantio e cercamento previstas no Projeto Buriti não param por aqui. A expectativa é de que o Comitê continue financiando o projeto até o ano de 2023, como previsto no Plano Plurianual de Aplicação (PPA) do CBH Araguari.


 ASCOM CBH

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas