Cemig desenvolve projeto de P&D para inspecionar rede elétrica por meio de veículos aéreos não tripulados

  • Iniciativa irá otimizar a detecção de possíveis falhas em componentes do sistema elétrico da companhia
  • O sistema de distribuição e transmissão de energia elétrica da Cemig é caracterizado por circuitos que percorrem longas distâncias, desde a fonte até os clientes. Devido à grande capilaridade, torna-se complexa a sua inspeção, bem como a identificação de problemas que possam causar danos ao sistema. Atualmente, as inspeções são realizadas por especialistas – seja a olho nu ou com auxílio de equipamentos como termovisores – por meio de inspeções aéreas e terrestres, que percorrem circuitos pré-selecionados e estratégicos. Para evoluir a gestão dos ativos em operação e atualizar tecnologicamente todo o sistema de inspeção de linhas de distribuição e transmissão, a Cemig está desenvolvendo o projeto de P&D D0620 - DroneSCAN – Detecção de Anomalias no Sistema de Transmissão e Distribuição com uso de VANTs, Câmeras, Termocâmeras e Processamento Inteligente de Imagens. A iniciativa faz parte do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (P&D), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e visa utilizar veículos aéreos não tripulados (VANTs) para auxiliar inspeções e detectar possíveis falhas no sistema elétrico da Cemig.
  •  
  • A iniciativa - uma  parceria entre a companhia, a Fundação de Cultura e Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão (FUNCEPE) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - conta com orçamento de mais de R$ 1 mi e está em fase final de desenvolvimento de um algoritmo de detecção de ativos de rede, por meio da análise de imagens. O diferencial tecnológico do projeto se concentra na habilidade de utilizar soluções de alto desempenho de processamento, de forma a permitir autonomia supervisionada de plano de voo com uso de visão computacional, GPS e sensores embarcados; no uso de câmeras térmicas com processamento digital de imagens para detectar anomalias em ativos e nas linhas e no uso de algoritmos de deep learning (inteligência artificial) diretamente no sistema.
  •  
  • As soluções serão obtidas por meio do desenvolvimento de um algoritmo de rotas inteligentes, que guiará o VANT na extensão das linhas e redes para coleta de imagens usando geoprocessamento e visão computacional e de um software, integrado ao Centro de Operações e ao VANT, que interpreta as imagens e gera relatórios para inspeções em campo. Também será desenvolvido um sistema de hardware e software com câmeras térmicas para detecção de ativos anômalos, bem como ferramentas offline de alto desempenho capazes de  mesclar imagens RGB e térmica.
  •  
  • Sistema pode beneficiar outras empresas do setor
  •  
  • Ao final do projeto, espera-se obter um sistema que poderá ser útil também para outras empresas do setor elétrico com grandes áreas de concessão, que possuem as mesmas características e dificuldades atuais da Cemig. “O software é uma plataforma completa, executada em nuvem e capaz de gerenciar todos os aspectos de uma missão de inspeção com capturas de imagem”, explica o gerente do projeto, Edmilson Dias, da gerência de Gestão de Ativos em Operação da Cemig. A iniciativa, além de otimizar os trabalhos de inspeção em campo, possibilitará também a gestão eficiente de ativos estratégicos de redes e linhas de distribuição e transmissão, com ganhos expressivos para a operação e manutenção do sistema elétrico, bem como contribuição significativa no alinhamento regulatório.
  • “Com este projeto, teremos um registro histórico geral de anomalias no sistema, que permitirá a rápida e precisa decisão e gestão correta do tratamento das ocorrências futuras, assim como a eliminação do erro humano na não percepção de eventuais problemas durante as inspeções de campo, que não puderam ter sido identificados visualmente”, completa o especialista.
  •  
  •  16.07.2020    l    Classificação: Público
  •  Gerência de Comunicação e Marketing
  •  Contatos: 34 99813-2964 e 31 3506 2025 / 2045 / 2033 / 2720 / 2793
  • Plantão: 31 97145 5063

 

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado